Nossa Fiat Strada já está na metade do teste de Longa Duração. Para “comemorar”, foi fazer a revisão dos 50.000 km em seu estado natal: agendamos o serviço na concessionária Dinauto em Teófilo Otoni (MG), a 460 km de Belo Horizonte.
Esta é uma das revisões mais simples: contempla apenas a troca do óleo e do filtro de óleo do motor, mas sabíamos da iminência da necessidade da primeira troca das pastilhas de freio.
Deixamos o carro no meio da tarde, solicitamos que o serviço fosse feito conforme a indicação da fabricante e não houve nenhum tipo de empurroterapia. Ainda solicitamos dois extras: o alinhamento e o balanceamento das rodas e a troca do filtro do ar-condicionado.
O curioso é que a ordem de serviço já incluía a troca das pastilhas sem sequer termos falado sobre seu desgaste, como se já fosse praxe fazer as trocas nessa parada. Depois, porém, nos ligaram para dizer que realmente seria necessário fazer a troca.
Só retiramos o carro no dia seguinte, sem quaisquer problemas. Mas negamos a lavagem de cortesia, que demoraria mais duas horas. No total, a revisão custou R$ 1.190. Depois, em um olhar mais atento, os itens cobrados chamaram nossa atenção.
A nota de peças incluía as pastilhas de freio (R$ 374,45), além do filtro de combustível (R$ 23,16, sendo que não é preconizado nesta revisão) e duas unidades do “Microflex Premium Substancia Ativa Sistema Flex 173”, um aditivo de combustível, ao custo de R$ 81 cada, além do filtro de ar do motor (R$ 79,20), do filtro de óleo (R$ 58,80) e dos 4 litros de óleo do motor (R$ 207,36).
O filtro do ar-condicionado, que pedimos, não foi incluído. No total, foram R$ 900 de peças, R$ 100 de alinhamento e balanceamento e R$ 190 de mão de obra para a troca das pastilhas.
E dividindo os valores desta forma, a revisão, que no site da Fiat está tabelada em R$ 580, custou R$ 525,55 mesmo com três itens extras que não estão previstos.
Quando a Fiat Strada retornou a São Paulo, verificamos todos os serviços que a concessionária executou na Fukuda Motorcenter. Os filtros de ar e óleo foram trocados, mas o filtro de óleo colocado foi da marca Wega e não o original.
O filtro de combustível, que foi cobrado inadvertidamente, não foi trocado e o filtro de ar-condicionado, que não foi cobrado, também não foi substituído e o rodízio dos pneus também não foi feito.
Fica o questionamento: será que realmente colocaram os dois aditivos em nosso carro, no mesmo tanque, ou o que será que foi feito com eles e com o filtro de combustível?
Ao verificar o rodízio, também constatamos que o par de pneus que ainda não foi trocado chegou ao fim da vida útil. Vamos substituí-lo e aproveitar a ocasião para realizar o rodízio devidamente.
Responsável pela missão de mais de 2.200 km, o repórter Eduardo Passos fez alguns apontamentos sobre a nossa Strada.
“Me surpreendeu como ela consegue fazer curva bem, tendo eixo rígido na traseira, mas notei um buraco entre a terceira e a quarta marchas, deixando faltar força para situações de ultrapassagem em rodovias.
O que mais me atrapalhou foi ter que transportar minhas malas no banco de trás, pois o único jeito de levar meu contrabaixo na Strada é colocando o instrumento na caçamba e na diagonal”, explica.
Nova Fiat Strada – 51.705 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ R$ 2.486 Revisão: 625,25 Pastilhas: R$ 564,75 |
Consumo: | No mês: 10,9 km/l com 48,9% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,5 km/l com 34,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |