Diferentemente da primeira revisão, aos 10.000 km, realizada em Brasília, desta vez levamos o sedã para a Spassus Jundiaí, a cerca de 40 km da capital paulista.
Diante das inúmeras reclamações de barulhos vindos dos freios e da descoberta de um boletim técnico aberto para a correção do problema, pedimos ao consultor técnico responsável uma verificação de enquadramento do nosso carro no boletim.
Para nossa surpresa, inicialmente fomos informados de que a Spassus não tinha recebido nenhuma nota técnica para o Cruze. Esta só foi localizada depois que fornecemos o número de controle ao consultor. E eis que veio outra surpresa: “O sistema indica que este carro já recebeu a correção das pastilhas recomendada pela fábrica na concessionária Palazzo. Não tenho como executar novamente o serviço”, informou o consultor.
Concluímos, então, que o nosso Cruze passou pela manutenção ainda no pátio da Palazzo, de São Paulo, onde ele foi comprado. Ou seja, mesmo com a ação corretiva aplicada antes de iniciar a rodagem, nosso Cruze manteve o incômodo ruído, que não deve acabar tão cedo.
A manutenção programada saiu por R$ 596, mesmo valor sugerido pela GM. Os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus adicionou R$ 150 à conta.
Durante as férias de fim de ano, o Cruze foi utilizado pelo piloto de testes Eduardo Campilongo e pela repórter Isadora Carvalho. O equilíbrio entre suavidade e rapidez continua elogiado, assim como o acerto de suspensão e os abrangentes assistentes à condução. Mas nem tudo são flores.
Eduardo deixou um registro importante no diário de bordo: “A moldura cromada da alavanca de câmbio reflete a luz do sol diretamente nos olhos. Coloquei uma sacolinha de tecido sobre ela para evitar ofuscamento”.
Isadora, por sua vez, criticou os faróis halógenos – xenônio não é disponível nem como opcional: “São muito fracos. Não combinam com um carro com tanta tecnologia”.
Chevrolet Cruze – 20.273 km
Consumo
- No mês: 8,1 km/l com 20,2% de rodagem na cidade
- Desde out/16: 8,4 km/l com 18,1% de rodagem na cidade
- Combustível: etanol
Gastos no mês
- Combustível: R$ 2.102
- Revisão: R$ 596
- Alinhamento: R$ 150
Ficha técnica
- Versão: LTZ 1.4T
- Motor: 4 cil., diant., transv., 1.399 cm3, 16V, flex, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 25,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
- Câmbio: aut., 6 marchas