Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: como o modo da tração transforma o Mitsubishi Outlander

Seletores de modos de tração e condução dão versatilidade ao Outlander. Pacato na cidade, ele encara sem medo o fora de estrada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 jun 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Outlander em Avaré: terra não é problema para a tração (Fabio Black/Quatro Rodas)

    O editor-assistente Henrique Rodriguez é do Rio de Janeiro (RJ), mas mora em São Paulo (SP). Assim, vive viajando entre essas duas cidades.

    Publicidade

    E quase sempre os 450 quilômetros entre suas casas são vencidos a bordo de um carro de Longa Duração. No último mês, Henrique foi de Mitsubishi Outlander.

    Publicidade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    O editor comenta que, em sua cidade natal, aproveitou para submeter o SUV com tração 4×4 às mais variadas condições de rodagem.

    Publicidade

    “Como o motor 2.2 turbodiesel tem uma boa faixa de torque em baixas rotações, rodar no modo de condução Eco na cidade não incomoda em nada. E o consumo de diesel se mantém moderado”, destaca.

    Continua após a publicidade
    Botão ao lado do pisca alerta muda as respostas do motor para economizar combustível (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na estrada, porém, o modo Eco exige mais paciência, já que o efeito da troca antecipada das marchas é mais perceptível.

    Publicidade

    Mas Henrique tem outra boa dica. “Ao desativar o modo Eco, o câmbio posterga a troca de marcha, utilizando uma faixa maior de rotação do motor”.

    Botão no console alterna os modos de tração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “O resultado é um comportamento com resposta mais imediata ao movimento do acelerador. Em trechos sinuosos, além de desabilitar o modo Eco, faço uso das enormes borboletas no volante. Assim, com controle total das marchas, me sinto mais seguro nas entradas e saídas de curva”, completa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Faltavam ainda os caminhos fora do asfalto para que o editor pudesse concluir seu estudo comportamental do Outlander. Henrique, então, encarou uma pista de terra batida em Maricá.

    Modo selecionado é indicado no painel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “Foi um off-road leve, então não houve nenhuma situação em que fosse necessária a ativação da tração 4×4 Lock. O modo automático funcionou perfeitamente em todos os obstáculos.”

    Publicidade

    “Aliás, até no asfalto já me beneficiei do 4×4 Auto, quando, numa curva, passei por uma poça de óleo e o Outlander deu apenas uma balançada leve antes de agarrar de novo na pista”, conclui Henrique.

    Continua após a publicidade

    Mitsubishi Outlander – 38.692 km

    Ficha técnica:
    Versão: 2.2 Turbodiesel HPE-S
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, 165 cv a 3.500 rpm, 36,7 mkgf a 7.500 rpm
    Câmbio: Automático de 6 marchas, tração 4×4
    Seguro: R$ 4.843 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 8.248
    Gasto no mês: Combustível: R$ 1.562
    Consumo: No mês: 11,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade
    12,2 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
    Combustível: Diesel S10

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.