Longa Duração: porta-malas do VW Virtus é espaçoso, mas abri-lo incomoda
Sedã se destaca como o mais estradeiro da atual frota de Longa, mas apresenta uma incômoda peculiaridade na hora de acessar o bagageiro
O redator-chefe Zeca Chaves voltou muito bem impressionado de uma viagem que fez entre São Paulo e Itaúnas (ES):
“Depois de ouvir tantos relatos positivos da equipe sobre o comportamento do Virtus na estrada, fiquei com vontade de viajar. Matei a curiosidade na companhia da minha esposa e filha, numa viagem de 2.600 km. De fato, ele conseguiu me surpreender.”
Com entre-eixos de 2,65 metros e porta-malas com volume interno de 521 litros, o Virtus tem bom nível de espaço para pessoas e bagagem.
“Minha filha, Sofia, elogiou o banco traseiro não apenas por conta do ótimo recuo em relação aos dianteiros, mas pela presença de uma porta USB que permitiu a ela carregar o celular sem depender das duas entradas frontais, no console e sobre o painel de instrumentos”, conta Zeca.
Mas foi do próprio redator que partiram os elogios à dinâmica. “Apesar de pequeno, o motor casa bem com o câmbio automático de seis marchas. Nas retomadas e saídas de pedágio, mal dava para acreditar que estava num sedã 1.0.
Mesmo sem dupla embreagem, o câmbio é rápido, o que se traduz em ultrapassagens seguras”, diz Zeca. Já a esposa, Cristiane Morine, destacou o porta-malas: “Não economizamos na bagagem e, ainda assim, sobrou espaço”.
A capacidade, de fato, é elogiável, mas também houve quem criticasse:
“Ao ser destravada, a tampa abre apenas parcialmente. Para a abertura total, é preciso utilizar as mãos, o que pode ser um incômodo para quem, por exemplo, já estiver segurando um objeto volumoso”, disse o repórter Rodrigo Ribeiro.
Coincidentemente, nossa garagem estava com um outro Virtus Highline da própria Volkswagen, cedido para teste. “A tampa traseira também abre em dois estágios”, disse o repórter Henrique Rodriguez.
VW Virtus – 39.596 km
- Revisões
Até 60.000 km
R$ 1.953 (As três primeiras revisões da versão Highline são gratuitas)
- Seguro
R$ 2.346 (Perfil Quatro Rodas)
- Gasto no mês
Combustível:
R$ 1.680
- Consumo
No mês: 12,4 km/l com 17,9% de rodagem na cidade
Desde jun/18: 11,7 km/l com 23,6% de rodagem na cidade
Ficha técnica
- Versão: Highline 200 TSI
- Motor: 3 cil, diant., turbo, inj. direta, transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas
- Combustível: flex (gasolina)