Por Péricles Malheiros
60.380 km
Se o Corolla sairá do Longa Duração aprovado, só o desmonte irá dizer. Mas, a julgar pela comparação dos resultados dos testes de pista – feitos aos 1 000 e aos 60 000 km –, a Toyota (e os donos de Corolla) podem começar a cuidar dos preparativos para a festa. O quadro comparativo (abaixo) mostra que o sedã está melhor em praticamente todos os pontos analisados. Surpresa positiva também foi a evolução simultânea nas provas de desempenho (aceleração e retomadas) e consumo (urbano e rodoviário), fato raro até mesmo nos carros que se despedem com elogios.
Mas alguns senões também foram percebidos nesta reta final. Nas partidas com o acelerador solicitado ao máximo e de maneira repentina, os giros do motor só crescem após um breve mas perceptível soluço. Um ruído agudo, típico de fim de pastilha de freio, a princípio vindo da traseira, também foi reportado por dois motoristas.
Consumo
No mês: 8,1 km/l com 56,9% de rodagem na cidade
Desde mai/14: 8,4 km/l com 27% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
Gastos no mês
Combustível: R$ 187