A aposentadoria do Creta aqui no Longa Duração está próxima, mas nem por isso o Hyundai está tendo vida mansa. Pelo contrário.
Vencida a barreira dos 50.000 km, ele encarou no último mês uma missão tripla: foi submetido à quinta revisão, passou pela simulação de venda para aferir o quanto o mercado de usados está disposto a pagar por ele e ainda visitou algumas oficinas para avaliar o custo de reparo de um para-choque dianteiro trincado ao ser atingido por uma banda de rodagem solta de um pneu de caminhão, quando viajava do Paraná para São Paulo, no mês anterior.
A revisão, feita na concessionária Sevec, em Curitiba (PR), correu bem.
Mesmo com troca preconizada a cada 20.000 km, o filtro do ar-condicionado foi vistoriado e condenado pelo técnico da Sevec, que disse:“Está bastante sujo e há um outro problema. O filtro que está no seu carro não é de Creta. Acredito que a última concessionária que fez a revisão antes de nós, por engano, colocou um filtro de HB20”.
Ou seja, outro deslize grave da Caoa Premium que, ao fazer a revisão dos 40.000 km, cobrou pelo filtro de ar do motor e não trocou.
O mesmo técnico fez ainda uma recomendação importante: “As pastilhas de freio estão além de meia-vida. Acho que chegam aos 60.000 km, mas é bom ficar atento”.
De volta a São Paulo, o Creta passou pela simulação de venda em lojas e concessionárias, feita para aferir o nível de desvalorização no mercado de seminovos.
No fim, certa decepção com a Sinal, onde compramos nosso Creta, em junho de 2017. Foi justamente dela a pior oferta (R$ 77.000) da rede Hyundai – em duas Caoa visitadas ouvimos o mesmo lance de R$ 78.000.
Nas concessionárias de marcas concorrentes, variação elevada: R$ 80.000 na Honda Forte, R$ 72.000 na Ford Auto Prime e R$ 70.000 na Nissan Fuji. Em lojas multimarcas, as ofertas variaram entre R$ 78.000 e R$ 80.000.
Sobre o reparo do para-choque, na rede Hyundai os orçamentos ficaram em torno de R$ 1.700. Já na Shida, especializada em recuperação e pintura de para-choques, o conserto ficou mais barato: R$ 700.
Bolsa de valores
Valor em junho de 2017 | R$ 100.590 |
Valor atual do modelo novo | R$ 103.680 |
Valor do usado na Tabela Fipe | R$ 89.995 |
Melhor oferta na simulação | R$ 80.000 |
Pior oferta na simulação | R$ 70.000 |
Clique aqui para acompanhar o nosso Creta no teste de Longa Duração.
Creta – 49.978 km
Consumo
- No mês: 9,5 km/l com 23,7% de rodagem na cidade
- Desde jun/17: 9,3 km/l com 27,7% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 2.883
- Revisão: R$ 435
- Filtro: R$ 79
- Alinhamento: R$ 161
Ficha técnica
- Versão: Prestige 2.0 16V
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.999 cm³, 16V, 166/156 cv a 5.600 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 3.695
- Revisões: R$ 3.249