A dúvida surgiu da divergência de opiniões: para alguns, a luz On (ligado) no painel do Prius indicava que o airbag do passageiro estava ativo, mas para outros o que ela sinalizava era justamente o contrário, ou seja, que era o inibidor que estava ligado, como ocorre em outros modelos, impedindo a deflagração da bolsa em um acidente.
Por fim, teve gente na redação que se absteve, enxergando razão nas duas interpretações. O manual do proprietário, quem diria, aumentou ainda mais a confusão. Só conseguimos uma resposta definitiva quando levamos o carro à concessionária paulistana Inter Japan.
O consultor técnico foi assertivo: “A indicação On e Off se refere ao estado do airbag do passageiro, não ao do sistema de inibição”.
Ou seja, em condição normal de uso, o correto é rodar com a luz indicadora On acesa no painel de instrumentos.
E para que serve a inibição do airbag do passageiro? Acontece que a legislação brasileira permite transportar crianças com menos de 10 anos de idade no banco dianteiro em três casos: (1) quando este for o único disponível para passageiro (caso de picapes e do Smart ForTwo, por exemplo), (2) quando a quantidade de crianças exceder a lotação do banco traseiro e (3) quando o banco traseiro for dotado exclusivamente de cintos subabdominais.
Na prática, então, apenas a segunda situação poderia se aplicar ao Prius. No caso de uso de um assento infantil na frente, ele deve ser montado com a face da criança voltada para trás.
Ligar e desligar o inibidor do airbag do passageiro é simples. Basta retirar a parte física da chave e girá-la no miolo instalado na lateral direita do painel, acessível somente com a porta aberta. A luz no painel confirma a alteração.
Toyota Prius – 17.574 km
Consumo
- No mês: 16,6 km/l com 42,1% de rodagem na cidade
- Desde fev/18: 16,9 km/l com 34,7% de rodagem na cidade
- Combustível: gasolina
- Combustível: R$ 835
Ficha técnica
- Versão: 1.8 16V Híbrido
- Motor: 4 cilindros, diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
- Câmbio: automático, CVT
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.707