Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Nobre frugal

Por Redação
31 ago 2013, 13h32
646_longamerc_abre
646_longamerc_abre (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

4 585 km

O anda e para típico do trânsito pesado dos grandes centros urbanos levou ao surgimento da tecnologia start-stop, que desliga o motor logo que cessa o movimento do carro, voltando a funcionar assim que o acelerador é pressionado. Economia de migalha? De maneira nenhuma. A economia, dependendo da situação, pode chegar a 20%, segundo fabricantes do dispositivo. Criada nos anos 70 durante a crise do petróleo, a tecnologia não decolou por falta de confiabilidade: superexigido, o motor de partida logo dava sinais de problema. Com a evolução da eletrônica nos últimos anos, porém, o start-stop recuperou o prestígio e ganha popularidade. E aí está o Classe A 200 da frota de longa para demonstrar o recurso.

Mais do que ligar e desligar o motor quando este é desnecessário, o start-stop do Classe A “entende” as vontades do motorista. Se o carro vai parar por poucos segundos, basta que o freio seja pressionado bem de leve para que o motor não desligue. Por outro lado, se a parada for longa, uma pressão mais forte sobre o pedal do freio – com o carro já parado – é suficiente para ativar a função Hold: o carro se mantém imóvel e desligado mesmo que o pé tenha sido tirado do pedal. Por segurança, a luz de freio permanece acesa até que o acelerador seja novamente solicitado.

Por enquanto, o start-stop só apresenta seus benefícios em perímetro urbano, mas já começam a surgir sistemas com eficiência comprovada também na estrada, onde, ao detectar o movimento inercial, o motor se desliga e a embreagem é desacoplada, deixando o carro rolar numa espécie de banguela monitorada. O fato é que nosso A 200 já se mostra muito econômico em ambiente rodoviário: em seu teste de chegada, apontou 17,5 km/l.

O primeiro mês de convívio encerrou com algumas queixas de ruído interno: na dianteira (como se fosse na suspensão ou caixa de direção) e junto à coluna B, no lado do motorista (na altura do acabamento que protege o cinto). Ambos serão verificados pela rede, em breve.

Consumo

No mês (44,4% na cidade) – Gasolina 10,1 km/l
Desde julho/13 (45,2% na cidade) – Gasolina 10,4 km/l

Continua após a publicidade

Diário

646_longamerc_01

O adesivo informa: a revisão deve ser feita aos 7 500 km. A fábrica diz que é a cada 8 000 km | Em viagem a São Carlos (SP), nosso A 200 fez uma parada no museu da companhia aérea TAM

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.