Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: Jeep Compass diesel exige cuidados ao abastecer

Primeiro mês de convívio mostra que diesel nem sempre é sinônimo de despreocupação com abastecimentos

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 abr 2018, 16h31 - Publicado em 14 nov 2017, 18h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração: Compass
    Compass em São Roque, no interior paulista (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

    Uma das grandes vantagens de um carro a diesel é não ter de se preocupar com os abastecimentos, uma vez que a autonomia é ampliada. Certo?

    Mais ou menos. Na prática, nosso Compass mostra que a história pode não ser bem essa. Na entrega do veículo, o técnico deixou claro: “O combustível correto é o diesel S-10. Só nos casos onde não houver outra alternativa, pode-se utilizar o diesel S-500”.

    O problema é que não é todo posto de estrada que tem o S-10, visto que os caminhões – tradicionais consumidores de diesel – rodam com o S-500. Esse combustível pode ser utilizado na maioria dos veículos fabricados até 2012.

    Longa Duração: Jeep Compass
    Compramos nosso Compass por R$ 14 mil abaixo da tabela (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Dependendo da região por onde se passa, o mais seguro é completar o tanque com S-10, ainda que o computador de bordo indique uma larga autonomia. O risco é enfrentar trechos que não tenham postos com o combustível ideal.

    Continua após a publicidade

    Nesse primeiro mês de convívio, além do teste de pista, mais pontos positivos do que negativos com o Compass. O status proporcionado pelo visual elegante e parrudo é, de longe, o grande destaque.

    Sucesso de vendas, o SUV já não é novidade nas ruas e estradas e , ainda assim, muita gente olha pra ele. O sistema de som Beats (opcional), com seus graves abundantes, segue causando boma impressão na equipe. Mas tem algo estranho com o nosso Compass.

    “Às vezes, o ato de tirar o pé do acelerador, deixar o carro rolar por alguns metros e retomar a aceleração é seguido de um tranco na transmissão”, conta Péricles Malheiros, editor responsável pelo Longa Duração.

    “Esses solavancos não foram sentidos no Compass diesel cedido pela fábrica, solicitado para realizar essa comparação. Vamos pedir uma verificação aos 10.000 km, quando faremos a primeira parada para manutenção (rodízio e balanceamento dos pneus)”, diz o editor.

    Continua após a publicidade

    Diesel no Brasil

    Por causa do controle da emissão de poluentes, desde 2014, o uso dos diesel S-50 e S-1800 estão proibidos no transporte rodoviário – trens, veículos de mineração e termelétricas ainda usam o S-1800.

    O diesel S-10 é o que tem menor concentração de enxofre. Polui menos, mas é mais caro. E é o combustível ideal para todos os veículos diesel fabricados a partir de 2012.

    O S-500, mais barato, mas muito mais poluente, abastece os veículos feitos antes disso. Como a frota brasileira de caminhões é muito antiga, boa parte dos postos (em especial os de estrada) só trabalha com o S-500.

    Teste de pista –   1.207 km        

    Continua após a publicidade

    Jeep Compass –  4.863 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Ficha técnica

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.