Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

No fio da navalha

Por Redação
22 abr 2013, 12h17
0003
0003 (/)
Continua após publicidade

Por Péricles Malheiros

13 773 km

No fim de janeiro, nosso HB20 levou o editor Péricles Malheiros e sua família até Caldas Novas (GO). A suspensão se mostrou confortável e silenciosa mesmo no trecho acidentado da viagem, entre a cidade mineira de Araguari e Caldas Novas, já em Goiás. Mas outros pontos se destacaram negativamente na cabine. Na dianteira, a forração do teto passou a fazer um irritante e persistente ruído na região central, junto ao retrovisor.

Foi nos momentos de chuva que surgiram os maiores problemas. A palheta esquerda passou a trepidar, deixando água acumulada exatamente na altura dos olhos do motorista. Antes de cair na estrada, o HB20 passou pela revisão dos 10 000 km na concessionária Caoa Taubaté, no interior de São Paulo. “De fato, os limpadores estavam funcionando bem no início da viagem, mas logo a palheta esquerda voltou a vibrar”, diz Malheiros. O editor também apontou o ruído excessivo ao passar por trechos com água empoçada. “A parte inferior do assoalho e a face interna dos para-lamas do Hyundai são mal isoladas. Todo mundo se assustava cada vez que o carro passava sobre uma poça d’água”, diz.

Voltando à revisão dos 10 000 km, um pequeno detalhe foi apontado por nosso consultor, Fabio Fukuda, durante a vistoria dos serviços prestados: “Ao trocar o filtro e o óleo do motor, o lubrificante sujou a bandeja defletora inferior. Isso acontece, mas deveriam ter limpado”, disse. Fukuda também notou que um dos pneus apresentava um corte no canal central da banda de rodagem. Levamos, então, o carro até a Valetão Pneus, revendedora autorizada Pirelli na capital paulista. Ao examinar o dano, o técnico Daniel Rodrigues afirmou: “Deve ter sido causado por linha de pipa com cerol. Infelizmente, já vi outros casos como esse. Apesar de extenso, não foi profundo a ponto de condenar o pneu. Pode rodar sem medo”. Retornamos à Caoa e, de novo, o pneu foi absolvido: “É um corte superficial, não compromete em nada a segurança”, disse o consultor.

Consumo

No mês (23,8% na cidade) – Etanol: 8,5 km/l

Desde dez/12 (25,9% na cidade) – Etanol: 8,2 km/l

Continua após a publicidade

Principais Ocorrências

10 067 km – Pneu com banda de rodagem cortada por linha de pipa com cerol

Detalhe mostra o corte de cerca de 15 cm na banda de rodagem. Por sorte, não foi profundo | Ao trocar o óleo do motor durante a revisão, a autorizada deixou o defletor inferior sujo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.