Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nada consta

Por Redação
Atualizado em 20 mar 2024, 08h17 - Publicado em 6 Maio 2013, 15h07

Por Péricles Malheiros

10 929 km

Desde que estreou na frota de Longa Duração, em dezembro de 2012, nosso Etios recebe comentários sobre a espartanidade de seu conteúdo. “Difícil acreditar que se trata da versão topo de linha do Etios 1.3”, diz o editor Péricles Malheiros ao citar a ausência de retrovisores elétricos, calotas e travamento e destravamento automático das portas. Mas também é verdade que, com o passar do tempo, os comentários têm se tornado mais positivos.

A direção leve nas manobras, a boa sintonia do motor com o câmbio e a ausência de defeitos – comprovada pela lista de ocorrências vazia, aqui ao lado – começa a se converter em elogios. “É um carro muito bom de dirigir. Acelera e freia bem, transmite segurança nas curvas, é confortável e o acabamento, apesar de simplório, não faz barulho”, disse o redator-chefe Zeca Chaves, após dirigir o Toyota em São Paulo.

A calmaria só foi levemente sacudida por dois deslizes da concessionária paulistana Inter Japan, onde foi feita a primeira revisão, aos 10000 km. Conforme previsto no plano de manutenção, a autorizada trocou o lubrificante do motor e os filtros de combustível e óleo, mas deixou o volante desalinhado e não efetuou o rodízio conforme indica o manual do proprietário.

Continua após a publicidade

Os dois pontos foram detectados na oficina Fukuda Motorcenter, onde fazemos a verificação dos serviços prestados assim que cada carro da nossa frota sai da revisão. Fabio Fukuda, nosso consultor técnico e responsável pelo acompanhamento e desmonte dos carros de Longa Duração, diz: “Eles fizeram o rodízio convencional, invertendo as rodas do eixo dianteiro e traseiro sem trocar de lado. Estaria correto, não fosse a recomendação da própria fábrica de incluir o estepe no rodízio. O volante também está fora de centro”.

Ligamos para o 0800 da Toyota e a atendente confirmou que o mais indicado a fazer era seguir o manual. Reposicionamos as rodas e retornamos à Inter Japan, onde foi providenciada a correção da posição do volante.

Consumo

No mês (57% na cidade) – Etanol 8,8 km/l

Continua após a publicidade

Desde dez/12 (44,7% na cidade) – Etanol 9,5 km/l

O hodômetro do Etios avisa: hora da revisão | Em Itu (SP), Etios encarou uma estrada de terra

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.