Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: será que o VW Virtus repete números no teste de saideira?

De volta ao nosso campo de provas, Virtus demonstra o mesmo pique de quando estreou em nossa frota, em junho de 2018

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 20 jan 2020, 08h00 - Publicado em 20 jan 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Virtus
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Para quem ainda não sabe, vale a explicação: no decorrer de sua estada entre nós, todo carro de Longa Duração é submetido por duas vezes a uma bateria completa de testes, aos 1.000 km e aos 60.000 km.

    “A comparação da ficha de resultados obtidos nas duas passagens pelo nosso campo de provas, em Limeira (SP), não é conclusiva, mas geralmente funciona como um bom exame prévio ao desmonte”, diz o editor da seção, Péricles Malheiros. Nosso Virtus, já com 60.000 km, acaba de passar por Limeira de novo.

    No quadro comparativo, ao lado, dá para notar que as diferenças dos resultados foram muito pequenas.

    “Seria precipitado dizer que toda a mecânica está aprovada. Mas, no geral, quando as fichas do segundo teste são muito semelhantes às do primeiro, raramente o desmonte encontra um problema mecânico de maior relevância”, diz Fabio Fukuda, consultor técnico de QUATRO RODAS e responsável pelo acompanhamento e desmonte de todos os carros de Longa Duração.

    Continua após a publicidade

    A piora nas provas de aceleração e de retomada de velocidade decepcionou quem esperava uma melhora por conta do amaciamento, mas foi tão discreta que pode ser creditada a uma simples mudança de direção do vento, por exemplo.

    O consumo urbano melhorou de 11,2 km/l para 11,4 km/l, ou seja, outro empate técnico.

    O único avanço mais significativo ocorreu no consumo rodoviário, que pulou de 16 km/l para 17,9 km/l. Numa situação normal, a comparação dos testes seria o último ato do Virtus antes do desmonte.

    Continua após a publicidade

    Mas, diante dos repetidos casos de infiltração de água no porta-malas, vamos abrir uma exceção. “Como a rede VW não conseguiu, por três vezes, dar fim à entrada de água, nós vamos fazer a investigação por conta própria”, antecipa Péricles. É esperar pra ver.

    VW Virtus – 60.391 KM

    FICHA TÉCNICA
    Versão: Highline 200 TSI
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, turbo, injeção direta, transversal, 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas
    Combustível: flex (gasolina)

    Continua após a publicidade

    SEGURO
    R$ 992

    GASTOS NO MÊS
    Combustível: R$ 405

    CONSUMO
    No mês: 11,2 km/l com 26,3% de rodagem na cidade
    Desde jun/18: 11,5 km/l com 29,3% de rodagem na cidade

    REVISÕES
    ATÉ 60.000 KM: R$ 2.321**
    *Perfil QUATRO RODAS
    **As três primeiras revisões da versão Highline são gratuitas

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.