Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Longa Duração: Toyota Prius vai de ecológico a esportivo ao tocar um botão

Seleção de modos de condução mudam o caráter do modelo, que se mostra um híbrido versátil e com várias facetas

Por Péricles Malheiros Atualizado em 27 nov 2019, 12h13 - Publicado em 25 jan 2019, 09h00
Drive mode: o carro ao seu estilo Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Os modos de condução atuais podem atuar no motor, suspensão, resposta de pedais, escape, volante e até no layout do painel. No caso do Toyota Prius, eles não alteram tantos parâmetros, mas são facilmente percebidos pelo piloto.

Eco Mode: mais econômico com direção pacata Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Deixe o modo Eco ativo e sinta o acelerador trabalhando preguiçoso.

Para arrancar um pouco mais forte, só pisando fundo, mas tal postura destoa da proposta. Na prática, o baixo consumo (com o pé leve, é fácil fazer mais de 20 km/l na cidade) aliado aos indicadores gráficos de condução econômica estimulam a direção pacata.

Modo Normal, indicado para iniciantes em carros híbridos Péricles Malheiros/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Já o modo Normal é o mais indicado para quem está iniciando no mundo dos híbridos, pois, como o próprio nome indica, é o que deixa o carro com o comportamento mais próximo de um modelo convencional.

Sport: motores a gasolina e elétrico trabalham juntos para mais potência Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Agora, se o modo Sport for o escolhido, prepare-se: ambas as unidades de potência (a gasolina e elétrica) passam a trabalhar juntas, com o câmbio CVT priorizando a performance e o acelerador com respostas instantâneas.

Toyota Prius – 36.840 km

    Consumo

    • No mês: 16,6 km/l com 29,1% de rodagem na cidade
    • Desde fev/18:16,9 km/l com 29% de rodagem na cidade
    • Combustível: gasolina, eletr.
    • Combustível: R$ 529

    Ficha técnica

    • Versão: 1.8 16V Híbrido
    • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
    • Câmbio: aut., CVT
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 8.646
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.702
    Continua após a publicidade


    Publicidade

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

    Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

    Impressa + Digital

    Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

    Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

    Comparativo entre os principais modelos do mercado.

    Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

    Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

    a partir de R$ 14,90/mês

    Digital

    Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

    Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

    Comparativo entre os principais modelos do mercado.

    Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

    App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

    a partir de R$ 9,90/mês