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GWM Haval H6: preços, equipamentos, desempenho e consumo do SUV

O GWM Haval H6 tem três versões, duas carrocerias e duas mecânicas no Brasil; QUATRO RODAS testou todos elas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 dez 2023, 16h05 - Publicado em 30 dez 2023, 16h05
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  • Carro de estreia da GWM no Brasil, o Haval H6 se tornou um dos principais SUVs médios e um dos híbridos mais vendidos do Brasil. O modelo já acumula 5.874 unidades emplacadas no Brasil em 2023, a maioria desde maio, quando começaram as entregas para os primeiros compradores.

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    O GWM Haval H6 é vendido no Brasil em duas carrocerias. O SUV convencional tem opção de mecânica híbrida convencional (HEV) e plug-in (PHEV), enquanto o Haval H6 GT é um SUV cupê com pretensões esportivas e vendido apenas com mecânica plug-in.

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    HAVAL H6
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Preços do GWM Haval H6:

    Mecânica do GWM Haval H6

    HAVAL H6
    H6 GT é derivado do H6 Premium, mas traz frente e traseira inéditas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Trocando em miúdos, a versão HEV é híbrida plena, como um Toyota Prius, e é capaz de recarregar sua bateria de 1,6 kWh com a energia recuperada nas frenagens. Já a mecânica híbrida plug-in tem uma grande bateria de 34 kWh, que permite rodar até 170 km em modo elétrico.

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    Na prática, a diferença de potência e desempenho entre as versões é grande. O H6 HEV combina um 1.5 turbo a gasolina e um motor elétrico. Os dois motores somam 243 cv e robustos 54 kgfm.

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    HAVAL H6 GT
    Com 393 cv, 77,7 kgfm e visual agressivo, H6 GT chega aos 100 km/h em 4,8 s (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Uma curiosidade desse sistema é a presença de uma transmissão de dupla embreagem com duas marchas. Basicamente, a marcha baixa é utilizada na cidade e a alta, na estrada. Isso porque na maior parte do tempo a tração é provida pelo motor elétrico dianteiro, mas, como a bateria é pequena o motor a gasolina quase não para de funcionar, a fim de gerar eletricidade.

    Haval H6 GT
    Teto solar é opcional (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É essa demanda por energia que o Haval H6 PHEV corrige por ter uma bateria tão maior. Ele mantém o 1.5 turbo a gasolina, que é combinado a outros dois motores elétricos, um em cada eixo, fazendo assim com que o H6 tenha tração 4×4 (que pode funcionar como 4×2, dianteira ou traseira).

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    Haval H6
    GWM Haval H6 HEV (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O funcionamento do H6 PHEV é quase o de um elétrico, já que o conjunto prioriza o funcionamento dos motores elétricos, que podem tracionar sozinhos até os 140 km/h – antes disso o motor a combustão só será acionado caso o motorista pise fundo no acelerador para exigir mais desempenho.

    HAVAL H6
    Curvatura da tampa do porta-malas favorece impressão de tamanho (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    No modo Sport e com controle de tração desligado, todos os motores trabalham em conjunto. É quando os fartos 393 cv e 77,7 kgfm estão disponíveis. O desempenho, porém, pode variar de acordo com a carga da bateria – que aceita recarga rápida a até 48 kW, indo de 10 a 80% em 29 minutos.

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    HAVAL H6
    Independente da versão, há um motor 1.5 turbo a gasolina sob o capô (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em um carregador lento, de 7 kWh, a carga total (0 a 100%) é feita em 6 horas. Já em uma tomada de 220 v, essa operação demora 10 horas.

    Haval H6
    O raro caso de híbrido que aceita recarga rápida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A diferença de desempenho entre as duas mecânicas é enorme: os PHEV chegam a ser 4 s mais rápidos na aceleração de 0 a 100 km/h e tiveram melhores números de consumo em nosso teste. Você vê o número de desempenho de todos eles na tabela a seguir.

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    Desempenho e consumo do GWM Haval H6

    GWM Haval H6 HEV GWM Haval H6 GT PHEV GWM Haval H6 PHEV
    Aceleração
    0 a 100 km/h 8,8 s 4,8 s 4,9 s
    0 a 1.000 m 30,2 s – 165,7 km/h 25,8 s – 188,7 km/h 24,9 s – 186,3 km/h
    Velocidade máxima* 175 km/h 189 km/h 180 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h em 4,8 s 2,2 s 2,7 s
    D 60 a 100 km/h em 5,6 s 2,8 s 3,4 s
    D 80 a 120 km/h em 7,1 s 3,7 s 4,2 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 15,8/28,0/63,4 m 13,4/24,4/54,1 m 15,0/26,3/57,9 m
    Consumo
    Urbano 16,5 km/l 20,4 km/l 22,8 km/l
    Rodoviário 12,7 km/l 19 km/l 19,7 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 47,2/- dBA 43,5/- dBA -/- dBA
    80/120 km/h 62,5/68,7 dBA 64,4/69,9 dBA 61,5/68,7 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 97 km/h 98 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5ª 2.100 rpm 2.100 rpm 2.100 rpm
    Volante 2 voltas 2,5 voltas 2,5 voltas
    SEU Bolso
    Preço R$ 214.000 R$ 315.000 R$ 269.000
    Garantia 5 anos 5 anos 5 anos
    Revisões até 50.000 km R$ 4.280 R$4.560 R$4.560

    Equipamentos do GWM Haval H6

    GWM Haval H6
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A tecnologia também é um fator-chave nos Haval H6, com uma extensa lista de equipamentos de série. O único opcional nos H6 convencionais é o teto solar panorâmico, já que ele influencia em blindagens. Mas o H6 GT tem o teto elétrico panorâmico por padrão.

