Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Longa Duração: Chevrolet Onix Plus já acumula cicatrizes aos 10.000 km

Entrega atrasada por recall, manutenções não previstas, mau funcionamento e um incidente rodoviário. É muita experiência de vida para alguém tão jovem

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 12 jul 2020, 13h54 - Publicado em 22 abr 2020, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Peça de caminhão perdida na estrada foi lançada contra a dianteira do Onix por outro caminhão, que viajava à frente (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Depois de um atraso na entrega por conta de um recall da central eletrônica, nosso Onix Plus não teve vida fácil.

    Publicidade

    Já precisou visitar a rede Chevrolet para que fosse feita a troca de um derivador em Y da linha de combustível (que poderia vazar) e do led do câmbio (que não iluminava as marcas de posição da alavanca).

    Publicidade

    Manutenções feitas em garantia, é verdade, mas que são capazes de incomodar qualquer dono de carro zero-quilômetro. Ainda assim, o ritmo de uso segue acelerado e nosso carro já passa dos 10.000 km. Ou seja, já fizemos a primeira revisão.

    A concessionária escolhida foi a Vigorito, de São Paulo. Deixamos o carro com um pedido de verificação de barulhos na dianteira e acionamento involuntário do limpador de para-brisa.

    Publicidade
    Além do deslocamento da moldura do DRL, a peça de caminhão causou um pequeno furo no para-choque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Reportamos ainda um episódio de forte tranco no câmbio logo após dar a partida no motor. “A luz de anomalia chegou a ficar acesa no painel, mas desligou após alguns quilômetros”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.

    Pouco depois de deixar o Onix na Vigorito, o piloto de testes Leonardo Barboza recebeu uma ligação:

    Publicidade

    “Era o consultor técnico sugerindo troca do filtro de cabine e higienização do ar. Dispensei a higienização, mas pedi para verificar se o filtro precisava mesmo ser trocado. Queria aferir o nível de honestidade, já que havíamos colocado um filtro novo poucos dias antes”.

    O carro passou dois dias na Vigorito e, quando foi liberado, ouvimos do consultor:

    Publicidade

    “O filtro de cabine estava novo, não precisava mesmo ser trocado. Sobre os ruídos, fizemos um reaperto da suspensão e reposicionamos a articulação que faz a ligação entre a coluna e a caixa de direção”.

    Continua após a publicidade

    Quanto ao câmbio, ele disse: “Fiz uma atualização da unidade de controle. Não deve voltar a dar problema. Só fico devendo a alavanca do limpador, pois não tenho a peça em estoque. Quando chegar, aviso”. Vamos aguardar.

    Publicidade

    Revisado, nosso Onix caiu na estrada. E saiu ferido dela.

    “Sob chuva intensa, um caminhão à frente passou por cima de uma catraca de fita de retenção de carga. Atingi em cheio a peça, que deslocou a moldura do DRL e fez um pequeno furo na parte inferior esquerda do para-choque ”, conta Péricles.

    GM Onix Plus – 10.049 km

    Ficha técnica:
    Versão: Premier 1.0 12V Turbo
    Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
    a 2.000 rpm
    Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.545 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões: Até 60.000 km – R$ 2.936
    Gasto no mês: Combustível: R$ 911
    Revisão: R$ 280
    Alinhamento: R$ 180
    Consumo: No mês: 11,6 km/l com 23,1% de rodagem na cidade
    Desde dez/19: 11,6 km/l com 23,8% de rodagem na cidade
    Combustível: Flex (gasolina)

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.