PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fiat Uno Evolution 1.4

Na linha 2015, o Uno ganha linhas mais bonitas e o econômico start-stop, o primeiro de um carro nacional.

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 8 nov 2016, 18h06 - Publicado em 25 set 2014, 22h06
impressoes

O Fiat Uno 2015 não ficará famoso pelas mudanças externas: elas foram discretas. O mesmo não pode ser dito de um equipamento que ele acabou de ganhar: o Uno será o primeiro nacional a ter um dispositivo que desliga e liga o motor automaticamente no anda e para do trânsito. Bem conhecido na Europa, o start-stop é um poderoso aliado para ajudar a reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes. Ele desliga o motor quando o carro para e volta a ligar quando o veículo reinicia o movimento. Seu benefício é proporcional ao tráfego. Quanto mais travado, melhor – comparando com um carro sem esse recurso, que continua queimando combustível mesmo com o trânsito parado. Sucessivas partidas, ao contrário do que pode parecer, não anulam ou diminuem o benefício, porque a partida que gera mais consumo é somente a primeira do dia, quando o motor está frio. As demais não requerem combustível extra. Segundo a Fiat, o sistema pode reduzir em até 20% o consumo (e a emissão de gases), em condições de trânsito pesado.

Para demonstrar a eficiência do equipamento, a Fiat realizou um teste simulado, em que o carro fez duas viagens – a primeira com o sistema desativado e a segunda, ativado -, e confrontou os resultados. O ganho de 20% foi obtido num percurso de 1,7 km, com velocidade média de 15,7 km/h, o que caracteriza um trânsito bastante congestionado. Segundo a CET, a velocidade média nos principais corredores da cidade de São Paulo, no horário de pico, na parte da tarde, é um pouco melhor: 18,5 km/h.

Retorno do investimento

A Fiat não havia divulgado os preços do Uno 2015. Mas deu a estimativa de que o start-stop encareceria o modelo em R$ 800 reais – valor que poderia ser amortizado em cerca de 3 000 km rodados, segundo a empresa. Infelizmente o sistema estará disponível apenas na versão Evolution 1.4 (mostrada nas fotos aqui), como item de série. Nas outras, nem como opcional. Mas a fábrica tem planos de ampliar a oferta do equipamento não apenas para as outras versões do Uno como também para os demais modelos da marca. O start-stop é um sistema eletrônico simples, mas requer aperfeiçoamentos no carro. A bateria deve ser capaz de acumular energia mais rapidamente, e o motor de arranque, ter uma vida útil maior. Segundo a Fiat, no caso do Uno, esse componente é capaz de produzir seis vezes mais ciclos que um equipamento convencional.

Na linha 2015, a família Uno cresceu. Antes havia seis versões, agora há sete: Vivace (duas e quatro portas), Attractive e Way (quatro portas) 1.0, Evolution, Way e Sporting (quatro portas) 1.4. A Vivace permaneceu sem alterações, assumindo o papel de modelo de entrada que antes era do falecido Mille. Todas as versões adotaram dois recursos para reduzir o consumo: pneus verdes, mais eficientes (com resistência ao rolamento 8% menor, segundo a Fiat), e ajustes no câmbio. Além disso, o motor passou a ser apoiado em novos coxins, que contribuem conjunto com o start-stop, por uma questão técnica – o start-stop de um carro manual usa o pedal da embreagem como referência para funcionar. Entre os itens de série, todo Uno virá com direção hidráulica, banco traseiro rebatível, palhetas flat blade e calotas, entre outros. A versão Evolution tem como diferenciais computador de bordo, quadro de instrumentos com tela de LCD, som, retrovisores externo com luzes de direção e volante com regulagem de altura. A unidade mostrada aqui exibe ainda todos os opcionais a que tem direito, como o cinto de segurança de três pontos atrás, na posição central – uma falha, já que recursos de segurança deveriam ser sempre itens de série. A lista toda contempla ainda ar-condicionado, Bluetooth, sensor de ré e rodas de liga leve, além de itens de personalização.

Continua após a publicidade

Ao volante, o Uno não mudou. Ele continua obediente e com sua suspensão cumpridora, embora com calibragem macia. O desempenho também se manteve como antes, esperto para um hatch da sua categoria, já que não houve mudanças no motor e as alterações no câmbio se resumem ao alongamento da quinta marcha, com o objetivo de melhorar o rendimento na estrada, principalmente.

COMO FUNCIONA O START-STOP

660-uno-motor.jpeg

Para instalar o start-stop, a Fiat fez diversas mudanças no Uno. Além da bateria e do motor de partida, a fábrica instalou sensores para monitorar diferentes partes do carro, como o câmbio, o freio e o ar-condicionado. O start-stop desliga o motor do carro quando o motorista pisa na embreagem e coloca o câmbio em ponto morto e volta a ligá-lo, quando o motorista aciona a embreagem para engatar a primeira marcha (nas transmissões automáticas, a referência é o pedal do freio). Para funcionar de forma correta e segura, o start-stop precisa seguir uma série de condições. Ele só desliga o motor se o líquido de arrefecimento estiver acima de 40 °C (para não ter de religar o motor quando ele ainda está frio). E volta a ligar o motor, mesmo com o carro parado, se uma parada mais longa prejudicar o funcionamento do ar-condicionado ou do servofreio, para evitar que os freios deixem de atuar por redução de vácuo.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

O Uno evoluiu e ficou mais bonito e equipado. Mas é uma pena que sua grande novidade, o start-stop só estará disponível nas versões mais caras da linha.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.