Fato cada vez mais raro, o agendamento da revisão de 30.000 km do Outlander não exigiu muito esforço.
“Ao menos na paulistana Brabus, a atendente abriu várias opções de datas e horários”, comentou o piloto de teste Leonardo Barboza, que cuidou da terceira parada do Mitsubishi.
Além da revisão de 30.000 km, pedimos algumas verificações pontuais. “A alça de segurança interna traseira direita estava praticamente solta e uma trepidação na dianteira era sentida nos pedais durante as frenagens”, avisou Leo ao consultor da Brabus.
Como de praxe, pedimos ainda que fossem aplicados os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio. Infelizmente, uma prática que havia quase desaparecido voltou: a empurroterapia.
Ainda que sem forçar demasiadamente a venda, o consultor sugeriu extras como polimento e cristalização de pintura, higienização dos bancos e limpeza do motor.
Por telefone, o consultor deu o resultado da análise do freio: “Os discos dianteiros e traseiros estão ligeiramente empenados, ambos precisam ser retificados. Já as pastilhas traseiras estão bem gastas, não dá para garantir que vão durar até a revisão dos 40.000 km”.
Pela primeira vez na história do Longa Duração, temos um caso de pastilhas traseiras com desgaste mais acelerado do que as dianteiras.
E ainda ouvimos do consultor da Brabus uma justificativa tecnicamente sem sentido para o consumo exagerado das pastilhas: “É normal no Outlander, uma vez que é um carro muito pesado”.
Na verificação dos serviços aplicados pela Brabus, tudo certo: “Todos eles foram feitos a contento, inclusive o rodízio de pneus. Quanto às pastilhas, concordo com o laudo da Brabus. Trocar as traseiras agora poderia ser prematuro, pois talvez elas durem até a revisão de 40.000 km. Mas, como é impossível garantir, vamos acompanhar a cada 2.000 km”, disse o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, da Fukuda Motorcenter.
Pela revisão, a concessionária Brabus cobrou o valor sugerido no site da Mitsubishi: R$ 1.149. O serviço de alinhamento foi caro: R$ 320.
Mitsubishi Outlander – 29.802 km
Ficha técnica: | |
Versão: | 2.2 Turbodiesel HPE-S |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm |
Câmbio: | Automático de 6 marchas, tração 4×4 |
Seguro: | R$ 4.744 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 60.000 km – R$ 7.936 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 981 Revisão: R$ 1.149 Alinhamento: R$ 320 |
Consumo: | No mês: 14,4 km/l com 42,5% de rodagem na cidade Desde set/19: 12,3 km/l com 27,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | Diesel S10 |
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