Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Feliz Uno novo

Por Redação
25 nov 2010, 15h03

uno1

2708 km

Além do cheiro de carro novo, muitos justificam a compra de um zero-quilômetro sob o argumento de estar a salvo de custos e aborrecimentos na manutenção. Na coluna dos custos, o Uno está honrando essa ideia. Mas já chegou exigindo atenção. O que o levou de volta à revenda não foram só o volante desalinhado e a luz do reservatório de gasolina de partida a frio. Este último problema, aliás, desapareceu após alguns quilômetros e depois do nosso primeiro teste, feito com 1073 km.

Talvez pelas frenagens e acelerações a que ele foi submetido, mas o mais provável é que ele tenha se acostumado com o combustível fóssil (ele usa álcool desde que saiu da revenda). Apagada a luz do painel, foi a vez dos faróis desregulados, seguidos de uma anomalia que exigiu até a visita de um técnico da Fiat: o direcionador do fluxo do ar-condicionado não ia até o fim de seu curso. Perto dali, ele estalava, como se os cabos que o acionam fossem curtos demais.

A revenda Amazonas (SP) solicitou a vinda de um técnico da fábrica, que determinou a troca de todo o painel. Como a peça não estava disponível na concessionária, tivemos de retirar o carro e aguardar a peça. Por sorte, na semana seguinte ela apareceu. A troca exigiu dois dias de trabalho, mas o Uno voltou tinindo. Volante e faróis já haviam sido arrumados.

Voltando a nosso primeiro teste, o Uno ainda está meio amarrado. Foi de 0 a 100 km/h em 17,5 segundos, percorrendo 1000 metros em 38,1 segundos. As retomadas de 40 a 80 km/h, de 60 a 100 km/h e de 80 a 120 km/h foram, respectivamente, de 12,4, 19 e 32,4 segundos. Em termos de frenagem, o ABS ajudou o carro a parar em 16,1 metros, vindo a 60 km/h, em 27,8 metros (80 km/h) e em 64,2 metros (120 km/h). Esta última marca foi sensivelmente melhor que as obtidas pelo Uno 1.0 e pelo 1.4 na edição 605, mas ainda parece alta. Se não é um primor de desempenho, o consumo com álcool foi bastante bom: 8,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada. O Uno só poderia ser um pouco mais silencioso. Em marcha lenta, ele registrou 45,3 dB. A 120 km/h, 69,9 dB.

Continua após a publicidade

Após as primeiras provas, o Uno parecia ter chegado ileso ao fim do mês, mas um pequeno acidente na Marginal Pinheiros deve levá-lo de volta à rede Fiat. Por distração, em um engarrafamento, um motorista bateu em sua traseira, danificando o painel de metal sob o para-choque e a própria peça, que terá de ser substituída. O editor Péricles Malheiros, que dirigia o carro com uma camiseta da revista, foi identificado pelo motorista, que é fã da QUATRO RODAS e se mostrou uma pessoa responsável, assumindo o custo do conserto. Mas isso é assunto para o mês que vem.

Principais ocorrências

1350 km: colisão traseira

Consumo

No mês (41,1% na cidade): Álcool – 8,7 km/l

Desde out/10 (45,5% na cidade): Álcool – 8,1 km/l

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.