Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: como nossa Fiat Strada se tornou a primeira com motor V8

Fiat Strada 1.3 surpreendeu especialista em clássicos em viagem de São Paulo a Mato Grosso do Sul. Nessa, até motor V8 ela transportou

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 mar 2023, 22h43

Acostumado a dirigir carros fabricados há décadas, o colaborador especialista em clássicos, Felipe Bitu, rodou 1.500 km de São Paulo a Mato Grosso do Sul e se surpreendeu com algumas características da Fiat Strada Volcano de nossa frota de Longa Duração.

“Ouvi entre os detratores que a Strada nada mais era que uma versão picape do Mobi, mas a impressão que tive foi a de conduzir um projeto muito mais elaborado. Chama a atenção a posição elevada do assento na comparação com a velha Strada e a direção leve na medida exata, mas que se mantém firme em altas velocidades”, conta Bitu.

A embreagem pesada foi criticada, mas o desgaste de quase 70.000 km tem culpa. “A posição dos três pedais é maravilhosa. Ao invés de lamentar a falta de um câmbio com engates mais secos e sonoros, me limito a recomendar a opção do câmbio CVT, pois o acelerador eletrônico anestesia parte do prazer de trocar as marchas”, conta. Esse é um problema que carros carburados e com acelerador por cabo não têm.

Strada Longa Duração
Bitu aprovou o comportamento dinâmico de nossa picape (Felipe Sachs/Quatro Rodas)

A picape ainda contribuiu para a restauração de um Ford Galaxie 500. “Nem mesmo um pesado motor V8 foi capaz de arriar a suspensão traseira, que se manteve com curso adequado. Não sei o que fizeram no acerto da suspensão traseira, mas ela não fica leve demais com a caçamba vazia. Ainda custo a acreditar que se trata de um eixo rígido e com molas semielípticas longitudinais”, completa.

No mês, a Fiat Strada também precisou de reparos no para-brisa, com duas lascas retiradas por pedras e fora do campo de visão. Como não houve rachaduras, acionamos o seguro para que fosse feito o reparo. A Autoglass do Planalto Paulista usou resina nas duas lascas: em uma penetrou bem, em outra vedou, mas ainda é possível notar o reparo. Não é o caso para troca do vidro inteiro e não houve custo.

Nova Fiat Strada – 64.696 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 3.891 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 5.752
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.294,47
Consumo: No mês: 11,5 km/l com 16,5% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,5 km/l com 35,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.