Algumas coisas só percebemos, realmente, usando o carro. Foi ao tentar transportar um objeto mais alto no porta-malas do Jeep Compass que descobrimos que não basta soltar as cordinhas de sustentação e puxar para retirar o tampão que cobre o compartimento.
A única coisa que se consegue é danificar o tampão, correr o risco de quebrar seu suporte ou marcar o acabamento do carro.
Há uma limitação de largura naquela região, o que faz com que o tampão bata nas colunas ou nas proteções laterais do compartimento, onde é apoiado. Isso porque o tampão precisa, obrigatoriamente, ser retirado por trás. Ou seja, empurrado na direção do encosto dos bancos traseiros. É uma manobra diferente na comparação com outros carros, mas não há nenhuma indicação disso ali.
Recorremos, então, ao Manual do Proprietário em busca da indicação do jeito certo para retirar o tampão.
Tome nota: é preciso rebater os bancos, empurrar o tampão e girá-lo antes de puxar. Ainda tem a ilustração dos movimentos a serem feitos, reproduzida aqui. Um adesivo com esses desenhos em algum lugar no porta-malas seria bem-vindo.
Ao longo do mês o Jeep Compass também completou o “Boletim de Serviço Técnico” iniciado na última revisão, que constava a troca do trilho do combustível por falha na partida em situações de baixa temperatura e risco de vazamento, que não é tratado pela fábrica como recall. A substituição da peça foi feita, junto com mais duas atualizações de software. Não notamos nenhuma diferença no desempenho até o momento.
Jeep Compass – 40.554 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.740 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 5.819 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 2.102 |
Consumo: | No mês: 9,8 km/l com 47,6% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,8 km/l com 33,5% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |