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Longa duração: os problemas com o porta-malas do Caoa Chery Tiggo 5X

Além da tampa que abre baixo, Tiggo 5X tem infiltração de água no porta-malas e já descobrimos a origem de todo o problema

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 1 mar 2021, 00h12 - Publicado em 1 mar 2021, 08h00
Chery Tiggo 5X Longa Duração
Abertura do porta-malas é pequena e incômoda Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

O Caoa Chery Tiggo 5X havia ficado dois dias parado em vaga a céu aberto quando o repórter Igor Macário foi usá-lo e percebeu que os vidros estavam embaçados por dentro. “Não vi nada molhado e não senti odor nenhum, mas houve uma chuva forte no dia e a água vinha por todas as direções”, conta.

Parecia a mesma condição dos testes das vedações pelos quais todo carro passa após ser montado.

Chery Tiggo 5X Longa Duração
Água escorre pelo vidro traseiro e pelo acabamento Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Olhamos portas, vedações e o carpete em busca de água ou umidade que explicasse a condensação nos vidros. Em vão. O caso só veio a ser esclarecido dias depois, após outro temporal.

Mesmo com o limpador traseiro acionado, ainda restavam gotas de água no vidro, indicando que elas, na verdade, estavam por dentro da janela. Era isso: a água escorria pelo vidro e caía no acabamento plástico da tampa, até acumular na região da fechadura.

Chery Tiggo 5X Longa Duração
A invasão estaria acontecendo pelas guarnições Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A foto acima mostra o local da vedação da tampa do porta-malas por onde a água invade a cabine, única seção que estava molhada enquanto todo o resto estava seco. E o porta-malas não havia sido aberto até então. A infiltração não parece ser suficiente para criar uma piscina no compartimento do estepe, como visto no VW Virtus que passou pelo Longa Duração, mas explica o embaçamento dos vidros.

Chery Tiggo 5X Longa Duração
Notamos um pequeno acúmulo no trinco da tampa Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A abertura limitada da tampa do porta-malas também é assunto. Se por um lado, ela ajuda os mais baixos a alcançá-la para fechar; por outro, quem tem mais de 1,75 metro corre o risco de bater a cabeça ou, no mínimo, ter que se abaixar para carregar o porta-malas.

Tiggo 5X – 52.308 km

Ficha técnica:
Versão: TXS 1.5 16V Turbo
Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas
Seguro: R$ 2.004 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 60.000 km – R$ 4.028
Gastos no mês: Combustível: R$ 1.728
Consumo: No mês: 7,3 km/l com 78,2% de rodagem na cidade
Desde jul/19: 9 km/l com 31,2% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

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Arte/Quatro Rodas
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