Foi muito difícil encontrar uma concessionária Chery disponível para fazer a revisão de 30.000 km do nosso Tiggo 5X.
“Nas três primeiras que liguei, todas na capital paulista, a espera era de quase uma semana. A situação só ficou melhor quando comecei a pesquisar autorizadas em cidades próximas”, conta o piloto de teste Eduardo Campilongo.
Acabamos agendando a terceira revisão na D21 de Jundiaí, cidade a cerca de 50 km de São Paulo.
Com o carro, deixamos quatro pedidos: verificação da vibração em segunda marcha, orçamento para a troca do para-brisa (atingido por uma pedra no mês passado), análise de um descascamento da pintura no para-choque dianteiro e alinhamento, balanceamento e rodízio.
Após três horas e meia na oficina da D21, o Tiggo estava liberado.
“Apesar de ter troca prevista a cada 20.000 km, inspecionei o filtro do ar-condicionado. Bati um jato de ar nele e no receptáculo e ficou bem limpo. Pode rodar tranquilo até a revisão dos 40.000 km. O alinhamento saiu por R$ 120 e a revisão, por R$ 794″, disse o técnico da D21.
“Quanto ao câmbio, fiz uma atualização do software de controle. A vibração sumiu. Como não há sinais de batida ou de ataque químico no para-choque, vamos reparar em garantia, mas entro em contato quando a fábrica enviar a peça”, completou o consultor. A troca do para-brisa foi orçada em R$ 2.107.
De volta a São Paulo, o Tiggo foi direto para a Fukuda Motorcenter, onde nosso consultor, Fabio Fukuda, fez uma vistoria dos serviços prestados pela D21.
“Os itens com troca prevista na revisão, como lubrificante do motor e filtros de ar, óleo e combustível, além de velas de ignição, foram substituídos a contento. O rodízio está correto, assim como o novo posicionamento das rodas no monitor de pressão dos pneus, no painel.”
Sobre a trepidação nas acelerações dá para dizer que a atualização do programa de controle da transmissão atenuou o problema. “Está vibrando menos do que antes da revisão, mas ainda é perceptível”, disse o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.
Tiggo 5X – 31.262 km
Ficha técnica: | |
Versão: | TXS 1.5 16V Turbo |
Motor: | 4 cilindros, dianteiro, transversal, 16V, turbo, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4 mkgf a 1.750 rpm |
Câmbio: | Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas |
Seguro: | 1.952 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 60.000 km – R$ 3.697 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.111 |
Consumo: | No mês: 8,7 km/l com 25,7% de rodagem na cidade Desde jul/2019: 8,7 km/l com 27,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |