Apesar de ter sido homologado como SUV, por conta de suas medidas off-road (ângulos de entrada e de saída e altura livre do solo), o Renault Kwid tem outras características (como porte, peso e pneus) que demonstram que sua proposta mesmo é de carro urbano.
Sem falar no posicionamento de preço, que mira o mesmo consumidor dos hatches compactos de entrada.
Depois do teste de pista com a versão Zen 1.0, que deve ser a mais vendida, reunimos o Renault com dois dos principais modelos que ele vai enfrentar no mercado na busca pela preferência do consumidor: Fiat Mobi e VW Up!.
Segundo pesquisa da Renault, o público do Kwid está mais interessado em um carro que tenha preço acessível e baixo consumo de combustível, nessa ordem de importância.
Depois, vem a experiência anterior com as marcas e, em quarto lugar, o design, que tradicionalmente é a principal razão de compra na maioria dos demais segmentos do mercado.
Ou seja: o comprador do Kwid e de seus rivais privilegia a razão na hora de escolher um veículo. Com isso em mente, fizemos o comparativo que você acompanha a seguir.
3° Fiat Mobi Easy – R$ 34.690
Na tabela de preços, o Mobi Easy (a versão de entrada do subcompacto) é o mais barato dos três hatches. Ele custa R$ 2.050 menos que o Kwid Zen e R$ 4.050 abaixo do Up! Take.
Analisando os aspectos relacionados ao bolso, o Mobi apresenta outros pontos positivos, como o período de cobertura dos serviços de assistência 24 horas.
O comprador do Mobi pode contar com o Confiat durante três anos, enquanto o do Kwid tem à disposição o Renault Assistance por dois anos e o do Up! se serve do VW Service por apenas um ano.
Os três carros têm a mesma garantia regular de três anos, mas o Kwid pode chegar a cinco se for financiado.
A vantagem do Mobi em relação aos custos de uso diminui, porém, quando se avalia as despesas com as revisões. Considerando os serviços recomendados até 60.000 km, o Fiat é o mais dispendioso dos rivais, com despesas de R$ 3.528, contra R$ 2.928 do VW e R$ 2.449 do Renault.
No que diz respeito ao seguro, há maior equilíbrio entre os valores cobrados, mas o Mobi também fica na lanterna. De acordo com cotações feitas pela Corretora Bidu (bidu.com.br), para um cliente-padrão com perfil conservador, o Up! cobra R$ 2.528; o Kwid, R$ 2.606 e o Mobi, R$ 2.831.
No caso do Kwid, que ainda não constava do cadastro das seguradoras no momento da cotação, a corretora fez uma estimativa a nosso pedido, tendo o Sandero Authentique 1.0 (que é mais caro) como referência.
Examinando a lista de equipamentos, o Fiat é o mais modesto dos concorrentes. Ele tem banco traseiro bipartido, espelhos nos para-sóis do motorista e do passageiro, sistema Follow-Me Home e display digital de 3,5 pol. nos instrumentos, como recursos exclusivos.
Mas carece de cintos pré-tensionados com limitador de carga, indicador de troca de marchas e abertura interna do porta-malas, que são itens de série nos outros, e adota a pior solução de cada rival, como direção sem assistência (como no Up!) e partida a frio com tanquinho auxiliar (igual ao Kwid).
No acabamento, o Fiat se equipara em qualidade ao Renault, mas perde para o VW. E, na pista de testes, ele se saiu bem nas medições de consumo, mas ficou atrás nas provas de desempenho.
No uso diário, o Mobi se revelou mais estável que o Kwid, mas também mais lento nas manobras.
2° VW Up! Take – R$ 38.740
Existe uma diferença de posicionamento entre a VW e as rivais Renault e Fiat que explica o segundo lugar do Up! neste comparativo. A VW se autodefine como uma “marca premium” entre as generalistas e o Up! incorpora esse conceito expresso no preço. O Up! é o mais caro deste comparativo.
Ser premium não se resume ao preço, porém. O Up! é superior em coisas como os materiais usados no acabamento da cabine e na estrutura da carroceria (com 75% de aços de alta de ultrarresistência, segundo a fábrica).
Outro ponto de destaque é o motor tecnicamente mais refinado. O VW é o único do comparativo a ter comando de válvulas variável na admissão e sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho auxiliar de combustível.
Ser superior nem sempre é vantajoso, no entanto. O problema, no caso, é que tendo características premium, o Up! abre mão de conteúdo (que custa caro) para conseguir ser competitivo na briga com Kwid e Mobi.
Na versão Take, o Up! dispensa direção assistida, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e travas e vidros elétricos, recursos que são oferecidos pela VW apenas como opcionais em um pacote que custa R$ 5.350.
Com esses itens, o preço do Up! vai a R$ 44.090 – e o hatch continua devendo equipamentos, na comparação com o Kwid.
Dinamicamente, o Up! é um carro mais equilibrado. A direção precisa e a suspensão firme garantem um bom comportamento tanto na cidade quanto na estrada.
O Kwid apresenta uma vocação mais urbana, oferecendo conforto e facilidade de manobrar no trânsito, enquanto na estrada ele se mostra mais sensível aos ventos laterais.
E o Mobi fica em um patamar intermediário entre os concorrentes: menos estável que o Up! nas estradas, e mais lento que o Kwid nas manobras na cidade. Na pista de testes, o Up! andou junto com o Kwid, mas consumiu mais que o rival.
O Up! é vitorioso na posição de dirigir mais ergonômica. O assento do Kwid não apoia bem as pernas e ao encosto do Mobi falta espuma (pressionando as costas contra o encosto, o motorista consegue sentir a estrutura do banco).
E, no que diz respeito ao espaço interno, o Up! também leva vantagem por oferecer maior largura para ombros, na cabine.
1° Kwid Zen – R$ 36.740
O Kwid Zen (versão intermediária) vence o comparativo porque é a opção que oferece melhor relação custo-benefício. Analisando os preços de tabela, o Mobi Easy custa menos, mas, comparando a lista de equipamentos de série, fica claro que o Kwid entrega mais pelo que cobra.
A versão Zen traz de série direção elétrica (item inexistente nos rivais), quatro airbags (Easy e Take só têm os dois obrigatórios); ar-condicionado (opcional no VW e indisponível no Fiat), travas e vidros dianteiros elétricos (opcionais nos demais) e preparação para som (este último opcional, no Mobi, e de série, no Up), para ficar apenas nos itens mais importantes.
Além disso, o Renault oferece o exclusivo indicador de modo de condução (ajuda a economizar), chave com controle remoto para abrir e fechar as portas.
Pensando no comportamento do mercado, é possível dizer que Mobi e Up! têm a seu favor o fato de serem produtos já há algum tempo no mercado, o que torna a negociação de descontos mais fácil na hora da compra.
Lançamentos, normalmente, não têm abatimentos no preço de tabela. Mas, além de custar menos, o Kwid já chega acompanhado de uma promoção que dá dois anos de garantia adicionais, desde que financiado pelo banco Renault.
E isso vale para qualquer valor financiado. A garantia de fábrica sobe de três para cinco anos mesmo que o comprador financie apenas uma pequena parte do valor total do carro (no lançamento, a Renault apresentou duas simulações com taxas de 0,97% e 1,06%).
Além da relação custo-benefício, o Kwid tem outros atributos. Um deles é o porta-malas com 290 litros, que é maior que o do Up!, com 285 litros, e que o do Mobi, com 215 litros.
Seu tanque de gasolina é o menor: 38 litros contra os 47 litros do Mobi e os 50 litros do Up!. Sua autonomia é menor, mas como demonstrou ser o mais econômico nas medições de consumo, o Kwid pode se permitir ter um reservatório menor.
O Renault conseguiu as médias de 14,7 km/l, na cidade, e 18,5 km/l, na estrada, enquanto o Mobi obteve 14,3 km/l e 18 km/l e Up!, 13,5 km/l e 17,9 km/l, respectivamente.
Nas provas de desempenho, houve empate entre Kwid e Up!, com exatamente o mesmo tempo nas acelerações (de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos) e o Mobi levou 15,7 segundos.
Veredicto
O Kwid vence porque tem melhor relação custo-benefício. Ele custa menos e entrega mais, justamente o contrário do Up!. O VW tem qualidades construtivas, mas custa mais caro e é menos equipado.
Por fim, o Mobi fica em terceiro porque, apesar de não ser caro, não traz o mesmo conteúdo generoso do Kwid e fica devendo a qualidade de acabamento e de materiais superior encontrada no Up!.
Teste de pista (com gasolina)
Kwid Zen 1.0 |
Take Up! 1.0 |
Mobi Easy 1.0 |
|
Aceleração de 0 a 100 km/h | 14,9 s | 14,9 s | 15,7 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 36,6 s – 137,2 km/h | 36,3 s – 140,5 km/h | 37 s – 136,1 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 8,6 s | 9,1 s | 10 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 14,3 s | 14,3 s | 15,6 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 26 s | 24,2 s | 29,8 s |
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,5/28,9/65,1 m | 16,2/28,5/65,8 m | 17,2/29,6/67,2 m |
Consumo urbano | 14,7 km/l | 13,5 km/l | 14,3 km/l |
Consumo rodoviário | 18,5 km/l | 17,9 km/l | 18 km/l |
Ruído interno (neutro / RPM máximo) | 44,7/73 dBA | 38,8/75 dBA | 41,7/71,1 dBA |
Ruído interno (80 / 120 km/h) | 66,7/73,2 dBA | 59,8/70 dBA | 65/71,9 dBA |
Aferição real do velocímetro a 100 km/h | 101 km/h | 97 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha | n/d | 3.100 rpm | 3.000 rpm |
Preço | R$ 36.490 | R$ 37.990 | R$ 34.210 |
Garantia | 3 anos | 3 anos | 3 anos |
Revisões | R$ 1.164 | R$ 999 | R$ 1.288 |
Seguro | R$ 2.606 | R$ 2.528 | R$ 2.831 |
Ficha técnica
Kwid Zen 1.0 | Take Up! 1.0 | Mobi Easy 1.0 | |
Motor | flex, diant., transv.,. 3 cil. em linha, 12V, DOHC, 999 cm³, 69 x 66,8 mm, 10:1, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm | flex, diant., transv.,. 3 cil. em linha, 12V, DOHC, 999 cm³, 74,5 x 76,4 mm, 11,5:1, 82/75 cv a 6.250 rpm, 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm | flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 8V, 999 cm³, 70 x 64,9 mm, 12,2:1, 75/73 cv a 6.250 rpm, 9,9/9,5 mkgf a 4.200 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração dianteira | manual, 5 marchas, tração dianteira | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Suspensão | McPherson (diant.), eixo rígido (tras.) | McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.) / eixo de torção (tras.) |
Freios | discos sólidos (diant.) e tambores (tras.) | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) | discos ventilados (diant.) e tambores (tras.) |
Direção | elétrica, 3,5 voltas entre batentes, 10 m (diâmetro de giro) | mecânica, 3 voltas, 10,6 m (diâmetro de giro) | mecânica, 2,6 voltas entre batentes, 10 m (diâmetro de giro) |
Rodas e pneus | 165/70 R14 | 175/70 R14 | 165/70 R13 |
Dimensões | compr., 369 cm, larg., 158,6 cm; alt., 147,4; entre-eixos, 242,3 cm. Porta-malas, 290 l; tanque, 38 l; peso, 786 kg; peso/potência, 11,2/11,9 kg/cv; peso/torque, 80,2/83,6 kg/mkgf | compr., 368,9 cm, larg., 164,5 cm; alt., 150,4; entre-eixos, 242,1 cm. Porta-malas, 285 l; tanque, 50 l; peso, 922 kg; peso/potência, 11,2/12,3 kg/cv; peso/torque, 88,6/95,1 kg/mkgf | compr., 356,6 cm, larg., 163,3 cm; alt., 150; entre-eixos, 230,5 cm. Porta-malas, 215 l; tanque, 47 l; peso, 946 kg; peso/potência, 12,6/12,9 kg/cv; peso/torque, 95,6/99,6 kg/mkgf |