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Longa Duração: até que ponto o assistente de baliza do Onix Plus é útil?

Assistir a um carro parando sozinho em uma vaga ainda é algo que chama atenção. Mas seria o assistente ativo mera perfumaria?

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 12 jun 2020, 16h17 - Publicado em 15 jun 2020, 07h00
Baliza: basta ativar e seguir as instruções do sistema Leonardo Barboza/Quatro Rodas

Usar o sistema de auxílio ativo de estacionamento do Chevrolet Onix Plus é garantia de um bom bate-papo.

“Fui demonstrar o funcionamento para a minha família, que estava a bordo, e, quando desembarcamos, um casal que se disse impressionado pediu mais informações”, conta o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, após o episódio vivido em um shopping center em Brasília (DF).

“Conversamos só por alguns minutos, mas notei que ambos saíram bem impressionados, com a mulher dizendo que odiava fazer baliza e que iria marcar um test-drive num Onix”, acresceta.

Apesar de despertar curiosidade, o recurso levanta a polêmica: passado o efeito novidade, não seria ele o tipo de equipamento deixado de lado? A resposta é sim. E não.

Em nossa equipe, a avaliação foi praticamente a mesma: é legal, porém dispensável. Mas o fato é que, muitas vezes, equipamentos e acessórios são incorporados aos carros como meios de atrair os mais variados compradores.

Isso explica por que há tantos 4×4 rodando só no asfalto, picapes com caçambas nunca utilizadas, sedãs enormes para atender a um casal e esportivos comprados para desfilar em baixa velocidade.

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As pessoas compram mais pelo prazer de ter do que pela real necessidade de utilização.

Computador de bordo mostra as indicações de movimentação do carro Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

No caso do assistente ativo de estacionamento, há um outro ponto importante a ser lembrado. Há muitos motoristas que têm especial desconforto ao realizar balizas.

Para essas pessoas, o auxílio semiautônomo será um equipamento de conforto tão utilizado quanto o ar-condicionado.

À parte dos equipamentos, a tampa do porta-malas chamou a atenção no último mês.

“O sistema de mola está ruidoso e não consegue mais ejetar a tampa para a posição de abertura completa, como era antes. Ela passa da metade do caminho, mas retorna, ficando apenas semiaberta”, anotou Péricles no diário de bordo.

GM Onix Plus – 15.651 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.545 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.012
Gasto no mês: Combustível: R$ 370.92
Consumo: No mês: 15,2 km/l com 79,7% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 11,8 km/l com 26% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

 

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