Citroën C3 You! 1.0 turbo é mais selvagem, mas tem os contras de sempre
Compacto recebe motor 1.0 de 130 cv e, por R$ 95.990, se torna o carro turbo mais barato do mercado
Intitulada “Les chevrons sauvages”, uma peça publicitária da Citroën de 1985 não mostrava um carro sequer: enfim livres de uma garagem, dezenas de cavalos invadiam as ruas de um centro urbano absolutamente vazio rumo a um deserto. Velozes e impetuosos, então se juntavam para formar o logotipo da empresa, o famoso duplo chevron.
E assim o filmete de Jacques Séguéla com um trocadilho entre chevron, o formato do símbolo da marca, e chevaux, cavalo em francês, ganhou prêmios conceituados de publicidade, como Lion d’Or e Sept d’Or.
Hoje caberia muito bem para o Citröen C3 YOU!, e aí sim estamos falando de cavalos “sauvages”, ou seja, selvagens. Esse carro é daqueles que desembestam com uma cutucadinha mais atrevida no acelerador. Afinal de contas, são 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque para um carro de 1.115 kg. Deu no que deu: 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, de acordo com a fabricante.
O Citroën C3 YOU! (nomenclatura global, não adianta reclamar) é equipado com o motor T200, um tricilíndrico 1.0 12V que tem virado o coringa da Stellantis, ora sob o capô de um Fiat (Pulse, Fastback e Strada), ora a serviço da Peugeot e enfim para impulsionar um Citroën. Agora será testado num modelo de porte maior, o novo Peugeot 2008. Vai longe.
Freios redimensionados e direção com calibração específica para esta versão acompanham o motor mais potente que o antigo 1.6 aspirado de 122 cv, que foi aposentado na gama C3. O diâmetro de giro, inclusive, aumentou de 10,5 para 10,8 m.
Embora tenha recebido mudanças também na suspensão, nas molas e nos amortecedores, por conta do peso diferente do conjunto mecânico, o Citroën C3 continua não sendo cúmplice de estripulias nas curvas. Também tem a ver com a suspensão mais alta, típica da sua intenção de parecer SUV.
Orquestrando a cavalaria selvagem está um câmbio automático do tipo CVT, insosso como todos do gênero – sobretudo no uso rodoviário; na cidade até que vai bem. No majoritariamente rodoviário, chegamos perto dos 8,8 km/l declarado pela marca. Trocas sequenciais das sete marchas simuladas podem ser feitas pela alavanca.
Um desempenho enérgico, contudo, não ofusca limitações habituais do C3, que parece nunca ficar pronto.
Dá para relevar o acabamento simples, mas o bater na lata das portas e o acanhado painel de instrumentos desanimam. O editor Henrique Rodriguez foi sagaz, como sempre: “Deve ser o carro sem conta-giros mais rápido do Brasil.”
Exterior e equipamentos do C3 Turbo
Para diferenciar o C3 com motor T200, há uma plaqueta com o nome da versão nos para-lamas, molduras do farol de neblina pintadas de azul, adesivos na coluna C e nas laterais, e rodas (de 15 polegadas) pretas. Na traseira, o logotipo “Turbo 200”.
Na lista de equipamentos o C3 YOU! apenas cumpre tabela: ar-condicionado, direção elétrica, seis alto-falantes, comandos do rádio no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas; controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com trava elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.
Novidade mesmo na linha são os bancos e o volante com novo revestimento sintético e costuras azuis. E o teto pintado de preto é de série na versão, que pode ter o resto da carroceria pintado em branco ou dois tons de cinza metálico, o Artense e o Grafito. Não há opção de preto nem o antigo azul, que saiu de linha.
Bom espaço interno e multimídia imponente (10,25 polegadas) e amigável também jogam a favor do C3, que se resume a um simpático e razoável hatch turbinado de R$ 95.990.
Ficha técnica – Citroën C3 You! T200
Preço: R$ 95.990
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, turbo, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm (etanol/gasolina)
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica; diâmetro de giro, 10,8 m
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: comprimento, 398,1 cm; largura, 173,3 cm; altura, 158,6 cm; entre-eixos, 254 cm; porta-malas, 315 l; tanque de combustível, 47 litros; peso, 1.115 kg
Desempenho e consumo do Citroën C3 You! T200 (dados de fábrica)
Performance
0 a 100 km/h: 8,5 s (gasolina) / 8,4 s (etanol)
Velocidade máxima: 192 km/h (gasolina) / 194 km/h (etanol)
Consumo PBEV
Urbano: 11,0 km/l (gasolina) / 7,8 km/l (etanol)
Estrada: 12,8 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)