Por Péricles Malheiros
0 km
Desmontado na edição de setembro de 2012, o crossover 3008 teve uma passagem conturbada pelo Longa Duração, mais pelos deslizes da rede do que por problemas relacionados diretamente ao carro. À época, a Peugeot garantiu que suas concessionárias passavam por um programa contínuo de treinamento e que ele seria intensificado até a chegada do 208, modelo com expectativa de vendas mais ambiciosa e que, ao menos em tese, levaria uma quantidade maior de carros à rede. O 208 chegou. E nós já temos um no Longa Duração.
Adquirimos uma unidade na versão Allure, com motor 1.5 8V flex, na cor Rouge Aden (vermelho, pintura sólida), por 41 851 reais. Do pedido à retirada – na concessionária Alpes, de São Bernardo do Campo (SP) –, se passaram mais de dois meses. Ainda é cedo para dizer se a rede, de fato, evoluiu desde o desmonte do 3008. No primeiro contato, apesar de atencioso e educado, o técnico que entregou o carro cometeu deslizes. “No primeiro abastecimento, é importante completar o tanque. E tem que ser com gasolina, nada de etanol. A primeira revisão, aos 10 000 km, deve ser feita aqui na Alpes. As demais podem ser feitas em outra concessionária”, disse. Consultado, o 0800 da Peugeot disse que tais informações não procedem.
O editor da seção, Péricles Malheiros, faz questão de cuidar da retirada de cada novo integrante da frota. Foi ele que notou a carroceria riscada junto à porta traseira esquerda. “O rapaz que apresentou o carro tentou fazer um polimento manual da área, mas isso não foi suficiente. Constrangido, pediu que agendássemos um retorno para que o serviço fosse realizado na oficina da Alpes. A apresentação do carro, no geral, foi eficiente”, diz Péricles.
O estreante se mostra fácil de “vestir”: banco e cintos têm ajuste de altura, assim como o volante, regulável também em distância – pequeno, multifuncional e com boa pegada, confere esportividade ao 208.
Consumo
No mês (00,0% na cidade) – Etanol 0,0 km/l
Desde agosto/13 (00,0 % na cidade) – Etanol 0,0 km/l
Principais ocorrências
23 km Risco na carroceria junto à porta traseira direita. Dano notado na entrega do carro.
Diário
Negócio de risco: nosso 208 foi entregue com a pintura danificada junto à porta traseira | Etiqueta traz a calibragem ideal para o carro vazio, carregado e para redução de consumo | Visualização do painel de intrumentos é feita por cima do volante pequeno e de boa pegada