Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Envemo Camper era o Jeep Cherokee brasileiro com peças de Uno e Chevette

SUV com chassi do Engesa, o Camper tinha peças de Opala, Chevette e Uno, mas era luxuoso, confortável e valente em qualquer terreno

Por Fábio Black
Atualizado em 6 nov 2022, 15h44 - Publicado em 3 abr 2021, 16h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Camper 4X4, da Envemo.
    O Camper foi inspirado no Jeep Cherokee, mas os faróis são do Fiat Uno (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Por conta da proibição da importação de automóveis, muitas empresas brasileiras se aventuraram em fazer seus próprios projetos. Muitos deles eram tão bons que são venerados até hoje. O Envemo Camper é um deles.

    Publicidade

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Publicidade

    Totalmente inspirado no Jeep Cherokee, o Envemo Camper foi apresentado no Salão do automóvel de 1988, mas só chegou às lojas em maio de 1990. Durou até 1995, quando a Envemo entrou em falência. Mas isso não ofuscou suas qualidades, que estavam no DNA.

    Considerado primo do Engesa 4, por utilizar o mesmo chassi, mas com distância entre eixos aumentada, o Camper tinha atributos importantes. O espaço interno era maior, tinha acabamento e equipamentos dignos dos carros de luxo da época e ainda tinha rodar confortável. Os atributos off-road vinham à tona na hora certa e deixava evidente que o chassi havia sico aprovado para o uso militar.

    Publicidade
    Envemo Camper
    Carroceria de fibra sobre o chassi do Engesa 4 fizeram dele um excelente veículo 4×4. Detalhe para a lanterna do Chevette (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Até havia outros carros nacionais que mandavam bem na terra, mas o  Envemo Camper tinha estilo interessante, de um SUV dos anos 2000 e não de um jipe de 10 anos antes. Mas cobrava-se caro por ele: atualizando os valores de 1992, custava o equivalente a R$ 379.251 de hoje. Um Jeep Wrangler novinho custa R$ 419.000. 

    E talvez o Camper tenha sido, de fato, a versão brasileira do Jeep Cherokee, sua musa inspiradora do Camper. E justamente por ser nacional, fazia uma salada com peças de carros comuns: havia diversas peças Chevrolet, como lanternas do Chevette e painel do Opala Diplomata, mas os faróis eram do Fiat Uno. O Envemo Camper tinha versões a gasolina, àlcool e diesel, com tração 4×2 e 4×4.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Em Abril de 1992 (edição 381), Quatro Rodas testou um carro de produção nacional com atributos e estilo que somente anos depois se tornaria febre mundial: o SUV – Sport Utility Vehicle. Vamos relembrar o teste feito pelo jornalista Douglas Mendonça com a versão Diesel 4×4. Acompanhe na íntegra:

    Envemo, Camper
    Em nossa pista de testes, o Envemo Camper teve bom desempenho (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    O LUXO SAI DA ESTRADA
    A Camper 4×4 diesel prova que é capaz de rodar em qualquer terreno com conforto

    Quem procura uma veículo resistente, a diesel, com tração nas quatro rodas e ainda com acabamento luxuoso agora tem uma opção nacional: a Camper 4×4 diesel. Até então, essas características só eram encontradas em modelos importados, a um custo duas vezes maior do que os cerca de 35.000 dólares que a Envemo pretende cobrar.

    Publicidade

    Com um estilo totalmente inspirado na Jeep Cherokee norte-americana, essa van tem como ponto forte o chassi e o sistema de suspensão, os mesmos utilizados pela Engesa para atender às rígidas exigências militares. Além, é claro, de equipamentos pouco comuns de serem oferecidos nas versões de série, como direção hidráulica, vidros verdes com para-brisa degradê e pneus radiais 215/80 R16.

    Continua após a publicidade
    Envemo Camper
    Interior luxuoso contemplava todos os opcionais possíveis para a época, emprestados da familia Chevrolet (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    O modelo testado ainda possuía outros opcionais recomendáveis num veículo desse porte: ar-condicionado, retrovisores externos de controle elétrico, rodas e pneus especiais de aro 15, faróis auxiliares com tela protetora, toca-fitas, revestimento de bancos em couro, lavador e desembaçador traseiro. Componentes que dão à Camper um nível de conforto inexistente entre os jipes e picapes nacionais.

    Publicidade

    O interior é surpreendentemente amplo, pois seu comprimento total – de apenas 4,15 metros – chega a ser menor que o de esportivos, como Mitsubishi 3000GT. O acesso é dificultado pela altura do assoalho ao solo e pela opção por somente duas portas, o que complica o entra-e-sai dos ocupantes do banco traseiro. Os fabricantes, no entanto, já acenam com uma versão quatro portas.

    Envemo Camper

    Continua após a publicidade

    Depois de se mostrar resistente e confortável, uma van de luxo também precisa ser competente nas estradas. E a Camper não deixou a desejar. Equipada com o motor Maxion S4 – antigo Perkins – de 4 cilindros em linha e injeção direta, cilindros em linha e injeção direta, ela atingiu 131,6 Km/h de velocidade máxima na pista de testes e levou pouco menos de 25 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h.

    Na comparação com um modelo a gasolina, que utiliza o motor 4 cilindros do Opala, a versão diesel foi mais ágil, sendo superada apenas no nível de ruído, com 3,34 decibéis a mais.

    Envemo Camper
    Seus atributos 4×4 foram herdados do Engesa 4 que tem homologação militar (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Para um carro que pesa quase 2 toneladas, a Camper alcançou bons resultados de consumo, com uma média geral de 9,81 km/l. Na estrada, rodando a 100 km/l com sua carga máxima (550 quilos), ela chegou a 10,80 km/l. Vazia, apenas com o motorista, marcou 11,19 km/l. Mesmo no pesado trânsito urbano, embora não seja o veículo ideal, os resultados foram satisfatórios, assim como o desempenho nas frenagens.

    Continua após a publicidade

    Com uma carroceria bem acabada e em fibra de vidro – o que evita a ferrugem nas regiões litorâneas – , a Camper 4×4 diesel reuniu as condições necessárias para se firmar como uma luxuosa van fora-de-estrada e satisfazer uma fatia de mercado praticamente esquecida pelas montadoras e ainda não ocupada pelas importadoras.

    Envemo Camper
    Inspiração americana de design. Chassi militar, carroceria de fibra e acabamento de luxo (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Teste de desempenho – ENVEMO CAMPER

    Ficha técnica – Envemo Camper

    Envemo Camper
    Chassi do Envemo 4 tinha homologações militares. (Acervo Quatro Rodas/Quatro Rodas)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Continua após a publicidade

    capa 743

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.