Fiat Fastback 2026 estreia mais equipado para fazer (mais) inveja aos europeus
Cobiçado pelos italianos, o Fiat Fastback muda para ficar com estilo alinhado ao Grande Panda e agora tem teto panorâmico e até banco elétrico

Pode parecer improvável, mas os europeus invejam os carros da Fiat fabricados no Brasil. Eles já têm o Grande Panda, hatch que inaugura uma nova família de compactos, mas têm ciúmes da variedade de carros que só são fabricados por aqui.
Os italianos, mais apegados à Fiat, chegam a ironizar o Fiat 600, que mais parece um 500 com esteroides, enquanto o Brasil tem o Fastback, que é um grande sucesso de vendas – e a linha 2026 tem mudanças no visual e nos equipamentos para manter isso.
View this post on Instagram
O Fiat Fastback 2026 tem visual inspirado justamente no Grande Panda europeu. Mas vai além e estreia novas rodas e, a depender da versão, agora é possível optar por teto solar panorâmico, banco do motorista elétrico, monitor de pontos cegos, faróis de neblina de led, iluminação nos parassóis e uma grande área forrada de vinil nas portas dianteiras. O preço inicial, porém, é o mesmo: R$ 119.990.
Preços do Fiat Fastback 2026:
- Fastback T200 1.0T CVT – R$ 119.990
- Fastback Audace Hybrid T200 1.0T CVT – R$ 159.990
- Fastback Impetus Hybrid T200 1.0T CVT – R$ 167.990
- Fastback Limited Edition T270 1.3T AT6 – R$ 171.990
- Fastback Abarth T270 1.3T AT6 – R$ 177.990
O que muda no Fastback 2026?

O “jeitinho italiano” se confunde com o “jeitinho brasileiro”. A grade e a tomada de ar dianteira com filetes verticais que já apareceram no Cronos e no Pulse também dá as caras no Fastback. Os designers da Fiat classificam como um estilo mais “mecânico”, mas é um jeito de alinhar os modelos mais antigos à linguagem de estilo do Grande Panda – que será lançado no Brasil, possivelmente com outro nome, em 2026.
O para-choque do Fastback já tinha tomadas de ar laterais a 90°, mas seu formato mudou. Os faróis, porém, ficaram de fora da lista de mudanças e são os mesmos full-led de antes.

Quem mais se beneficiou das atualizações foi o Fastback Impetus 2026. Além de novas rodas aro 18 que combinam com esta nova tendência de design, esta é a primeira versão que pode receber o teto panorâmico. É um opcional parte de um pacote de R$ 4.990 que também contempla as luzes nos parassóis, faróis de neblina de led e as molduras das caixas de roda, saias laterais e parte maior do para-choque traseiro pintado na cor da carroceria.

Em outras palavras, o Impetus com teto solar ganha parte da identidade visual do Fastback Abarth. A versão Limited Edition (que de limitada não tem nada) tem essa pintura extra como padrão, mas o pacote do teto solar contempla o banco elétrico do motorista. Isso encarece o carro em 5.990. Bancos de vinil cinza custa mais R$ 1.340.
O Fastback Abarth 2026 tem todas as novidades de série, até mesmo o monitor de pontos cegos e a central multimídia com internet 4G e que aceita comandos a distância via smartphone, que nos Impetus e Limited encarecem o SUV cupê em mais R$ 3.990.

O monitor de pontos cegos é a única novidade relacionada aos itens de segurança e é opcional. O Fastback continua com quatro airbags em todas as versões e a falta dos airbags de cortina certamente é algo que não faz inveja aos fãs da Fiat europeus.
No caso dos pacotes e preços do Fastback, fazer sentido nem sempre é uma opção. Um Fastback Impetus com todos os opcionais custa R$ 178.310 enquanto o Limited completo custa R$ 181.970. Se a concessionária não der os descontos usuais, o Fastback Abarth, que é o mais potente de todos, torna-se uma escolha racional.

Só o Fastback Abarth tem a grade com a base das aletas na cor vermelho, rodas aro 18 pretas que emulam o cubo rápido dos carros de corrida, o escudo da Abarth nos para-lamas e o “Fiat delete”, porque o logotipo da Fiat dá lugar ao escrito “Abarth” ou ao escorpião ícone da marca. O aracnídeo, por sinal, está desenhado em alto relevo na nova forração dos bancos dianteiros. A cabine ainda tem costuras e apliques vermelhos e volante exclusivo, além de partes com textura que imita fibra de carbono.

Motores do Fiat Fastback 2026
Nenhum dos motores são novos, mas há quatro configurações distintas distribuídas em cinco versões. O Fastback T200 é o único com o motor 1.0 GSE Turbo que não é híbrido leve 12V, mas tem os mesmos 130 cv e 20,4 kgfm dos Audace e Impetus, que têm eletrificação para auxiliar um pouco no consumo. Os dois usam o câmbio automático CVT com simulação de seis marchas.

Quanto aos mais potentes, o Fastback Limited Edition tem o motor 1.3 GSE Turbo gerando 176 cv e 27,5 kgfm. Ele já tinha ficado mais fraco na virada do ano, quando o Proconve L8 entrou em vigor (assim como os Jeep Renegade, Compass e Commander, e a Fiat Toro) e perdeu o “by Abarth” no nome que ostentava desde o lançamento, em 2022. Só o Fastback Abarth preservou a fauna de 185 cv, mas com os mesmos 27,5 kgfm. A Fiat diz, porém, que isso não passou de decisão mercadológica, ainda que a redução de potência tenha sobrado até para a Toro.
As versões com motor 1.3 turbo usam sempre o câmbio automático de seis marchas.

Não há mudanças nas suspensões, freios ou direção. O Fiat Fastback continua com a dinâmica de antes, o que está longe de ser ruim. É um carro ágil, que parece leve ao volante e bastante responsivo. Nisso, o entre-eixos de 2,53 m, pequeno para um SUV médio atual, até ajuda deixando o contorno das curvas mais rápido. O comprimento de 4,40 m é equivalente ao de um Jeep Compass e explica o porta-malas de 516 litros.

As mudanças do Fiat Fastback 2026 são limitadas e tudo parece ter sido calculado friamente. O SUV cupê mantém uma média de 4.000 unidades emplacadas mensalmente há mais de um ano e meio e, neste ano, só fica atrás de Strada, Argo e Mobi nas vendas. Nem sequer sobram carros para os italianos que cobiçam o Fastback.
Versões, preços e opcionais do Fiat Fastback 2026
Fastback T200 1.0T CVT – R$ 119.990

É equipado de série com possibilidade de seleção de perfil de usuário, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, quadro de instrumentos com tela de 3,5”, central multimídia de 8,4”, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, faróis de led, retrovisores elétricos, rodas de liga leve aro 17” e bancos de tecido.
Opcional: Pack Smart Drive: R$ 4.000,00
Chave keyless, partida remota, câmera de ré, carregador por indução, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos black piano, roda 17″ diferenciada
Fastback Audace Hybrid T200 1.0T CVT – R$ 159.990

É equipado de série com chave keyless, carregador por indução, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência (AEB), central multimídia de 10,1”, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, farol alto automático, partida remota, câmera de ré, maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos em acabamento black piano, rodas de liga leve diamantadas de 17”, painéis das portas dianteiras com revestimento em tecido e volante revestido em couro.
Opcional: Serviços conectados Connect Me: R$ 2.990
Fastback Impetus Hybrid T200 1.0T CVT – R$ 167.990

Ainda traz como itens de série quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, sensor de estacionamento dianteiro, luz de cortesia nos retrovisores externos, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 18, teto bicolor, bancos revestidos em couro e acabamento em couro nos painéis das portas dianteiras.
Opcionais:
- Connect Me + blindspot: R$ 3.990
- Banco de couro ecológico claro: R$ 1.340,00
- Sunroof pack: R$ 4.990 – inclui teto solar panorâmico, saias laterais e molduras das caixas de roda na cor da carroceria, luz no parassol e faróis de neblina de led
Fastback Limited Edition T270 1.3T AT6 – R$ 171.990

Tem todos os equipamentos do Impetus T200 Hybrid mais as molduras inferiores na cor da carroceria
Opcionais:
- Connect Me + blindspot: R$ 3.990
- Sunroof pack: R$ 5.990 – inclui teto solar panorâmico, luz no parassol, faróis de neblina de led e banco do motorista com ajuste elétrico
Fastback Abarth T270 1.3T AT6 – R$ 177.990

Além de todos os equipamentos da versão Limited Edition, esta configuração adiciona calibração esportiva do motor e do câmbio, escape esportivo com ponteiras duplas, serviços conectados, monitoramento de ponto cego, teto panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas exclusivas de 18 polegadas, spoiler em acabamento preto, bancos esportivos revestidos em couro e faróis de neblina de led.