Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Controle de qualidade

Por Péricles Malheiros Não foi preciso muito tempo para o Up!, caçula da frota de Longa Duração, receber elogios ao sistema de som: “Fiquei surpreso com a qualidade. Nem parece um rádio de carro 1.0”, disse o editor Péricles Malheiros após passar um fim de semana com o Volkswagen. Da conversa, surgiu a questão: e […]

Por Redação
25 ago 2014, 10h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    Publicidade

    Não foi preciso muito tempo para o Up!, caçula da frota de Longa Duração, receber elogios ao sistema de som: “Fiquei surpreso com a qualidade. Nem parece um rádio de carro 1.0”, disse o editor Péricles Malheiros após passar um fim de semana com o Volkswagen.

    Publicidade

    Da conversa, surgiu a questão: e o restante da frota, também faz bonito na hora de cantar? Pedimos ajuda para Thelly e Willy Leandrini, instaladores e donos da loja paulistana Leandrini. Ali, eles se acostumaram a desmontar o interior de Bentley, Lamborghini, Aston Martin e Ferrari para providenciar um upgrade nos já ultramodernos sistemas de áudio originais. A análise, claro, levou em consideração o fato de os carros pertencerem a categorias bastante distintas – e preços idem.

    Acompanhe a seguir quais os destaques (positivos e negativos) de cada modelo, segundo os especialistas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    COROLLA

    659_longaaudio_02

    Publicidade

    “Está anos-luz à frente do C4, do qual é concorrente direto. A emenda do som na dianteira — ponto no qual se cruzam as linhas imaginárias percorridas pelas ondas dos tweeters, no centro e entre a cabeça do motorista e do passageiro — é perfeita. Dá para afirmar, sem medo, que o sistema do Corolla parece mais o de um Lexus. Além de alta fidelidade, é muito bom de potência.”

    Continua após a publicidade

    C4 LOUNGE

    Publicidade

    659_longaaudio_03

    “Os tweeters estão bem posicionados: no painel, apontados em direção ao para-brisa. Mesmo assim, o agudo é tímido, sem brilho. Para piorar, os falantes têm baixa performance no médio-agudo, deixando a música ainda mais opaca. Um ponto a favor é a potência, que permite a audição em alto volume. Alto-falantes mais nobres seriam bem-vindos.”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    UP!

    659_longaaudio_04

    “Agora se entende a exclamação no nome do carro: o som é incrível, dá vontade de ficar no carro ouvindo música. Equipamentos de boa qualidade e potência estão bem posicionados, favorecendo a formação de palco sonoro, efeito que dá a sensação de estar de frente para uma orquestra e não no meio dela. É o melhor
    som original de carro 1.0. Melhor, aliás, que o do C4.”

    Continua após a publicidade

    GOLF

    659_longaaudio_05

    “Não é de hoje que o Golf é equipado com um sistema equilibrado no que diz respeito a potência e qualidade. O acabamento sólido, sem vibrações de plásticos, combina com o conjunto de áudio com alta capacidade de reprodução de sons graves. O som como um todo é bastante equilibrado e definido, mas a formação de palco sonoro não é tão nítida quanto a notada no Up!.”

    Continua após a publicidade

    208

    659_longaaudio_06

    “Os 206 e 207 tinham equipamentos muito fracos, mas o 208 mostra que a Peugeot ficou esperta. Está acima do que se vê no segmento, com excelente performance na reprodução de médios-graves e médios-agudos. Os tweeters projetam bem os agudos. O que precisa melhorar é a fixação da forração das portas dianteiras, que vibra quando a música toca em baixas frequências.”

    A 200

    659_longaaudio_07

    “Som sem exagero de potência, mas muito cristalino. Ainda que com menos altura e largura de palco do que no Corolla, o envolvimento sonoro é bom. O acabamento propicia uma elevada capacidade de isolamento da cabine. Com borrachas de portas firmes e larga aplicação de material fonoabsorvente, o Classe A parece um carro blindado diante dos demais.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.