Honda HR-V: teste do polígrafo no fim da jornada
Hora da verdade: SUV completa 60.000 km no Longa Duração e parte para seu último ato antes do desmonte: as medições em nosso campo de provas
Todo carro de Longa Duração passa duas vezes pelo campo de provas da TRW, em Limeira (SP), onde são realizados os testes de QUATRO RODAS: uma no início da jornada, aos 1.000 km, e outra no fim, aos 60.000 km.
Essa medida funciona como uma espécie de teste ergométrico: se o pique cair muito entre as avaliações, pode ser que, com o passar dos quilômetros, algo mais grave tenha afetado a saúde do carro. O laudo final, claro, só vem com o desmonte, este sim um aprofundado e definitivo exame laboratorial. O paciente da vez é o HR-V.
LEIA MAIS:
>> Longa Duração: baixa desvalorização na simulação de venda do HR-V
>> Longa Duração: elogios e críticas ao HR-V em meio ao marasmo
Com resultados quase sempre melhores aos 60.000 km, o SUV dá sinais de que pouco sofreu com a quilometragem. A aceleração de 0 a 100 km/h evoluiu de 10,7 para 10,3 segundos. As três provas de retomadas (40 a 80, 60 a 100 e 80 a 120 km/h) também passaram a ser cumpridas em menos tempo: antes, em 5/5,6/7,4 segundos; agora, em 5/5,4/7,1 segundos.
1.241 km | 60.000 km | |
---|---|---|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,7 s | 10,3 s |
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) | 5 s | 5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) | 5,6 s | 5,4 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) | 7,4 s | 7,1 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 15 / 25,1 / 61,1 m | 16,1 / 28,1 / 66,3 m |
Consumo urbano | 8,2 km/l | 8,5 km/l |
Consumo rodoviário | 10,2 km/l | 11,1 km/l |
Ruído interno (neutro / RPM máximo) | 39,4 / 71,3 dBA | 39,1 / 74,9 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) |
61,5 / 67,4 dBA | 62,9 / 70,5 dBA |
Também estão melhores os números de consumo (urbano/rodoviário): 8,2/10,2 km/l de etanol no teste inicial e 8,5/11,1 km/l no final. Não chega a ser um grande feito: no Longa Duração, os resultados de desempenho e consumo tendem a ser mais positivos na segunda medição.
“A diferença é por conta do assentamento das peças”, explica o consultor técnico Fábio Fukuda, responsável pelos desmontes. “O motor geralmente melhorou sua potência e seu torque. Em contrapartida, as partes móveis da carroceria e do interior já não estão mais tão justas, e costumam fazer mais barulho”.
O HR-V seguiu o padrão dos testes anteriores, registrando pioras discretas no nível de ruído interno e um pouco mais acentuadas nas provas de frenagem. Na próxima postagem, analisaremos em profundidade os resultados do desmonte do carro. Aguarde!
CONSUMO | |
---|---|
No mês: | 8,2 km/l com 42,1% de rodagem na cidade |
Desde maio de 2015: | 8,2 km/l com 25,8% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 347 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | EX 1.8 |
Motor: | dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 139/140 cv a 6.300 rpm, 17,4/17,3 mkgf a 5.000 rpm |
Câmbio: | automático CVT, 7 marchas, tração dianteira |