Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Dafra Citycom 300i X Suzuki Burgman

Elas são o próximo passo para quem busca mais status e conforto entre os scooters

Por Ismael Baubeta | Fotos: Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 12h24 - Publicado em 10 Maio 2013, 14h00
Dafra Citycom 300i X Suzuki Burgman

Scooters de médio e grande porte estão em alta no mundo todo. Por que seria diferente no Brasil? São motonetas ágeis, versáteis, confortáveis e que ainda têm espaço para levar bem protegidos os pertences do dia a dia ou alguma bobagem, caso o proprietário queira encarar uma estrada.

Ao contrário do que ocorre no Velho Mundo, entretanto, onde há uma legião de motonetas desse tipo e a oferta de modelos é farta – as de grande cilindrada estão em voga com os recentes lançamentos de BMW C 600 Sport e C 650 GT, YamahaT-Max 530 e, ainda, Aprilia RSV850-, no Brasil predominam os scooters de menor cilindrada, tendo como líderes Honda Lead 110 e Suzuki Burgman 125i. Estão, porém, com-pletamente sufocados pelas motos utilitárias de até 150 cc.

A Dafra Citycom 300i (13780 reais) entrou em 2010 num segmento explorado até então apenas pelo Suzuki Burgman 400 (26900 reais), comercializado no país desde 2000, que custa praticamente o dobro.Apesar da discrepância nos valores, ambos disputam – pelo menos em grande parte – o mesmo tipo de consumidor, que procura a praticidade das motonetas para fugir do tráfego pesado, chegar ao trabalho bem vestido, com mochila e aparelhos eletrônicos (laptop, celular, tablet) sob o banco e ainda mostrar seu status social.

2˚ Suzuki Burgman 400

O Burgman 400 de hoje é o mesmo que recebeu várias modificações em 2009, quando foi apresentado no Brasil. O visual continua bonito e bastante agressivo. Os faróis são grandes e têm formato de asa, preenchendo boa parte do escudo frontal. Eles estão ladeados por duas bonitas entradas de ar, com vincos que terminam na lateral, perto do guidão. O banco é enorme e confortável. Perdeu o sissy-bar – encosto para as costas do segundo ocupante -, mas sem diminuir o conforto do passageiro. A traseira larga tem duas alças grandes para o garupa se agarrar. O porte é de uma nave e chama atenção. Ao montar na supermotoneta, você percebe que o banco é bem baixo e o guidão elevado permite boa ergonomia na posição de pilotagem. O painel está lá no fim da eficiente bolha aerodinâmica. Ela reúne características que a fazem melhor em ergonomia e conforto que o Citycom: o comprimento do cockpit oferece espaço para o condutor estender as pernas à frente, adotando a postura de uma custom.

O motor monocilíndrico refrigerado a água gera 34 cv a 7300 rpm e 3,7″quilos” de torque. Tem bom empuxo e o câmbio CVT – polia de diâmetro variável – faz ganhar velocidade rapidamente, tem bom desempenho na cidade e permite viagens com boa velocidade. Em contrapartida, é um pouco barulhento, principalmente nas arrancadas. As suspensões são um pouco moles e falta rigidez ao chassi: nas mudanças de direção em alta velocidade, o conjunto ciclístico a faz chacoalhar bastante, o que pode assustar, mesmo sendo equipada com roda dianteira de 14 polegadas. A pequena distância do solo, somada ao largo entre-eixos, torna recorrente o raspar da parte de baixo do assoalho em lombadas e algumas saídas de calçada. É bastante chato ter que passar na diagonal pelas lombadas. Com garupa, é pior.

O sistema de freios tem potência para boas frenagens. São dois discos na dianteira, com pinças de dois pistões, e outro disco na traseira. Mas sua atuação é um pouco prejudicada pelos pneus. Se por um lado a performance do motor é mais prazerosa na Suzuki, a ciclística da Dafra, menorzinha, é um pouco superior. Outro ponto contra o Burgman 400 é o preço das peças de reposição e do seguro, que devem ser levados em conta na hora da compra. A seu favor jogam o maior porte, espaço interno e conforto, além de design e acabamento mais bem cuidados. O desempenho também é superior, o que a diferença de 12000 reais no preço absorve com tranquilidade. É melhor, mas a pergunta é: duas vezes melhor?

Continua após a publicidade

TOCADA

Sua aparência grandalhona camufla a ótima maneabilidade no tráfego. O motor tem bom torque e acelera rápido.

