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Impressões ao dirigir: TAC volta à cena com nova versão do jipe Stark

Projeto conta também com abertura de concessionárias para ficar mais próxima do mercado consumidor

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 jun 2018, 15h53
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  • TAC Stark Black Cover
    Black Cover traz teto preto e itens como snorkel e rodas esportivas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Fabricado de forma artesanal e sob encomenda, o jipe TAC Stark ainda chama a atenção por onde passa, apesar de lançado em 2009.

    Olhando o copo meio cheio, isso é um sinal de que seu design premiado, que conquistou entre outros o Idea-Brasil (considerado um dos mais importantes do design industrial), ainda desperta paixões.

    Mas, olhando o copo meio vazio, isso indica que o carro é pouco conhecido. Pensando em aumentar a proximidade com o mercado (e as vendas), a TAC Motors, sediada em Sobral (CE), resolveu partir para a ofensiva.

    O plano, anunciado no mês de maio, começa pela apresentação da nova versão mostrada aqui, batizada de Black Cover.

    TAC Stark Black Cover
    Design premiado mudou pouco desde o lançamento, em 2009 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O Stark Black Cover é caracterizado pelo teto preto, como diz o nome, e um belo pacote de equipamentos de série (com itens que normalmente são oferecidos como acessórios).

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    A lista inclui bancos de couro, central multimídia com câmera de ré, bagageiro de teto, snorkel, rodas de liga leve e alarme. O preço dessa versão é R$ 115.000.

    Esteticamente, o Stark também apresenta diferenças em relação ao modelo original que testamos em 2010. Mas essas mudanças foram incorporadas ao longo do tempo e não agora na versão Black Cover.

    Entre essas novidades estão a grade dianteira maior e os faróis de dupla parábola.

    TAC Stark Black Cover
    Grade dianteira, logo e faróis são novos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O logo da marca também mudou. Antes era um S estilizado, agora é um escudo com um cabo de espada que lembra o tridente da Maserati, apontado para baixo.

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    Por dentro, com exceção dos aros cromados das saídas de ar, tudo permanece igual, com a maioria dos componentes vindos do descontinuado Fiat Palio.

    O Stark mantém também o motor 2.3 turbodiesel de 127 cv da extinta Fiat Powertrain (FPT).

    TAC Stark Black Cover
    Motor FPT 2.3 16V turbodiesel gera 127 cv de potência (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Mas a TAC está avaliando o que fazer com o motor, uma vez que, com a criação da FCA, as atividades da FPT passaram para a empresa CNH Industrial, e o contrato de fornecimento não foi renovado.

    Os jipes em produção atualmente estão saindo com motores FPT mantidos no estoque, segundo a TAC.  

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    Os demais sistemas também são do Stark anterior. A transmissão tem opção 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, com engates mecânicos, e o câmbio possui cinco marchas.

    A direção é hidráulica e os freios usam discos ventilados nas quatro rodas. A suspensão é do tipo duplo A com dois amortecedores por roda, nos dois eixos.

    É fácil de concluir que o Stark Black Cover reproduz os mesmos erros e acertos de seus antecessores. 

    Começando pelos acertos, o jipe oferece boa posição de dirigir, com visibilidade adequada e assento para quatro pessoas.

    Ao volante, o Stark é um jipe estável, fácil de manobrar e confortável, dentro do possível para um jipe. Sua suspensão parece mais macia que a do Troller T4, seu rival por excelência.

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    TAC Stark Black Cover
    Stark acomoda quatro ocupantes (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Ao contrário do Stark, porém, o Troller passou por uma transformação radical em 2014, depois que a marca foi comprada pela Ford.

    O T4 atual tem motor 3.2 diesel de 200 cv, câmbio de seis marchas e seletor eletrônico de modos de tração, ao custo de R$ 131.329.

    Entre os erros do Stark, pode-se apontar a ergonomia, o excesso de vibração do motor transmitida para a cabine e a vedação das portas.

    A versão testada por nós em 2010, conseguiu bons números (para um jipe) na pista.

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    TAC Stark Black Cover
    O acesso à traseira é difícil, mas há cintos de três pontos para todos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nas provas de aceleração, o Stark fez de 0 a 100 km/h em 15,8 segundos e retomou de 60 a 100 km/h, em quarta marcha, em 11,2 segundos. 

    Nosso objetivo agora era repetir os ensaios, mas, assim como em 2010, o Stark apresentou a quebra do semi-eixo traseiro.

    O componente rompeu no teste de aceleração. O diagnóstico feito pela fábrica na ocasião indicou um defeito de têmpera da peça.

    TAC Stark Black Cover
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Carro substituído, o teste foi realizado, mas a falha se repetiu, dessa vez, na sessão de fotos.

    A TAC justificou a segunda quebra aos repetidos testes feitos com o novo semieixo antes do retorno do carro à QUATRO RODAS.

    Agora, a quebra ocorreu outra vez no teste de aceleração, um ensaio que é feito com todos os carros cedidos à revista: eleva-se o giro do motor e troca-se a marcha no regime de torque máximo, no modo de tração 4×2.

    Desde 2010, nenhum carro testado por nós apresentou quebra nesse ensaio. 

    TAC Stark Black Cover
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Depois do ocorrido, a TAC nos retornou afirmando que a quebra teria sido ocasionada por forte impacto durante a tração.

    E dizia também ter apurado que o carro teria arrancado com o modo de tração reduzida acionado, o que não corresponde à realidade do teste feito por nós.

    A unidade avaliada ainda apresentou outros defeitos, como o vidro do passageiro emperrado e a porta traseira com problemas no sistema de abertura por meio do comando na chave. 

    Além da nova versão, os planos da TAC incluem a implantação de cinco autorizadas nas cinco regiões do país que, de acordo com a empresa, serão responsáveis pelos serviços de pós-venda, como assistência técnica, e relacionamento com os clientes com cursos off-road, test drive dos produtos e boutique da marca.

    Apesar do anúncio feito em 2015 de que a TAC teria sido comprada pela chinesa Zotye (com a construção de fábrica em Goiás aprovada), o negócio não se concretizou e a TAC segue independente. Assim como no carro, pouca coisa mudou na empresa.

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