Por Péricles Malheiros
29 593 km
Metade da tarefa do Corolla no Longa Duração está cumprida: o sedã acaba de passar dos 30 000 km. E também, claro, pela terceira revisão programada. Para tanto, levamos o sedã até São Caetano do Sul (SP), na concessionária Tsusho.
Com o costumeiro atendimento tranquilo da rede Toyota, um único dia de serviço foi suficiente para a realização dos serviços preconizados pela fábrica: troca de lubrificante do motor e filtros de óleo e combustível. Com a revisão a R$ 304 (o mesmo valor sugerido pela fábrica) e os serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio a R$ 190, pagamos uma conta de R$ 494.
Da Tsusho, seguimos para a oficina Fukuda Motorcenter, onde nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, fez a conferência dos serviços prestados. “O único deslize detectado foi um erro no rodízio. Quando passaram as rodas de trás para a frente, se esqueceram de inverter os lados, como manda o manual. Ou seja, fizeram o rodízio convencional”, disse. O óleo estava no nível correto e os filtros são novos. Não foi encontrado nenhum sinal de troca não autorizada de peças.
De volta à ativa, o pneu traseiro esquerdo do Corolla furou ao passar sobre um parafuso. Emergencialmente, foi feito um reparo com um macarrão – uma tira de goma introduzida no furo. Depois, o macarrão foi substituído por um manchão, um conserto mais definitivo.
CONSUMO
No mês: 7,9 km/l com 38% de rodagem na cidade
Desde mai/14: 8,2 km/l com 31,4% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 673
Revisão: 304
Alinhamento: 190
Reparo de pneu: R$ 70