Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Impressões: HR-V Touring cobra muito por poucos diferenciais

Nova versão mais luxuosa do SUV da Honda tem faróis de led e seis airbags de série

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2017, 14h00 - Publicado em 17 abr 2017, 13h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Motor é o mesmo 1.8 das outras versões (divulgação/Honda)

    Lançado há dois anos, o HR-V conquistou a liderança do segmento de SUVs compactos. Apesar do número cada vez maior de concorrentes, a Honda não pretende abrir mão desse título. A última cartada da japonesa é a versão Touring. Apresentada ao público durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, chega agora às lojas.

    Publicidade

    O HR-V Touring estreia por R$ 105.900 para ficar acima da EXL – que parte de R$ 101.400. A diferença de R$ 4.500 corresponde aos faróis de led, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocrômico, airbags do tipo cortina (totalizando seis) e lanternas traseiras com leds.

    Publicidade

    Controles de estabilidade e de tração, piloto automático, assistente de partida em rampas e ar-condicionado digital dotado de painel sensível ao toque, que já existiam no EXL, foram mantidos.

    Continua após a publicidade
    Conjunto óptico é o mesmo do modelo japonês, conhecido como Vezel (divulgação/Honda)

    Parece pouco, mas o novo conjunto óptico renovou o estilo do HR-V, que, se ainda não apresenta sinais de cansaço, virou parte da paisagem das grandes cidades devido às boas vendas. Sem contar que os faróis de led melhoram significativamente a visibilidade em locais pouco iluminados.

    Publicidade

    No ano passado, o HR-V passou por testes de iluminação no IIHS (um instituto americano de segurança viária mantido por seguradoras) e os resultados foram insatisfatórios. A tecnologia de leds tende a amenizar (ou resolver) esse problema.

    Continua após a publicidade
    Lanternas também ganharam leds e novo visual (divulgação/Honda)

    A Honda não diz, mas se a ideia era associar a imagem do HR-V Touring à versão topo de linha do Civic, a marca poderia ter adotado o eficiente motor 1.5 turbo (173 cv e 22,4 mkgf apenas com gasolina) em vez do conhecido 1.8 i-VTEC (140 cv/139 cv e torque máximo de 17,3 mkgf/17,4 mkgf) que equipa todas as versões do SUV.

    Publicidade

    Ou pelo menos algum dos itens presentes no sedã, como banco do motorista com ajustes elétricos, partida do motor sem chave, teto solar e a câmera lateral instalada no espelho retrovisor, ativada simultaneamente com a luz de seta do lado direito.

    Continua após a publicidade

    Já que as mudanças não atingiram a parte mecânica, o HR-V Touring se comporta exatamente como qualquer outra versão. Ou seja, oferece boa dirigibilidade e nível de conforto satisfatório. As manobras são facilitadas pela direção elétrica. A transmissão CVT eleva o giro de maneira ruidosa nas acelerações, porém oferece funcionamento suave – faz boa combinação com o motor 1.8.

    Publicidade
    Nova versão sai por R$ 105.900 e passa a ser a mais cara da gama (divulgação/Honda)

    No último comparativo envolvendo SUVs compactos, o HR-V teve resultado mediano tanto em desempenho quanto em consumo: aceleração de 0 a 100 em 11 segundos, com 10,4 km/l em roteiro urbano e 13,1 km/l em ritmo rodoviário. Não chega a ser lento nem beberrão, mas fica atrás dos concorrentes turbinados ou com maior litragem.

    Continua após a publicidade

    Colocando prós e contras na balança, a falta de diferenciais (o mais significativo deles é a oferta dos airbags do tipo cortina) tira um pouco do brilho da versão Touring. Até porque o restante da gama também foi contemplada com mais itens de série na linha 2017, como um novo revestimento para as laterais de portas (mais resistente e refinado), volante com comandos de som a partir da versão LX e ganchos para a fixação dos tapetes no assoalho.

    Publicidade
    Versão EXL traz central com GPS e câmera de ré
    HR-V Touring tem GPS e câmera de ré (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A versão LX manual (R$ 79.900) agora sai de fábrica com as mesmas rodas de liga leve de 17 polegadas das outras configurações – a versão com câmbio CVT custa R$ 86.800. O HR-V EX (R$ 93.000) ganhou ar-condicionado digital automático, paddle-shifters para a troca de marchas (sete marchas simuladas no CVT) e dois tweeters nas colunas dianteiras. Por fim, o EXL (R$ 101.400) passa a trazer faróis com acendimento automático.

    Continua após a publicidade

    Em relação à concorrência, a nova versão Touring briga diretamente com o Jeep Renegade Limited 1.8 flex, cujo preço chega a R$ 102.240 quando equipado com o pacote opcional de seis airbags (são apenas dois de série).

    Nissan Kicks, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Renault Captur, mesmo em suas configurações mais completas, não ultrapassam a barreira dos R$ 100 mil, e muitas vezes oferecem mais equipamentos. Pesa a favor do Honda a fama do pós-venda, o custo de manutenção mais baixo e a menor desvalorização.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.