PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Caixa do filtro de ar da Fiat Strada se desgasta e não fecha mais

Desgastada, a caixa do filtro de ar do motor 1.3 Firefly passou a se abrir com a vibração do motor. A solução foi recorrer aos ensinamentos do MacGyver

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 nov 2023, 08h00
Filtro de Ar Strada
Filtro de ar ficou exposto, fazendo com que a admissão recebesse ar quente do motor além do risco de alguma impureza chegar dentro do motor (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Fundamental para a saúde do motor, o filtro de ar foi substituído em todas as nove revisões pelas quais nossa Fiat Strada Volcano passou. Mas a caixa onde fica alocado não resistiu às aberturas feitas para a troca e para nossa verificação da execução do serviço na concessionária.

“Eu bem estava estranhando, durante uma viagem, que nossa Strada começou a fazer um barulho mais rouco no início das acelerações, quase como o Sandero R.S. fazia”, relatou o editor Henrique Rodriguez. O esportivo tinha uma tampa antes do fitro, que, quando retirada, aumentava a ressonância do ar admitido. Foi quase o que aconteceu com a Strada.

Quem viu o motivo foi o piloto de testes Leonardo Barboza, que usou o carro no dia seguinte: “Não tem mais rosca para fixar os parafusos, que estão se soltando sem muito esforço, e até dá para ver o plástico acumulado  neles”, conta.

Filtro de ar Strada
A rosca plástica acabou sendo lixada pelos parafusos (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A tampa é presa por presilhas na parte traseira e parafusos na frente e nas laterais. Poderia existir uma bucha metálica na caixa para permitir a fixação dos parafusos sem desgastar o plástico. As vezes em que a tampa foi mal fechada nas revisões e o excesso de torque também reduziram a vida útil da peça. O maior risco de rodar com a caixa entreaberta é o motor aspirar sujeira, esta sujeira arranhar os cilindros e comprometer a vida útil do motor, pois o fluxo pelo filtro é de baixo para cima.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Como solução paliativa, colocamos presilhas plásticas no buraco dos parafusos para reforçar o aperto. Primeiro vamos tentar encontrar uma solução junto com a concessionária que executou a última revisão, mas já descobrimos que a parte inferior da caixa de ar não é vendida separadamente e a peça completa custa cerca de R$ 800.

Fiat Strada – 93.444 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.752
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.184
Consumo: No mês: 12,9 km/l com 17,1% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,6 km/l com 37,2% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.