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Longa Duração: compramos um Toyota Prius – rumo aos 60.000 km

É a primeira vez que temos um híbrido em nossa frota de Longa Duração. Esse japonês marca uma nova fase em nossos testes exclusivos

Por Péricles Malheiros 16 fev 2018, 15h17
Toyota Prius
Toyota Prius: estreia da tecnologia híbrida no Longa Duração Christian Castanho/Quatro Rodas

Antes de chegarmos ao carro preto destas fotos, fechamos a compra de um Toyota Prius na cor prata na autorizada Caltabiano Pacaembu, em São Paulo.

Mas, por uma incompatibilidade de prazos, o negócio foi desfeito. Acontece. Dura foi a batalha para ter o valor do sinal restituído.

“O vendedor, tão atencioso e cordial nas primeiras conversas, chegou a dizer que não estava ganhando nada para cuidar da devolução do nosso dinheiro, que só foi ocorrer quase duas semanas após o cancelamento da compra”, diz o editor Péricles Malheiros, responsável pelo Longa Duração.

Toyota Prius
Lanternas e faróis de led – modernas e mais econômicas que as lâmpadas convencionais Christian Castanho/Quatro Rodas

Pelo mesmo valor que a Caltabiano havia feito, R$ 120.000, encontramos o nosso Prius na Grand Motors, mas na cor preta. “Às vésperas da retirada, passei na concessionária e o carro estava exposto no showroom, com as portas destravadas e uma placa com preço de venda”, conta Péricles.

Toyota Prius
Carregador de celular por indução (sem fio) no console Christian Castanho/Quatro Rodas

Coincidência ou simples resultado da ousadia de deixar exposto um bem que já não pertencia mais à concessionária, no dia em que fomos pegar nosso Prius, o capô tinha alguns riscos superficiais.

Toyota Prius
Cobertura do assoalho facilita o acesso ao estepe. Nas laterais, nichos para a acomodação de pequenos objetos Christian Castanho/Quatro Rodas

A apresentação técnica do produto foi feita a contento, mas, como de costume na maioria das marcas, os pneus estavam com calibragem de montagem, em torno de 46 libras – o correto são 32 libras.

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Toyota Prius
Nas laterais da área para bagagem, ganchos para afixação de carga Christian Castanho/Quatro Rodas

Sem opcionais, a compra foi bastante simplificada. Mas nem tudo são elogios: o Prius vendido no Brasil não oferece itens como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção de faixa e alerta de colisão.

Toyota Prius
Banco do motorista tem ajuste elétrico da região lombar… Christian Castanho/Quatro Rodas
Toyota Prius
… que pode ser regulado por meio deste botão Christian Castanho/Quatro Rodas

A Toyota diz que os itens não estão habilitados no Brasil por duas questões principais: reduzida infraestrutura local (sensores e câmeras dependem de sinalização horizontal e vertical) e falta de testes no território nacional.

Toyota Prius
Assento traseiro oferece cintos de três pontos e encosto de cabeça retrátil para os três ocupantes Christian Castanho/Quatro Rodas
Toyota Prius
Grade para arrefecimento das baterias sob os assentos traseiros. No meio, túnel central é rebaixado Christian Castanho/Quatro Rodas

Em virada de linha, o Prius chega ao modelo 2018 sem nenhuma novidade em relação ao 2017. Essa realidade acabou gerando um desconto do nosso Prius 2017/2017 com pintura metálica: pagamos R$ 120.000, em vez dos R$ 128.050 do 2017/2018.

  • As primeiras impressões foram positivas. “O computador de bordo oferece opções interessantes, quase todas ligadas ao consumo de gasolina e da energia das baterias. O sistema de som, com alto-falantes JBL, é de alta qualidade”, elogia Péricles.

    Toyota Prius
    Painel segue os traços futurísticos da carroceria. Destaque é a ergonomia e o painel digital ao centro Christian Castanho/Quatro Rodas
    Toyota Prius
    Informação digital do fluxo de energia no painel. Sistema multimídia tem a grife JBL, com tela touch Christian Castanho/Quatro Rodas

    Se você ainda tem suas dúvidas sobre carros híbridos, vem com a gente: juntos, teremos 60.000 km para encontrarmos as respostas.

    Toyota Prius
    Porta-malas com vidro bipartido abre por inteiro Christian Castanho/Quatro Rodas

    Toyota Prius – 0 km

    Versão 1.8 16V Híbrido
    Motor 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétrico, 72 cv, 16,6 mkgf/ potência combinada 123 cv
    Câmbio automático, CVT
    Combustível gasolina, elétrico

     

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