Nada de criar um anúncio como “Vendo Fiat Strada Volcano cabine dupla 2020/2021 completa e com rodas aro 16” e ver o carro que convivemos tanto tempo parar na mão de um desconhecido. Pela primeira vez, um carro que participou do teste de Longa Duração será leiloado. É a chance de nosso leitor ter um carro com todo o histórico registrado nas páginas da QUATRO RODAS.
Nossa Strada estará disponível no 3o Grande Leilão de Veículos Antigos durante o Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindoia (SP), evento que acontece entre 30 de maio e 2 de junho. Este leilão faz parte do Circuito de Leilões de Veículos Antigos e Clássicos.
Após o desmonte, nossa Strada foi remontada nos padrões da fábrica. O motor está como zero-km, com novos pistões, bielas, casquilhos, juntas, injetores e todos os componentes que seriam trocados na revisão dos 100.000 km. A embreagem, que estava próxima do fim, também foi trocada, a suspensão está justinha com novos amortecedores e a cabine continua sem barulhos de acabamento. Freios também estão zerados.
Este é um raro caso de carro usado com todo histórico conhecido e público. Além do mais, nossa Strada será acompanhada de um livro exclusivo com todas as publicações da sua passagem pelo Longa Duração e do seu Diário de Bordo original, com todas as anotações, ocorrências, o registro de todos os abastecimentos e o acompanhamento do desgaste dos pneus.
A quilometragem, claro, não é baixa. Mas podemos comprovar que exatamente 63,5% da quilometragem percorrida foi em rodovias. Dizer que ainda roda como nova, neste caso, não é apenas argumento de vendedor.
O leilão acontecerá em 31 de maio e é híbrido: os lances podem ser feitos presencialmente ou online, de qualquer lugar do Brasil, nesta página. Os lances começam em R$ 40.000, com incremento de R$ 2.000.
Para acompanhar, basta acessar o canal do Circuito de Leilões. Os lances devem ser dados por meio da plataforma da Picelli Leilões, que é o leiloeiro oficial.
Galeria de fotos
Ficha Técnica – Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Manual
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.332 cm³, 8V, 70 x 86,5 mm, 109/101 cv a 6.250/6.000 rpm, 14,2/13,7 kgfm a 3.500/3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido e molas semielípticas (tras.)
Freios: disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)
Pneus: 205/60 R16
Peso: 1.174 kg
Peso/potência: 10,77/ 11,62 kg/cv
Peso/torque: 82,68/85,69 kg/kgfm
Dimensões: comprimento, 448 cm; largura, 173,2 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 273,7 cm; altura livre do solo, 23,2 cm; tanque de combustível, 55 l
Testes Quatro Rodas
Aceleração | 1º Teste – 1.154 km | 2º Teste 61.615 km | 3º Teste 100.063 km |
0 a 100 km/h | 15,5 s | 12,7 s | 13 s |
0 a 1.000 m | 31,3 s – 166,7 km/h | 34,4 s – 150,5 km/h | 34,8 s – 148,6 km/h |
Retomadas | |||
3a 40 a 80 km/h | 8,4 s | 7,3 s | 7,4 s |
4a 60 a 100 km/h | 13,7 s | 11,4 s | 12,1 s |
5a 80 a 120 km/h | 24 s | 19,5 s | 21 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h a 0 | 14,1/25,9/58,9 m | 14,4/25,6/58,7 m | 13,4/24/53,8 m |
Consumo | |||
Urbano | 13,3 km/l | 12,2 km/l | 12,1 km/l |
Rodoviário | 16,7 km/l | 16,9 km/l | 16,7 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 41,5/69,1 dBA | 40,5/74,7 dBA | 41,3/74,6 dBA |
80/120 km/h | 67,1/76,3 dBA | 67,8/75,2 dBA | 73,4/76,6 dBA |
Condições de teste – 1.154 km: alt. 660 m; temp., 31 °C; umid. relat., 52%; press., 1.013 kPa. 61.615 km: alt. 660 m; temp., 27 °C; umid. relat., 63,5%; press., 1.013 kPa. 100.063 km: alt. 660 m; temp., 26,5 °C; umid. relat., 72%; press., 756 mmHg