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Comparativo: Ford Mustang x Chevrolet Camaro

Um encontro entre os esportivos que há seis gerações brigam pela preferência dos apaixonados por motor V8. Qual é o mais rebelde?

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 30 out 2020, 16h32 - Publicado em 4 Maio 2018, 15h44
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  • Mustang x Camaro
    Mustang e Camaro mediram forças e habilidades na pista de teste e no autódromo (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A chegada do Ford Mustang, agora importado oficialmente pela fábrica, permitirá aos brasileiros acompanharem lances de uma das mais lendárias rivalidades da indústria: o confronto entre Ford Mustang GT e Chevrolet Camaro SS.

    Essa briga remonta aos anos 1960, quando as primeiras gerações desses carros chegaram ao mercado dos Estados Unidos.

    Agora, porém, a impressão é de que a disputa ficou ainda mais interessante, em razão da evolução dos modelos que estão na sexta geração.

    Mustang x Camaro
    Visualmente, os cupês exibem linhas e detalhes que remetem a seus modelos originais: o Mustang, de 1964 e o Camaro, de 1966. (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Mustang atual foi lançado em 2015 e ganhou uma reestilização este ano. O Camaro  atual estreou em 2016.

    Para este comparativo, além das medições no campo de provas, marcamos encontro no autódromo particular do Haras Tuiuti, em Tuiuti (SP), onde avaliamos o comportamento dos esportivos em situações típicas de pista, condição em que muitos dos proprietários experimentam seus modelos.

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    Nossa avaliação, no entanto, começou bem antes, já na garagem da Editora Abril, quando os dois esportivos estacionados lado a lado, chamavam a atenção de quem passava.

    Visualmente, os cupês exibem linhas e detalhes que remetem a seus modelos originais: o Mustang, de 1964; o Camaro, de 1966.

    Os dois têm cara de poucos amigos, com grandes aberturas nas dianteiras, capôs longos, ombros largos e rodas grandes.

    Mustang x Camaro
    Eles exibem seu visual musculoso com cara de poucos amigos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Camaro, porém, parece mais impetuoso, com sua frente invocada e faróis que lembram olhos semicerrados.

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    E, no conjunto, o Chevrolet também é o dono de um design mais bem resolvido e proporcionalmente mais equilibrado.

    Por dentro, os painéis mais uma vez reeditam os antecessores. O Mustang tem duas seções, para motorista e passageiro, bem definidas.

    O Camaro exibe um conjunto predominantemente horizontal. A cabine do Ford é mais espaçosa, embora os dois sejam modelos de 2+2  lugares por definição. Ou seja, os assentos traseiros são praticamente decorativos.

    No Mustang, o motorista viaja em uma posição mais próxima à de um sedã, com o assento mais elevado, enxergando o espaço que o carro ocupa nas vias.

    O Chevrolet é mais fiel às raízes de muscle car, com o motorista afundado no assento e a linha de cintura passando à altura do ombro.

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    Mustang x Camaro
    No Mustang, o motorista viaja em uma posição mais próxima à de um sedã (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Para o dia a dia, a posição do Mustang é melhor. Mas, a do Camaro, é mais esportiva.

    Assim que se acomoda no banco e põe as mãos no volante do Chevrolet, a gente só pensa em uma coisa: acelerar.

    Mustang x Camaro
    O teto solar do Camaro é item de série, assim como bancos elétricos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Derretendo os pneus

    No acabamento, o Camaro causa impressão de qualidade superior, com texturas de melhor aparência e moldura de alumínio ao redor da alavanca do câmbio (enquanto no Mustang o maior requinte é um detalhe de aço escovado no alto do painel).

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    Mustang x Camaro
    O Camaro causa impressão de qualidade superior, com texturas de melhor aparência e moldura de alumínio ao redor da alavanca do câmbio (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    No que diz respeito aos equipamentos, porém, o Mustang tem mais a oferecer, principalmente nos itens de segurança.

    Os dois cupês contam com oito airbags, ESP, sensor crepuscular e câmera de ré.

    Mas só o GT vem com alerta de aproximação, alerta de colisão, detector de pedestres, sensor de mudança de faixa e sensor de fadiga.

    Enquanto o SS traz como recursos exclusivos alerta de ré, alerta de ponto cego e head-up display.

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    Mustang x Camaro
    No Mustang o maior requinte é um detalhe de aço escovado no alto do painel (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Em relação aos itens de conforto, o equilíbrio é maior. Se a central multimídia Sync da Ford tem comandos de voz, a MyLink da GM abriga o sistema de monitoramento OnStar.

    Se os bancos do Mustang têm revestimento parcial de couro, os do Camaro (que apenas imitam couro) contam com regulagem elétrica de distância, profundidade e inclinação, enquanto os do Mustang trazem ajuste elétrico somente na distância.

    Mustang x Camaro
    Com maior espaço interno, o GT traz bancos com revestimento parcial de couro (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Mustang x Camaro
    O console traseiro do Chevrolet conta com carregador de celular por indução (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Os dois carros trazem ar-condicionado dual zone e sistemas de som de alta fidelidade (Shaker Pro Audio, no Ford; Bose, no Chevrolet).

    Por último, mas não menos importante, o Mustang se destaca em aspectos específicos.

    Seus faróis full-led têm tecnologia mais avançada que os de xenônio do Camaro (com leds só nas lanternas e nas luzes de posição).

    Mustang x Camaro
    O Mustang conta com central multimídia com comandos de voz e ar-condicionado dual zone (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Mustang x Camaro
    A central do Camaro conversa com o sistema de monitoramento e concierge OnStar (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O piloto automático do Ford é adaptativo, enquanto o do Chevrolet é convencional.

    E o painel do GT é inteiramente digital, ante o do SS, que reúne um display digital a mostradores analógicos.

    Mustang x Camaro
    O Ford tem painel digital configurável (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Mustang x Camaro
    O Painel do Chevrolet reúne informações digitais e analógicas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Camaro tem quatro modos de condução (Passeio, Esporte, Neve e Circuito). O Mustang conta com sete (Normal, Esportivo, Esportivo+, Neve, Pista, Drag e My Mode, configurável ao gosto do motorista).

    E o Ford traz ainda um programa para aquecimento dos pneus traseiros – que trava as rodas dianteiras e deixa as traseiras girarem em falso, queimando borracha no asfalto.

    Acelerações vigorosas

    A caminho da pista de testes, no modo Passeio, o Camaro se revelou um carro mais bem assentado. Suas rodas são maiores (aro 20 contra as de aro 19) e sua direção firme exige mais esforço para ser manejada.

    O Mustang, no modo Normal, se comporta como um sedã de luxo como o Fusion.

    No Haras Tuiuti, os dois esportivos demonstraram comportamentos rebeldes, com acelerações vigorosas e reações prontas.

    O Camaro se destacou por qualidades como direção precisa, freio confiável e câmbio que permitia ao motorista reduzir (no modo manual) a qualquer tempo.

    Mustang x Camaro
    O V8 5.0 da Ford gera 466 cv (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Mustang x Camaro
    Mustang tem som Shaker Pro Audio e câmbio automático de 10 marchas (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Mustang surpreendeu pela agilidade. Apesar de ser ligeiramente mais pesado (1.783 kg contra 1.709 kg do Camaro), ele passa a impressão de ser mais leve, ao se mostrar mais rápido nas saídas de curvas e nos finais das retas.

    Embora não freasse com tanta eficiência e seu câmbio não aceitasse as reduções com a mesma obediência do SS, o GT apresentou excelente controle direcional.

    Na pista de testes, as diferenças percebidas no autódromo encontraram justificativas nos números apurados.

    O Camaro, com seu motor V8 6.2 de 461 cv, regido pelo câmbio automático de oito marchas, acelerou de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

    Mustang x Camaro
    O câmbio do Camaro dispõe de oito marchas (Leo Sposito/Quatro Rodas)
    Mustang x Camaro
    O V8 6.2 da GM entrega 461 cv (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Mas o Mustang é ainda mais rápido: com seu motor V8 5.0 de 466 cv e câmbio automático de dez marchas, fez de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

    Nas frenagens, foi a vez de o Chevrolet superar o rival. Vindo a 120 km/h, o Camaro freou em 57 metros, 4,2 m antes do Mustang, que percorreu 61,2 m até parar.

    Veja Mustang e Camaro na pista

    Encontro marcado

    Nas medições de consumo, houve empate técnico. O Chevrolet conseguiu as médias de 7,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

    O Ford fez 7,1 km/l no ciclo urbano e 12,2 km/l no rodoviário.

    Não dá para dizer que são econômicos, mas, na comparação com outro esportivo V8, como o Mercedes-AMG C 63 S, por exemplo, ambos se revelaram moderados.

    O alemão obteve as marcas de 6,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada.

    Quando falamos dos custos, o Mustang ganha por ser mais barato (R$ 299.900 contra R$ 310.000 do GM) e ter o pacote de assistência oferecido pela Ford com revisões programadas com preços fixos e garantia que parte de três anos, mas pode chegar a cinco, caso o consumidor opte por contratar as cinco primeiras revisões no ato da compra do carro.

    Mustang x Camaro
    O Mustang ganha por ser mais barato e ter o pacote de assistência oferecido pela Ford (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A Chevrolet oferece três anos de garantia e não estabelece revisões com preços fixos.

    Segundo a empresa, a manutenção do Camaro é determinada em função da forma e da frequência com que o carro é usado, uma vez que alguns clientes compram o Camaro para usá-lo em pistas privadas e outros mantêm o esportivo como objeto de coleção.

    Mustang x Camaro
    A Chevrolet é mais cara, e oferece três anos de garantia e não estabelece revisões com preços fixos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    O Mustang vence este primeiro (e agora oficial) confronto. Além de  mais ágil no autódromo e versátil, nas ruas e estradas, é mais equipado e tende a pesar menos no bolso do proprietário, por conta do preço e do plano de manutenção.

    Porém, a briga entre os cupês V8 não termina aqui, pois uma nova versão do Camaro já está pronta com mudanças que vão além do visual.

    A novidade já foi apresentada e tem previsão de chegar ao mercado americano no final deste ano como linha 2019. Para o Brasil, que acabou de receber a linha 2018, em março, a nova versão demora um pouco mais.

    Mas virá e, de nossa parte, o próximo confronto entre os carros fica marcado desde já.

    Avaliação do editor

    Motor e Câmbio
    Há equilíbrio de forças entre os motores V8, mas o câmbio do Mustang faz toda a diferença.

    Dirigibilidade
    O Camaro é bem assentado, mas o Mustang tem ótimo controle direcional.

    Segurança
    Além do básico, o Ford tem alerta de colisão, detector de pedestres, sensor de mudança de faixa com alerta de fadiga.

    Seu bolso
    O GT custa menos e tem plano de manutenção mais consistente e vantajoso.

    Conteúdo
    Os dois são bem equipados, mas o Mustang é superior em itens como os faróis full-led e o piloto automático adaptativo.

    Vida a bordo
    No Camaro, a posição de dirigir é mais esportiva, enquanto o Mustang é mais confortável para o dia a dia.

    Qualidade
    Ambos têm boa qualidade construtiva. No interior, porém, o acabamento do Camaro causa melhor impressão.

    Veredicto

    Pelo conjunto da obra, o Mustang vence o comparativo: ele anda mais, é mais equipado e tende a pesar menos no bolso do proprietário.

    Teste de Pista

    Mustang Camaro
    Aceleração de 0 a 100 km/h 4,5 s 5,1 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 22,6 s – 240,9 km/h 23,6 s – 229 km/h
    Velocidade máxima (dados de fábrica) 250 km/h n/d
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,4 s 2,2 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 2,4 s 2,3 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 2,8 s 2,9 s
    Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m 16,1/27,3/61,2 m 14,6/25,4/57 m
    Consumo urbano 7,1 km/l 7,4 km/l
    Consumo rodoviário 12,2 km/l 11,3 km/l
    Ruído interno Neutro/RPM máx.  49,6/83,4  dBA 43,3/78,1  dBA
    Ruído interno (80,120 km/h) 65,2/70,9  dBA 62,7/67,5  dBA
    Velocidade real a 100 km/h 96 km/h 96 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5º marcha 1.700 rpm 1.400 rpm
    Volante 2,5 voltas 2,5 voltas
    Preço básico R$ 299.900 R$ 310.000
    Garantia 3 anos 3 anos
    Concessionárias 365 600

    Ficha técnica

    Mustang Camaro
    Motor gasolina, diant., long., V8, 5.038 cm³, 32 V, 466 cv a 7.000 rpm, 56,7 mkgf a 4.600 rpm gasolina, diant., long., V8, 6.162 cm³, 32 V, 461 cv a 6.000 rpm, 62,9 mkgf a 4.400 rpm
    Câmbio automático, 10 marchas, tração traseira automático, 8 marchas, tração traseira
    Suspensão McPherson (diant.), multilink (tras.) McPherson (diant.), multilink (tras.)
    Freios disco ventilado discos ventilados
    Direção elétrica elétrica
    Rodas e pneus 255/40 R19 (diant.), 275/40 R19 (tras.) 245/40 R20 (diant.), 275/35 R20 (tras.)
    Dimensões comprimento, 478,9 cm; largura, 195,7 cm; altura, 138,2 cm; entre-eixos, 272 cm; porta-malas, 382 l; tanque, 60,5 l comprimento, 478,4 cm; largura, 189,4 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 281,2 cm; porta-malas, 208 l; tanque, 60,5 l.
    Peso 1.783 kg 1.709 kg
    Peso/potência 3,8 kg/cv 3,7 kg/cv
    Peso/torque 31,4 kg/mkgf 27,2 kg/mkgf

    Vem aí uma nova versão

    Mustang x Camaro
    Versão SS da linha 2019 (Reprodução/Quatro Rodas)

    Em abril, a Chevrolet apresentou nos EUA a linha 2019 do Camaro. Além do visual reestilizado, com nova grade, faróis e rodas, ele terá mudanças mecânicas. O cupê recebrá um câmbio automático de dez marchas desenvolvido em conjunto com a Ford, que já é usado no Mustang, obviamente com algumas modificações.

    Segundo a GM, como essa caixa é mais rápida que as automatizadas de dupla embreagem, o Camaro terá melhor desempenho e menor consumo de combustível.

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