★★★★★

DIA A DIA

Bom para a rodagem diária, com espaço de sobra para levar pertences e até capacete extra.

★★★★

ESTILO

O face-lift de 2009 o deixou mais bonito e moderno, com cara de executivo chique.

Continua após a publicidade

★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

O motor tem boa resposta ao acelerador, mas é um pouco barulhento. O câmbio tipo CVT é ótimo para rodar no trânsito pesado.

★★★★

SEGURANÇA

Com dois discos na roda dianteira – que tem 14 polegadas -, a frenagem está bem mais firme. O disco atrás completa o bom pacote, mas os pneus poderiam ser melhores.

★★★

MERCADO

O preço é alto, apesar de tudo que oferece. Talvez por isso não seja muito visto rodando pelas ruas.

Continua após a publicidade

★★★

1˚ Dafra Citycom 300i

O Citycom 300i chegou de Taiwan (onde é feito pela Sym) em 2010 e de lá para cá recebeu pequenas mudanças. Seus longos faróis parecem formar uma máscara: percorrem o painel frontal e compõem um bonito conjunto com para-brisa e para-lama. O banco com dois níveis favorece o garupa e as rodas de liga leve aro 16 emprestam volume e imponência. Apesar disso, é evidentemente menor que o Burgman.

Sob o banco, há espaço para um capacete fechado, suficiente para o dia a dia. O painel está sobre o guidão e mescla três mostradores analógicos redondos – conta-giros, velocímetro e termômetro -, com painel digital na parte de baixo do velocímetro para mais informações.

A posição de pilotagem é boa, mas o condutor fica próximo do escudo frontal. Ainda que inferior ao do rival, o acabamento geral é satisfatório. Só os punhos de comando são muito simplórios. O banco teima em fazer o traseiro do piloto escorregar para a frente.

O motor monocilíndrico do Citycom 300i é refrigerado a água e gera 23 cv a 7500 rpm e 2,3 mkgf de torque a 5500 rpm. Nas acelerações de 0 a 60, a 80 e a 100 km/h, o Burgman foi mais rápido e marcou 5,8, 9 e 14,1 segundos, respectivamente. O Citycom fez as mesmas provas em 6,4/11,6/19,7 segundos. A diferença de ritmo até os 80 km/h não é tão importante, o que torna muito próxima a tocada urbana de ambos. Os 11 cv a mais do Burgman se impõem nas retomadas em velocidades mais altas ou rodando por estradas, com velocidade de cruzeiro mais elevada.

Continua após a publicidade

A ciclística da Dafra é bem calibrada, com suspensões um pouco mais rígidas que as do Burgman. Quem também dá vantagem para a Dafra nesse quesito são as rodas aro 16, melhores nos buracos.

O sistema de freio, apesar de contar com apenas um disco na frente, com pinça de dois pistões, e outro disco na traseira, garante boas frenagens. Os pneus Metzeler têm grip superior.

Não é justo apoiar a decisão de compra somente no preço. Sem dúvida ele pesa bastante, mas não pode ser o único fator. Se o Burgman tem motor mais forte e mais espaço sob o banco, o Citycom 300i tem comportamento ciclístico mais uniforme e não bate o assoalho no chão a toda hora. O consumo também é menor no Citycom (faz quase 35 km/l em média, contra 25,5 km/l do rival). Peças de reposição e seguro são mais caros no Burgman. Noves fora, o Citycom 300i acaba por se apresentar como uma compra ligeiramente mais vantajosa, especialmente para aplicação urbana. Na estrada, vale dizer, o Burgman é bastante superior.

TOCADA

Ótima: tem agilidade para circular pela cidade no tráfego pesado e o motor tem gás para encarar pequenas viagens.

★★★★

DIA A DIA

Confortável, vai bem pelos corredores. Tem espaço para guardar um capacete fechado ou trazer compras de mercado.

Continua após a publicidade

★★★★

ESTILO

Embora não tenha mudado desde seu lançamento, tem visual moderno e atual.

★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

Seu motor de 300 cc tem boas e rápidas respostas ao comando do acelerador. O câmbio automático é silencioso.

★★★★

SEGURANÇA

As suspensões trabalham bem, embora transmitam alguma vibração. Os freios garantem espaços de frenagem reduzidos.

★★★★

MERCADO

Caiu no gosto do freguês. Há muitos deles rodando pela cidade – embora, como ocorre com o Burgman 400, não figure no ranking dos mais emplacados pela Fenabrave.

★★★★

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.