• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Notícias
2Dez hatches automáticos para comprar por menos de R$ 70 mil
Testes
3Exclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020
Notícias
4Renault Arkana: SUV cupê já está registrado no Brasil e chega até 2021
Especial
5Qual o carro mais seguro feito no Brasil? E o mais caro? E o mais rápido?
Longa Duração - Ford KaNotícias
6Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Testes

Novos motores 1.0 e 1.3 mudam comportamento do Uno para melhor

Ao volante, evolução é perceptível, apesar de algumas vibrações e do comportamento robótico do câmbio Dualogic

Por Henrique Rodriguez
access_time 23 nov 2016, 21h40 - Publicado em 16 set 2016, 20h39
chat_bubble_outline more_horiz
Fiat Uno Sporting 1.3 Agora com motor 1.3 Firefly, o Uno Sporting deixou para trás o comportamento anêmico

Agora com motor 1.3 Firefly, o Uno Sporting deixou para trás o comportamento anêmico  (/)

Ao girar a chave, a paz é interrompida por uma breve e perceptível vibração: é o sinal de que quem está ali não é o velho motor 1.0 Fire, mas sim o novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros e 6 válvulas, que tem a missão de tirar do Uno a imagem de carro apático e colocá-lo no rol dos compactos mais eficientes do Brasil. Vejamos se ele conseguiu.

Uma particularidade do Uno é que você não precisa dar uma leve acelerada antes de soltar a embreagem (que, por sinal, passa a ser semi-hidráulica em vez de ser por cabo). O motor três cilindros tem boa força em baixas e médias rotações –  afinal, são 10,9 mkgf a 3.250 rpm . Embora seu câmbio seja o mesmo de antes, inclusive com as mesmas relações de marcha, a relação de diferencial foi alongada. O resultado é uma condução mais relaxada, uma vez que o motorista não precisa fazer a troca tão imediata para a segunda e terceira marchas.

LEIA MAIS:

>> Tudo sobre os novos motores 1.0 e 1.3 Firefly do Fiat Uno

>> Teste de pista: FIat Mobi Way On

>> Os motores de três cilindros possuem alguma vantagem técnica?

A vibração característica dos três cilindros no momento da partida realmente é forte –  talvez por isso o Uno com o novo motor 1.0 não tenha start-stop nem como opcional, enquanto as versões 1.3 de quatro cilindros agora trazem o equipamento de série -, mas em funcionamento é sereno. O ronco característico dos tricilíndricos ao menos se faz presente, talvez até um pouco mais do que deveria a partir dos 4.000 rpm.

Fiat Uno Attractive 1.0 Vibração característica dos três cilindros se faz presente na partida

Vibração característica dos três cilindros se faz presente na partida  (/)

No test-drive no entorno da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, o Uno 1.0 mostrou-se bastante agradável para o uso urbano. O motor enche rápido e tem um fôlego para retomadas que não se percebia no antigo 1.0 Fire (que continuará vivo no Palio e Mobi). Nas ladeiras de BH, se por um lado ainda se faz necessário retornar à primeira marcha para encarar subidas mais íngremes, por outro é possível desfrutar as vantagans do Hill Holder, presente na unidade avaliada.

Fiat Uno Attractive 1.0 Novo motor deixou o Uno 1.0 mais ágil, reduzindo a necessidade de trocas de marcha

Novo motor deixou o Uno 1.0 mais ágil, reduzindo a necessidade de trocas de marcha  (Divulgação/Fiat)

Trata-se do assistente de partida em rampa,  que mantém os freios acionados por até cinco segundos ou até que o carro comece a entrar em movimento, vendido como opcional no pacote Tech, que também soma controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth, retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros, chave canivete, alarme entre outros equipamentos. Preço do pacote: R$ 3.740.

A lista de equipamentos de série da versão Attractive não teve alterações. Por R$ 41.840, ele traz ar-condicionado, direção elétrica (com direito a função City, que alivia ainda mais a direção em velocidade de baliza), vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, travas elétricas e computador de bordo com comandos no volante. Segundo a Fiat, esta versão responderá por mais de 40% das vendas.

Way 1.3 Dualogic

Em substituição ao 1.4 Fire Evo, a Fiat criou o 1.3 8v Firefly. A grosso modo, é o motor 1.0 com um cilindro de mesmo tamanho a mais. Tem até 109 cv e até 14,2 mkgf queimando etanol. A diferença é que ele está sempre vinculado ao sistema start-stop, que antes estava presente apenas no raríssimo Uno Evolution 1.4. E apenas as versões com câmbio Dualogic têm controles de estabilidade e tração e Hill Holder como equipamentos de série.

