Longa Duração: compramos um Toyota Prius – rumo aos 60.000 km
É a primeira vez que temos um híbrido em nossa frota de Longa Duração. Esse japonês marca uma nova fase em nossos testes exclusivos
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1466-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Antes de chegarmos ao carro preto destas fotos, fechamos a compra de um Toyota Prius na cor prata na autorizada Caltabiano Pacaembu, em São Paulo.
Mas, por uma incompatibilidade de prazos, o negócio foi desfeito. Acontece. Dura foi a batalha para ter o valor do sinal restituído.
“O vendedor, tão atencioso e cordial nas primeiras conversas, chegou a dizer que não estava ganhando nada para cuidar da devolução do nosso dinheiro, que só foi ocorrer quase duas semanas após o cancelamento da compra”, diz o editor Péricles Malheiros, responsável pelo Longa Duração.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1833-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Pelo mesmo valor que a Caltabiano havia feito, R$ 120.000, encontramos o nosso Prius na Grand Motors, mas na cor preta. “Às vésperas da retirada, passei na concessionária e o carro estava exposto no showroom, com as portas destravadas e uma placa com preço de venda”, conta Péricles.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1786-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Coincidência ou simples resultado da ousadia de deixar exposto um bem que já não pertencia mais à concessionária, no dia em que fomos pegar nosso Prius, o capô tinha alguns riscos superficiais.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1801-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A apresentação técnica do produto foi feita a contento, mas, como de costume na maioria das marcas, os pneus estavam com calibragem de montagem, em torno de 46 libras – o correto são 32 libras.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1795-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sem opcionais, a compra foi bastante simplificada. Mas nem tudo são elogios: o Prius vendido no Brasil não oferece itens como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa e alerta de colisão.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1749-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1781-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Toyota diz que os itens não estão habilitados no Brasil por duas questões principais: reduzida infraestrutura local (sensores e câmeras dependem de sinalização horizontal e vertical) e falta de testes no território nacional.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1744-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1807-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em virada de linha, o Prius chega ao modelo 2018 sem nenhuma novidade em relação ao 2017. Essa realidade acabou gerando um desconto do nosso Prius 2017/2017 com pintura metálica: pagamos R$ 120.000, em vez dos R$ 128.050 do 2017/2018.
As primeiras impressões foram positivas. “O computador de bordo oferece opções interessantes, quase todas ligadas ao consumo de gasolina e da energia das baterias. O sistema de som, com alto-falantes JBL, é de alta qualidade”, elogia Péricles.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1724-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1737-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se você ainda tem suas dúvidas sobre carros híbridos, vem com a gente: juntos, teremos 60.000 km para encontrarmos as respostas.
![Toyota Prius](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/chr1670-dng.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Versão | 1.8 16V Híbrido |
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Motor | 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétrico, 72 cv, 16,6 mkgf/ potência combinada 123 cv |
Câmbio | automático, CVT |
Combustível | gasolina, elétrico |