Clique e assine por apenas 8,90/mês

Longa Duração: Toyota Prius vai de ecológico a esportivo ao tocar um botão

Seleção de modos de condução mudam o caráter do modelo, que se mostra um híbrido versátil e com várias facetas

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 27 nov 2019, 12h13 - Publicado em 25 jan 2019, 09h00
Drive mode: o carro ao seu estilo Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Os modos de condução atuais podem atuar no motor, suspensão, resposta de pedais, escape, volante e até no layout do painel. No caso do Toyota Prius, eles não alteram tantos parâmetros, mas são facilmente percebidos pelo piloto.

Eco Mode: mais econômico com direção pacata Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Deixe o modo Eco ativo e sinta o acelerador trabalhando preguiçoso.

Para arrancar um pouco mais forte, só pisando fundo, mas tal postura destoa da proposta. Na prática, o baixo consumo (com o pé leve, é fácil fazer mais de 20 km/l na cidade) aliado aos indicadores gráficos de condução econômica estimulam a direção pacata.

Modo Normal, indicado para iniciantes em carros híbridos Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Já o modo Normal é o mais indicado para quem está iniciando no mundo dos híbridos, pois, como o próprio nome indica, é o que deixa o carro com o comportamento mais próximo de um modelo convencional.

Continua após a publicidade
Sport: motores a gasolina e elétrico trabalham juntos para mais potência Péricles Malheiros/Quatro Rodas

Agora, se o modo Sport for o escolhido, prepare-se: ambas as unidades de potência (a gasolina e elétrica) passam a trabalhar juntas, com o câmbio CVT priorizando a performance e o acelerador com respostas instantâneas.

Toyota Prius – 36.840 km

    Consumo

    • No mês: 16,6 km/l com 29,1% de rodagem na cidade
    • Desde fev/18:16,9 km/l com 29% de rodagem na cidade
    • Combustível: gasolina, eletr.
    • Combustível: R$ 529

    Ficha técnica

    • Versão: 1.8 16V Híbrido
    • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
    • Câmbio: aut., CVT
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 8.646
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.702
    Publicidade