Fiat Uno Way Uno Way 1.3 ganhou sistema start-stop e opcionais atrelados ao câmbio Dualogic

Uno Way 1.3 ganhou sistema start-stop e opcionais atrelados ao câmbio Dualogic  (/)

O contato com um câmbio automatizado é sempre precedido de desconfiança: em geral, somos egoístas demais para dar o braço a torcer a um robô hidráulico que se presta a acionar a embreagem e trocar as marchas para nós. Mas a parceria entre o Dualogic e o Firefly evoluiu, e é suficientemente boa em condução suave, no trânsito urbano.

Fiat Uno Way 1.3 Dualogic Versões com câmbio Dualogic mantiveram o estranho seletor de teclas

Versões com câmbio Dualogic mantiveram o estranho seletor de teclas  (/)

Quando se exige mais do motor vem a  lembrança que o amigo robótico está ali e que você precisa ajudá-lo em seu trabalho aliviando o acelerador na hora das trocas para que a marcha seguinte entre em ação rapidamente, sem trancos. Um bom câmbio automático ou automatizado é aquele que permite que o motorista esqueça que o carro tem câmbio. Não é o caso do Dualogic, mas sem dúvidas o Uno é o melhor entre os equipados com o sistema.

O preço do Way 1.3 Dualogic é de R$ 51.990. Com câmbio manual – e sem controles de estabilidade e tração – sai por R$ 47. 640.

Sporting 1.3 manual

Desde 2010 o Fiat Uno Sporting sofre um certo bullying: design bacana, jeitão de pocket rocket e, desde a reestilização de 2014, escapamento central, mas com meros 88 cv. Agora com o 1.3 de 109 cv e 14,2 mkgf já dá para fazer uma graça, impor respeito. Mas com câmbio manual, por favor.

Fiat Uno Sporting 1.3 Novo Sporting 1.3 ganhou 21 cavalos em relação ao 1.4 anterior

Novo Sporting 1.3 ganhou 21 cavalos em relação ao 1.4 anterior  (/)

Tudo bem que o câmbio é aquele mesmo de todo Fiat, com curso longo da alavanca e engates borrachudos. Ainda assim, o Uno Sporting é um porto seguro de quem realmente gosta de dirigir. Sua suspensão é diferente, 1 cm mais baixa e com amortecedores de maior carga, que conseguem conter a rolagem da carroceria percebida nas demais versões – uma característica dos compactos Fiat.

Fiat Uno Sporting 1.3 Interior do Sporting tem detalhes pintados de vermelho

Interior do Sporting tem detalhes pintados de vermelho  (Divulgação/Fiat)

O preço da diversão é R$ 49.340. Com o “inesquecível” câmbio Dualogic, sobe para R$ 53.690.

Não perca na edição de outubro de QUATRO RODAS o teste de pista completo com os novos motores 1.0 e 1.3 Firefly do Fiat Uno!

Tudo sobre hatches compactosImpressões
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Últimas
  • Mitsubishi L200 GLS Premium 4
    TestesExclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020query_builder 20 fev 2019, 11h22
  • Lexus NX 300H
    TestesTeste: Lexus NX 300h usa visual estiloso e motor híbrido para não defasarquery_builder 18 fev 2019, 11h58
  • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
    TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
  • Caoa Chery Tiggo 7
    TestesCaoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-Vquery_builder 13 fev 2019, 20h07
  • BMW Serie 8 Coupe 850i (22)
    TestesImpressões: BMW Série 8 retorna ao mercado em todo seu esplendorquery_builder 12 fev 2019, 15h11
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
Mais vistas
Notícias
1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
2Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Notícias
3Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Testes
4Caoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-V
Notícias
5Este é o novo Toyota Corolla híbrido que chegará ao Brasil ainda em 2019
Longa Duração - Ford KaNotícias
6Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Auto-serviço
7Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Auto-serviço
8Placa do Mercosul: tire suas dúvidas e saiba o que já mudou no projeto
Notícias
9Airbus A380: cinco ligações do maior avião do mundo com os automóveis
Notícias
10Jeremy Clarkson: a bizarra limusine de R$ 3 milhões do presidente da China
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
Assine
Superinteressante
Superinteressante
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
Assine
Exame
Exame
Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
Assine
Você S/A
Você S/A
Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
Assine
Veja
Veja
Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP