Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Concessionária corrige revisão da Fiat Strada, mas se faz de desentendida

Concessionária cobrou, mas não fez a revisão completa de 40.000 km da Fiat Strada. Jogo de velas custou R$ 548 e só trocaram após reclamação

Por Henrique Rodriguez 30 mar 2022, 23h00

A revisão de 40.000 km da Fiat Strada teve desdobramentos ao longo do mês. Como prometido, levamos a picape à Fukuda Motorcenter para a verificação dos serviços prestados pela Fiat Amazonas Leste, de São Paulo. E descobrimos que os problemas foram muito maiores do que a cobrança de serviços não solicitados.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Primeiro, o técnico Fabio Fukuda notou que o filtro de óleo do motor (R$ 36) não foi substituído, depois viu que todas as bobinas de ignição (elas são individuais) continuavam com suas marcações intactas, indicando que nem sequer verificaram as velas.

E, de fato, o jogo de velas, que representou R$ 548 da revisão (que custou R$ 1.370), não foi trocado. Vale destacar que são velas de irídio, que têm durabilidade de até 100.000 km, de acordo com os fabricantes. Segundo eles, 40.000 km é o intervalo de troca de velas convencionais, de cobre. A Fiat diz que estabeleceu a troca aos 40.000 km para garantir a maior eficiência de combustível e o melhor desempenho do componente ao longo da vida útil do motor.

Filtro de Óleo Strada Longa Duração
Nem o filtro de óleo havia sido trocado na revisão Fábio Fukuda/Quatro Rodas

Reclamações de rinite em quem dirigiu a Strada após a revisão dos 40.000 km não foram sem motivo. A concessionária cobrou R$ 123,87 para troca de filtro de cabine (que foi pedido) em um pacote com higienização do ar-condicionado e ozonização (que não pedimos), mas deixou de fazer a limpeza do sistema de ar-condicionado e ainda instalou o filtro novo todo amassado. Não havia filtração alguma. Fukuda também sinalizou que a tampa do filtro de ar do motor foi deixada com o parafuso frouxo.

E a solução?

Abrimos um protocolo de reclamação no serviço de atendimento ao cliente da Fiat, explicando que marcações garantiam que os serviços não haviam sido feitos. O atendente, então, deu a opção de intervir junto à concessionária ou fazer o acompanhamento do retorno à oficina onde foi feita a revisão dizendo que um protocolo já estava aberto.

Optamos pela segunda opção. “Quando deixei o carro, o técnico fez-se de desentendido e disse que verificaria o que havia ocorrido na revisão”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.

Longa Strada
O carro avisou sobre o mau contato na lanterna Leonardo Barboza/Quatro Rodas

A Strada ficou pronta em poucas horas, mas o atendimento na retirada não foi aquele típico de uma revisão. “Trocamos o filtro de óleo e as velas haviam sido trocadas, é normal estarem carbonizadas após quase 1.000 km, mas trocamos novamente, e o filtro do ar-condicionado também foi substituído”, disse o técnico antes de pedir desculpas pelo transtorno.

Questionado pelos serviços extras que apareceram na nota de serviço, como revisão de um ano da carroceria (R$ 76,23), kit de lubrificação (R$ 57,17) e aditivo de combustível (R$ 76,23), o funcionário disse que estão todos incluídos no plano de revisão, mas que não aparecem como mão de obra total.

Continua após a publicidade

Pelo manual da Strada, a revisão de carroceria não é anual, faz parte de todas as revisões, mas não consta nas notas dos últimos serviços.

Caixa do filtro de ar admissão Longa Strada
e o parafuso da caixa do filtro de ar do motor foi encontrado frouxo Fábio Fukuda/Quatro Rodas

Disse o consultor que a higienização do ar-condicionado e ozonização da cabine representam a mão de obra da troca do filtro: R$ 123,87 de mão de obra para isso? Sobre a ausência do fluido de freio na nota fiscal de peças, indício de que a troca não havia sido feita, como manda o plano de revisão, disse: “Foi trocado, sim.

Compartilhe essa matéria via:

Provavelmente o mecânico tinha uns frascos extras de fluido de freios e não colocou na requisição de peças”, disse. Imagine como deve ser caótico fazer o controle do estoque por lá.

Por fim, não houve entrega do carro. “Ele me deu a chave. Tive que procurar a Strada no pátio para ir embora”, conta nosso piloto. A picape retornou à Fukuda Motorcenter para a checagem da revisão da revisão e confirmou que, desta vez, tudo foi feito, até a troca do fluido de freio.

Fluído de freio Fiat Strada Longa
Fluido de freio foi substituído Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Quanto ao protocolo, os atendentes da Fiat retornaram várias vezes para acompanhar todo o processo de correção dos serviços da concessionária Amazonas até o momento que dissemos que haviam feito tudo que estava faltando.

Velas Longa Strada
Concessionária disse que era normal a carbonização após 1.000 km, mas na verdade não havia trocado as velas. Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Contudo, não explicaram se os serviços que aparecem cobrados a mais realmente fazem parte da revisão e, com relação aos preços dos serviços, disseram que cabem a cada concessionária. Solicitamos, então, uma nota com a descrição correta de cada um dos serviços. Ficou na promessa.

O menor dos problemas no mês foi a indicação, no computador de bordo, para verificar as luzes durante uma viagem. Eram as lâmpadas de posição e freio da lanterna traseira direita desligadas. Mas nenhuma lâmpada estava queimada: foi um mero mau contato que resolvemos fixando-as novamente no bocal.

Velas Novas Fiat Strada Longa
Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Nova Fiat Strada – 41.911 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.508
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 960,57
Consumo: No mês: 12,7 km/l com 24,5% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,6 km/l com 33,8% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês