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Longa Duração: como nossa Fiat Strada se tornou a primeira com motor V8

Fiat Strada 1.3 surpreendeu especialista em clássicos em viagem de São Paulo a Mato Grosso do Sul. Nessa, até motor V8 ela transportou

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 mar 2023, 22h43

Acostumado a dirigir carros fabricados há décadas, o colaborador especialista em clássicos, Felipe Bitu, rodou 1.500 km de São Paulo a Mato Grosso do Sul e se surpreendeu com algumas características da Fiat Strada Volcano de nossa frota de Longa Duração.

“Ouvi entre os detratores que a Strada nada mais era que uma versão picape do Mobi, mas a impressão que tive foi a de conduzir um projeto muito mais elaborado. Chama a atenção a posição elevada do assento na comparação com a velha Strada e a direção leve na medida exata, mas que se mantém firme em altas velocidades”, conta Bitu.

A embreagem pesada foi criticada, mas o desgaste de quase 70.000 km tem culpa. “A posição dos três pedais é maravilhosa. Ao invés de lamentar a falta de um câmbio com engates mais secos e sonoros, me limito a recomendar a opção do câmbio CVT, pois o acelerador eletrônico anestesia parte do prazer de trocar as marchas”, conta. Esse é um problema que carros carburados e com acelerador por cabo não têm.

Strada Longa Duração
Bitu aprovou o comportamento dinâmico de nossa picape (Felipe Sachs/Quatro Rodas)

A picape ainda contribuiu para a restauração de um Ford Galaxie 500. “Nem mesmo um pesado motor V8 foi capaz de arriar a suspensão traseira, que se manteve com curso adequado. Não sei o que fizeram no acerto da suspensão traseira, mas ela não fica leve demais com a caçamba vazia. Ainda custo a acreditar que se trata de um eixo rígido e com molas semielípticas longitudinais”, completa.

No mês, a Fiat Strada também precisou de reparos no para-brisa, com duas lascas retiradas por pedras e fora do campo de visão. Como não houve rachaduras, acionamos o seguro para que fosse feito o reparo. A Autoglass do Planalto Paulista usou resina nas duas lascas: em uma penetrou bem, em outra vedou, mas ainda é possível notar o reparo. Não é o caso para troca do vidro inteiro e não houve custo.

Nova Fiat Strada – 64.696 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 3.891 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 5.752
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.294,47
Consumo: No mês: 11,5 km/l com 16,5% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,5 km/l com 35,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

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