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    GWM Haval H6
    GWM Haval H6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A lista de equipamentos inclui os clássicos piloto automático adaptativo, frenagem automática, alerta de tráfego cruzado e permanência em faixa e detector de fadiga, além de head-up display. O H6 GT ainda tem uma câmera de reconhecimento facial para adaptação dos ajustes do carro feitos e memorizados previamente.

    GWM Haval H6
    GWM Haval H6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas há outros diferenciais, como o Smart Dodge, que detecta veículos na faixa ao lado e é capaz de fazer pequenos desvios dentro da própria faixa, se necessário. Mas há outros diferenciais, como o Smart Dodge, que detecta veículos na faixa ao lado e é capaz de fazer pequenos desvios dentro da própria faixa, se necessário. Na verdade, também é capaz de reconhecer até o tipo de veículo à frente.

    Haval H6
    Sem piano black, cabine do H6 GT abusa de suede e partes macias com textura de fibra de carbono (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Traz ainda a redução de velocidade em curvas durante a condução semiautônoma, estacionamento semiautônomo sem a necessidade de controlar o freio e o sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos (como nos BMW).

    Haval H6
    GWM Haval H6 GT tem bancos esportivos e portas têm partes de suede (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por dentro, o H6 tem bom acabamento, com materiais emborrachados, mas as porções em preto brilhante e os frisos cromados não demonstram tanta qualidade, assim como o grande volante, resquícios chineses. O H6 GT, porém, troca os plásticos brilhantes por foscos, imitação de fibra de carbono e suede.

    Haval H6
    Espaço traseiro é excelente mas os bancos, nem tanto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Há duas telas, uma de 12,3” para a multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e outra de 10,3” para o quadro de instrumentos. Ainda estão na lista ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, partida por botão, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e seis airbags.

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    Haval H6

    Espaço também é um trunfo e todos vão com conforto em pernas e cabeça, mesmo quem precisar ir no assento central. O porta-malas tem bons 560 litros no SUV e 515 litros no SUV cupê.

    Dimensões do GWM Haval H6

    O Haval H6 Premium tem 4,68 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,74 m. Já a versão GT tem 4,72 m de comprimento, 1,94 m de largura e mantem a altura de 1,73 m e o entre-eixos de 2,74 m.

    Haval H6
    Dois aerofólios na traseira: um no teto e outro na tampa do porta-malas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    GWM Haval H6
    GWM Haval H6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    SUV será fabricado no Brasil

    A GWM já tem 65 concessionárias no Brasil e sua fábrica, em Iracemápolis (SP), que foi comprada da Mercedes-Benz, começa a funcionar em 1° de maio de 2024. Mas a importação de carros da China ainda continuará por um bom tempo.

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    A volta do imposto de importação para carros híbridos e elétricos fez a fabricante mudar de ideia: em vez de iniciar a produção nacional com uma inédita picape híbrida e um SUV baseado no mesmo chassi, terá o Haval H6 como o primeiro GWM fabricado no Brasil e este será seguido pelo inédito Haval H4 HEV.

    A GWM inclusive garante que os H6 nacionais não terão mudanças neste visual lançado em 2023 por pelo menos três anos.

    Ficha técnica – Great Wall Haval H6 PHEV

    Preço: R$ 270.000 (estimado)
    Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + dois motores elétricos; 393 cv (combinada)
    Câmbio: automático, 2 marchas (combustão); 1 marcha (elétricos); tração integral
    Bateria: capacidade, 34 kWh; autonomia, 170 km
    Recarga: 0 a 100% em 6 horas (AC); 20 a 80% em 35 min (DC)
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
    Freios: a disco nas quatro rodas
    Pneus: 235/55 R19
    Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 2.040 kg; porta-malas, 560 l

    Ficha técnica – GWM Haval H6 Premium HEV

    Preço: R$ 209.000
    Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + um motor elétrico; 243 cv, 54,0 kgfm (combinados)
    Câmbio: automático, 2 marchas (combustão)
    Bateria: capacidade, 1,6 kWh
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
    Freios: a disco nas quatro rodas
    Pneus: 235/55 R19
    Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 1.699 kg; porta-malas, 560 l

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    Ficha Técnica – GWM Haval H6 GT PHEV

    Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, inj. direta, 1.499 cm³; 2 elétricos síncronos; potência comb., 393 cv; torque comb., 77,7 kgfm
    Câmbio: automático, DCT, 2 marchas, tração integral
    Bateria: 34 kWh; autonomia, 170 km
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
    Pneus: 235/55 R19
    Peso: 2.050 kg
    Dimensões: compr., 472,7 cm; larg., 194 cm; alt., 172,9 cm; entre-eixos, 273,8 cm; porta-malas, 560 litros; tanque, 55 litros

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