Melhoria de performance com redução do consumo de combustível: 60.000 km mais maduro, o Ka de Longa Duração foi até a nossa pista de testes e saiu de lá com números melhores do que quando foi avaliado pela primeira vez, aos 1.000 km (veja quadro abaixo). Para o Ford, a passagem do tempo – e dos quilômetros – fizeram bem.
Todos os números de aceleração, retomada e consumo foram superiores. Nas frenagens, apenas a de 60 km/h a 0 sofreu variação negativa, assim como o ruído em ponto morto – em RPM máximo, também houve melhora. Com um aprimoramento consistente dos resultados obtidos na primeira e segunda rodadas de teste, seria uma enorme decepção encontrar problemas graves no conjunto mecânico durante o desmonte.
LEIA MAIS:
>> Longa Duração: Ford Ka em ponto de ebulição
>> Longa Duração: quanto as revendas topam pagar pelo nosso Ka?
O editor Péricles Malheiros rodou com o Ka para uma tomada de impressões finais. “Senti alguns engasgos do motor, principalmente na fase fria. Vamos dar atenção especial aos sistemas de alimentação (bicos, filtro de ar e corpo de borboleta) e ignição (velas) no desmonte”, diz Péricles.
Eduardo Campilongo, piloto de teste, também teve um último contato com o Ka: “A dificuldade de fechar a tampa do porta-malas é o que mais me incomoda. Ele chegou à frota com esse problema, passou por cinco revisões na rede da Ford e nenhuma autorizada conseguiu resolver a questão de maneira definitiva.
* Não perca os resultados do desmonte do Ford Ka, publicados na QUATRO RODAS de junho, que começa a chegar às bancas e assinantes a partir da semana que vem.
1.005 km | 60.000 km | |
---|---|---|
aceleração de 0 a 100 km/h | 15,6 s | 15 s |
retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 10 s | 9,4 s |
retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 15,3 s | 14,1 s |
retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 27,3 s | 24,8 s |
frenagem de 60 km/h a 0 | 16,6 m | 16,8 m |
frenagem de 80 km/h a 0 | 30,3 m | 27,3 m |
frenagem de 120 km/h a 0 | 70,1 m | 63,7 m |
consumo urbano | 9,5 km/l | 10,5 km/l |
consumo rodoviário | 12 km/l | 12,7 km/l |
ruído em ponto morto | 42,4 dBA | 43,9 dBA |
ruído em RPM máximo | 74,8 dBA | 72,9 dBA |
CONSUMO | |
---|---|
No mês: | 10,3 km/l com 12,4% de rodagem na cidade |
Desde fevereiro 2015: | 9,6 km/l com 27,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | etanol |
GASTOS NO MÊS | |
Combustível: | R$ 1.983 |
FICHA TÉCNICA | |
Versão: | SEL 1.0 |
Motor: | 3 cilindros, dianteiro, transversal, 997 cm3, 12V, flex, 85/80 cv a 6.500 rpm, 10,7/10,1 mkgf a 4.500/3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |