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Longa Duração: Mitsubishi Outlander tem desgaste alto dos freios traseiros

De acordo com a concessionária que fez a revisão, consumo exagerado de pastilha no freio traseiro é uma característica normal do Outlander

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 24 abr 2020, 07h00 - Publicado em 24 abr 2020, 07h00
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  • Outlander foi até Tiradentes (MG) (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Fato cada vez mais raro, o agendamento da revisão de 30.000 km do Outlander não exigiu muito esforço.

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    “Ao menos na paulistana Brabus, a atendente abriu várias opções de datas e horários”, comentou o piloto de teste Leonardo Barboza, que cuidou da terceira parada do Mitsubishi.

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    Além da revisão de 30.000 km, pedimos algumas verificações pontuais. “A alça de segurança interna traseira direita estava praticamente solta e uma trepidação na dianteira era sentida nos pedais durante as frenagens”, avisou Leo ao consultor da Brabus.

    Como de praxe, pedimos ainda que fossem aplicados os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio. Infelizmente, uma prática que havia quase desaparecido voltou: a empurroterapia.

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    Ainda que sem forçar demasiadamente a venda, o consultor sugeriu extras como polimento e cristalização de pintura, higienização dos bancos e limpeza do motor.

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    Por telefone, o consultor deu o resultado da análise do freio: “Os discos dianteiros e traseiros estão ligeiramente empenados, ambos precisam ser retificados. Já as pastilhas traseiras estão bem gastas, não dá para garantir que vão durar até a revisão dos 40.000 km”.

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    Pela primeira vez na história do Longa Duração, temos um caso de pastilhas traseiras com desgaste mais acelerado do que as dianteiras.

    E ainda ouvimos do consultor da Brabus uma justificativa tecnicamente sem sentido para o consumo exagerado das pastilhas: “É normal no Outlander, uma vez que é um carro muito pesado”.

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    Na verificação dos serviços aplicados pela Brabus, tudo certo: “Todos eles foram feitos a contento, inclusive o rodízio de pneus. Quanto às pastilhas, concordo com o laudo da Brabus. Trocar as traseiras agora poderia ser prematuro, pois talvez elas durem até a revisão de 40.000 km. Mas, como é impossível garantir, vamos acompanhar a cada 2.000 km”, disse o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, da Fukuda Motorcenter.

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    Pela revisão, a concessionária Brabus cobrou o valor sugerido no site da Mitsubishi: R$ 1.149. O serviço de alinhamento foi caro: R$ 320.

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    Mitsubishi Outlander – 29.802 km

    Ficha técnica:
    Versão: 2.2 Turbodiesel HPE-S
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm
    Câmbio: Automático de 6 marchas, tração 4×4
    Seguro: R$ 4.744 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 7.936
    Gasto no mês: Combustível: R$ 981
    Revisão: R$ 1.149
    Alinhamento: R$ 320
    Consumo: No mês: 14,4 km/l com 42,5% de rodagem na cidade
    Desde set/19: 12,3 km/l com 27,2% de rodagem na cidade
    Combustível: Diesel S10

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