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Comparativo: Toyota Etios Platinum x Chevrolet Prisma LTZ

Com novidades visuais e mecânicas, Etios e Prisma podem oferecer praticidade no cotidiano e muito espaço para as viagens

Por Guilherme Fontana - Atualizado em 28 abr 2017, 15h53 - Publicado em 18 nov 2016, 18h46
Etios tem nova frente só para o Platinum. Prisma mudou por inteiro
Etios tem nova frente só para o Platinum. Prisma mudou por inteiro Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Os sedãs compactos representam um dos segmentos mais versáteis do mercado: dotados de muito espaço, conforto e bom nível de equipamentos, eles podem até assumir uma dupla identidade.

Na prática, os modelos servem as famílias com muita conveniência por não possuírem grandes dimensões externas e serem capazes de cumprir tarefas diárias sem apertos, como ir ao banco, ao supermercado e levar as crianças à escola. Por outro lado, os mesmos sedãs dispõem de espaço e sistemas de entretenimento suficientes para levar e divertir toda a família em passeios ou viagens nos fins de semana.

O líder da categoria é o Chevrolet Prisma. O modelo emplacou 66.337 unidades entre janeiro e dezembro de 2016. Mesmo assim, ele ficou de fora do último comparativo feito entre os sedãs compactos, pela iminência de uma reestilização. Agora, de cara nova, ele chega para a briga, e ninguém melhor do que o vencedor da última batalha para enfrentá-lo: o Toyota Etios (que venceu HB20S e Versa).

Toyota Etios
Etios tem frente nova só na versão Platinum Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Faróis são de leds na versão LTZ
Faróis são de leds na versão LTZ Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Por sua vez, o quarto colocado do segmento (com 29.791 exemplares emplacados no acumulado do ano) ficou menos polêmico com o novo visual, ganhou câmbio automático (que já responde pela maior parte do mix) e uma nova versão top Platinum. E é aí que o comparativo tem seu início.

O primeiro ponto de divergência entre os sedãs está no visual. O Prisma aposta em traços mais refinados, com faróis estreitos e dotados de leds na versão LTZ testada, que sai por R$ 66.390 – incluindo pintura metálica e o pacote de opcionais R8K, com câmbio automático e controle de velocidade de cruzeiro. Enquanto isso, o Etios tem linhas que ainda causam certa polêmica. A versão Platinum, por R$ 68.330, tem para-choques, rodas e adereços próprios.

Visual continua a ser o ponto fraco, sem harmonia entre os componentes
Visual do Etios continua a ser o ponto fraco, sem harmonia entre os componentes Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Lanternas traseiras foram redesenhadas na última reestilização
Lanternas traseiras do Prisma foram redesenhadas na última reestilização Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Por dentro, o Prisma repete o que se vê no exterior, como traços modernos e acabamento cuidadoso. A grande deficiência está na ergonomia, com comandos de difícil acesso e longe das mãos, como os botões do retrovisor elétrico (na coluna dianteira) e do ar-condicionado, além da tela da central MyLink, instalada em posição muito baixa. Os bancos (com revestimento de couro apenas nas bordas) altos acentuam o problema.

Apesar da localização polêmica, painel digital do Etios tem funções interessantes
Apesar da localização polêmica, painel digital do Etios tem funções interessantes Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Painel do Prisma: boa aparência, péssima ergonomia
Painel do Prisma: boa aparência, péssima ergonomia Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Não é o caso do Etios. Apesar da aparência confusa do interior, que mescla ao menos sete revestimentos diferentes e parece todo empilhado no centro, o painel tem os equipamentos nos locais corretos. Se o botão do volume do rádio fica quase inacessível atrás da coluna de direção, os botões dedicados no volante compensam essa falha. O quadro de instrumentos com computador de bordo e mostradores digitais é o destaque do interior do Toyota, que traz bancos integrais de couro.

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Bancos do Etios são de couro, mas painel mistura materiais
Bancos do Etios são de couro, mas painel mistura muitos materiais Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Bancos do Prisma possuem couro só nas bordas
Bancos do Prisma possuem couro só nas bordas Pedro Bicudo/Quatro Rodas

A lista de equipamentos de série de ambos os modelos é parecida, mas o Etios sai na frente. Ar-condicionado, alarme, câmera de ré, central multimídia, direção elétrica, faróis de neblina, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros e trio elétrico são comuns entre os dois modelos.

Mesmo com o interessante sistema concierge OnStar do Prisma, só o Toyota traz GPS e um completo computador de bordo que calcula os gastos com combustível, mais úteis para o dia a dia e que compensam os R$ 1.940 extras em relação ao rival.

Se o visual é o primeiro ponto que diferencia os sedãs, a mecânica vem em seguida. O casamento entre o motor 1.5 e o câmbio automático do Etios é um dos mais bem-sucedidos da categoria, provando que o número de marchas (apenas quatro) nem sempre é decisivo para uma dirigibilidade mais agradável. Além da boa disposição do conjunto, a suspensão tem acerto firme, mas longe de prejudicar o conforto.

Motor 1.5 do Etios tem 107 cv e 14,7 mkgf
Motor 1.5 do Etios tem 16 válvulas e produz 107 cv e 14,7 mkgf Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Motor 1.4 gera até 106 cv e 13,9 mkgf
Motor 1.4 do Prisma tem 8 válvulas e gera até 106 cv e 13,9 mkgf Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Já a combinação do motor 1.4 e do câmbio de seis marchas do Prisma não empolga, mas ajuda no consumo: ele registrou a média de 12,3 km/l em ciclo urbano, contra 11,8 do Etios. Os dois fizeram 15 km/l em circuito rodoviário, sempre com gasolina.

Apesar disso, a Toyota cobra menos pelas seis primeiras revisões (até 60.000 km): o pacote custa R$ 2.418, contra R$ 3.080 do Chevrolet. O espaço também é maior no Etios: além da melhor acomodação para os ocupantes, são 562 litros de porta-malas, contra 500 do Prisma.

Porta-malas do Etios leva até 562 litros
Porta-malas do Etios leva até 562 litros Pedro Bicudo/Quatro Rodas
Porta-malas do Prisma tem 500 litros
Porta-malas do Prisma tem 500 litros Pedro Bicudo/Quatro Rodas

Mesmo mais caro, o Etios leva o comparativo por oferecer mais equipamentos, espaço e mecânica mais apurada.

VEREDICTO

O Etios pode estar longe de ser referência de design, mas supera o rival em espaço, conforto, equipamentos e dirigibilidade. Mesmo cobrando mais, é a escolha mais racional.

TESTE DE PISTA (com gasolina)

Toyota Etios Platinum 1.5 Chevrolet Prisma LTZ 1.4
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,6 s 13,2 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 34,5 s / 151,7 km/h 35,1 s / 146 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 6,4 s 5,7 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 7,0 s 7,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 10,3 s 10,5 s
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,1 / 27,8 / 62,3 m 16,6 / 28,9 / 69,4 m
Consumo urbano 11,8 km/l 12,3 km/l
Consumo rodoviário 15,0 km/l 15,0 km/l

FICHA TÉCNICA

Toyota Etios Platinum 1.5 Chevrolet Prisma LTZ 1.4
Motor flex, diant., transv., 4 cil., 1.496 cm3, 16V, 102/107 cv a 5.600 rpm, 14,3/14,7 mkgf a 4.000 rpm flex, diant., transv., 4 cil., 1.389 cm3, 8V, 98/106 cv a 6.000 rpm, 13/13,9 mkgf a 4.800 rpm
Câmbio aut., 4 marchas, tração dianteira aut., 6 marchas, tração dianteira
Suspensão Mc-Pherson (diant.)/eixo de torção (tras.) McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.)
Freios discos vent.(diant.)/tambor (tras.) discos vent.(diant.)/tambor (tras.)
Direção elétrica, 9,8 m (diâm. giro) elétrica, 10,4 m (diâm. giro)
Rodas e pneus liga leve, 185/60 R15 liga leve, 185/65 R15
Dimensões comp., 436,9 cm; alt., 151 cm; larg., 169,5 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.029 kg; tanque, 45 l; porta-malas, 562 l comprimento, 428,2 cm; altura, 147,8 cm; largura, 170,5 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.085 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 500 l
Preço R$ 68.330 R$ 66.390
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