Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Longa Duração: por que é melhor não atolar a nova Fiat Strada?

Não há vidro para quebrar ou sirene para tocar. Mas, se for atolamento, também falta indicação do local por onde a Fiat Strada pode ser puxada

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 28 abr 2022, 21h43 - Publicado em 28 abr 2022, 21h41

Não faz muito tempo, testamos a vocação da Fiat Strada Volcano para lidar com estradas de terra e seus obstáculos usando seus sistemas de auxílio eletrônico. Por sorte, não havia lama e passou longe de um atolamento. Porque pode não ser fácil tirar a Strada de uma situação como essa, ou rebocá-la.

Diferentemente da antiga Strada Adventure, a nova Strada Volcano (assim como as demais versões) não tem preparação para a instalação de um gancho de reboque.

Se ganchos fixos dianteiros estão se tornando raridade por serem um risco para os pedestres em atropelamentos, a presença de um local para rosquear o gancho de reboque também depende da existência de um ponto estrutural forte para lidar com a força exercida no veículo sendo puxado.

O proprietário que recorrer ao manual para saber como lidar com essa falta pode ficar com ainda mais dúvidas. Na parte com recomendações para situações de emergência há indicações sobre como dar uma carga auxiliar e tirar e colocar o estepe, instalado sob a caçamba.

Continua após a publicidade

Porém, não há uma recomendação clara sobre o procedimento de reboque. Indica-se o uso de uma barra de reboque rígida e que ela (ou o gancho usado por caminhões reboque) não pode ser fixada em componentes da suspensão, o que está corretíssimo. Mas não mostra onde a barra de reboque deve ser fixada.

Para o caso de desatolamento, o manual ainda adverte que deve ser usado um veículo apropriado (reboque) e que o procedimento só seja feito com o caminho desobstruído e com o próprio veículo auxiliando em primeira marcha ou ré.

Compartilhe essa matéria via:

Mantiveram os mesmos textos do manual da Strada antiga, mas no caso desta a explicação era seguida pela indicação do gancho fixado ao carro.

Via de regra, na falta de um local apropriado para reboque de emergência, a solução é colocar um gancho ou fita fixada em um ponto de apoio no monobloco, como uma longarina. Difícil é acessar uma peça como essa driblando a suspensão e o para-choque. O ideal, mesmo, é não colocar a Fiat Strada em situações das quais ela não possa sair sozinha.

Nova Fiat Strada – 44.979 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 5.752
Gastos no mês: Combustível: R$ 960,57
Consumo: No mês: 12,7 km/l com 39,1% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,6 km/l com 34,2% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês