Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Comparativo das supertrail

BMW G650 GS Sertão x Yamaha XT 660R X XT 660Z Ténéré

Por Ismael Baubeta | Fotos: Christian Castanho
Atualizado em 9 nov 2016, 11h58 - Publicado em 25 jul 2012, 11h37
Comparativo das supertrail

O segmento das supertrail, o dos grandes monocilindros, acaba de ganhar uma nova integrante, a BMW G 650 GS Sertão. Embora derive da já conhecida G 650 GS nacionalizada, é bem mais trilheira. Ela se junta às conhecidas Yamaha XT 660R e XT 660Z Ténéré e à irmã GS, de apelo mais estradeiro, da qual deriva. Revelada no Brasil no ano passado, chega quase simultaneamente aos mercados europeu e brasileiro, onde será montada em Manaus.

O primeiro contato com a Sertão foi em uma viagem fora de estrada entre as cidades serranas de Campos do Jordão (SP) e MonteVerde (MG).Tanto lá como neste comparativo, a moto montava pneus Michelin off-road. Eles a favoreceram na terra e a prejudicaram no asfalto.

A 650 GS utiliza na dianteira roda de liga leve com aro 19 e a Sertão adota rodas raiadas, de aro 21 na frente. Ambas suspensões ganharam curso na versão sertaneja, e agora percorrem 210 mm, contra 170 mm na frente e 165 atrás da versão mais turística. Essas mudanças fizeram o banco elevar-se a 86 cm do chão, o que para os motociclistas mais baixos significa certa dificuldade para colocar os pés no solo. Na G 650 GS o banco é bem mais baixo: 78 cm.

As demais mudanças são visuais: grafismo azul sobre branco, com o nome Sertão no tanque e nas laterais. A ponta do para-lama (ganhou o apêndice inferior frontal) recebeu aplique preto e o bagageiro recebeu pintura da mesma cor. O protetor de cárter é de alumínio.

Nas trilhas, algumas motos tiveram os para-lamas dianteiros quebrados. A fábrica divulgou um comunicado informando que o problema foi na fabricação das peças e que já tinha sido resolvido.

Duas contra uma

Lado a lado, a XT 660Z Ténéré é maior e mais exuberante. Alta, de tanque grande – 22 litros -, tem apliques laterais cinza sobre o motor. O farol em forma de escudo liga-se ao para-brisa. As rodas negras com dois discos de freio na dianteira completam o visual. O painel é o mais bonito e completo das três. O banco em dois níveis é ladeado por duas alças e duas ponteiras de escape em formato hexagonal que contrastam com a robusta balança forjada de alumínio, preta.

Continua após a publicidade

A XT 660R é trilheira típica: estreita, alta, com banco que avança sobre o tanque e aletas laterais pontiagudas sobre o radiador. O farol de escudo tem uma bolha fumê diante do painel. Mostra apenas o básico: nada de conta-giros nem marcador de combustível. A rabeta e os para-lamas são minimalistas; as duas ponteiras é que lhe dão o impacto visual. Rodas pretas dão mais pinta off-road.

As três têm boa ergonomia, guidões largos e boa posição de pilotagem.A XT 660R leva a uma postura mais avançada. Com o tanque mais estreito e o banco sobre ele, o piloto ganha rapidez no jogo de corpo e agressividade na terra. A Sertão tem tanque mais alto no fim do banco, mais largo. A Ténéré tem a posição mais confortável e estradeira entre elas.

A XT 660Z Ténéré tem qualidades bem diferentes das demais. Além do maior conforto para longos percursos, o pacote técnico está muito bem organizado. A rigidez estrutural garante estabilidade, a suspensão absorve os impactos e tem curso de sobra para garantir conforto sobre terra e asfalto, até com garupa. O motor, compartilhado com a irmã mais magrela, rende 48 cv a 6 000 rpm e tem torque de 5,95 mkgf a 5 500 rpm.

Na Sertão, o motor parece demorar um pouco mais para dar a mesma sensação de empuxo. Apesar de ter igual cavalaria, ela só se expõe ao máximo aos 6 500 giros, “enchendo” mais tarde.

A XT 660R anda menos que a Ténéré em velocidade final, mas sua relação mais curta permite pegada forte. No tráfego urbano é um sonho: a buraqueira, sobre ela, vira diversão. É ótima para andar entre os carros pelo porte altivo e boa maneabilidade. O sistema de freios é o menos potente das três, mas é suficiente para imobilizá-la com segurança.

Continua após a publicidade

A Ténéré custa 31110 reais e já vendeu mais – em fevereiro e março, segundo a Fenabrave – que a irmã XT 660R, de 26 300 reais. Por sua vez, a BMW acaba de chegar como a mais cara, trazendo mimos que só a marca da hélice oferece, como aquecedor de punhos e ABS off- road de série, por exemplo.

A nova BMW faz jus ao nome imortalizado na literatura por Guimarães Rosa, mas a Ténéré vence, pelo conjunto, o comparativo – exceto nos sertões, terra agreste, de motos magras e secas.

3° BMW G 650 GS Sertão TOCADA

Vai muito bem na terra, principalmente com os pneus trail, naturalmente piores no asfalto.

★★★★

DIA A DIA

Mais alta, é ágil no trânsito. Sua posição de pilotagem também é confortável para uso prolongado.

Continua após a publicidade

★★★★

ESTILO

O grafismo azul chama atenção. Com protetores nos punhos e pneus trail, ficou agressiva e sertaneja.

★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

O motor é mais ruidoso que o da Yamaha, mas tem boas respostas em baixas rotações.

★★★

SEGURANÇA

As suspensões com maior curso são macias e copiam bem as irregularidades do pavimento. O ABS pode ser facilmente desligado para uso na terra.

Continua após a publicidade

★★★

MERCADO

A mais cara do comparativo, oferece manoplas aquecidas e ABS de série, tem seguro mais barato eéboanahorade revender. Tem o peso da marca alemã.

★★★

2° YAMAHA XT 660R TOCADA

Leve e ágil, privilegia
a tocada mais agressiva em detrimento do conforto em passeios mais longos.

★★★

DIA A DIA

Ótima para aqueles centros urbanos que parecem ter sido bombardeados, de tão cheios de buracos.

Continua após a publicidade

★★★★

ESTILO

Apesar da idade,
o design se mantém contemporâneo. Para alguns, é a mais bonita de todas.

★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

Torque que rende
boa sensação, mesmo não tendo muita velocidade final. O câmbio é macio e preciso.

★★★★

SEGURANÇA

Se por um lado
a suspensão confere segurança ao piloto,
o freio dianteiro poderia ser mais potente.

★★★

MERCADO

Já perdeu em vendas para a Ténéré nos últimos meses, mesmo sendo mais barata que as concorrentes – e é de longe a preferida dos gatunos.

★★★

1° YAMAHA XT 660Z TÉNÉRÉ TOCADA

O desempenho é empolgante, com o empuxo do bom torque. Apesar de grande, é ágil, confortável e no trânsito pesado tem desenvoltura de moto bem menor.

★★★★★

DIA A DIA

Apesar de alta, é
o tipo de moto que
dá vontade de usar
até para ir à esquina. Já para os mais baixos, colocar os pés no chão pode ser um problema.

★★★★

ESTILO

É imponente e remete aos grandes ralis. Inspira aventura
em longas viagens.

★★★★

MOTOR E TRANSMISSÃO

Como todo monocilíndrico, vem acompanhado de alguma vibração, mas não incomoda. O câmbio é macio e oferece engates precisos, mas só tem cinco marchas.

★★★★

SEGURANÇA

As suspensões garantem conforto
e absorvem qualquer irregularidade no pavimento. Os freios a disco na dianteira são muito eficientes.

★★★★★

MERCADO

Vem ganhando espaço: em fevereiro e março vendeu mais que a XT.

★★★★

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.