Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Citröen C3 e Aircross 2025 indianos ficam mais seguros e equipados que os brasileiros

Modelos indianos agora têm 6 airbags e até ar-condicionado automático e a única vantagem dos carros brasileiros está no motor 1.0 turbo

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 ago 2024, 12h09 - Publicado em 13 ago 2024, 09h30
Citroen C3-2025
 (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

Cada mercado tem um Citroën C3 e C3 Aircross diferente. Se na Europa eles são mais sofisticados até em termos mecânicos e têm outro painel, a nova linha do modelo indiano deixou os carros brasileiros para trás em termos de segurança.

Na Índia, a linha 2025  dos C3 e C3 Aircross tem novidades que vão além da adição da chave canivete que o hatch nacional ganhou há poucas semanas.

Citroen C3-2025
(Divulgação/Citroën)

Começando pelo Aircross, o SUV indiano agora será vendido com faróis de led, ar-condicionado automático, seis airbags, saídas de condicionado ar traseira para a segunda fila e um apoio de braço dianteiro maior. O modelo também tem sistema de conectividade via internet, que envia dados do carro para o smartphone do proprietário.

Compartilhe essa matéria via:

Na prática, ele fica mais equipado que o nosso Aircross, que tem faróis exclusivamente halógenos, quatro airbags, saídas de ar só na frente (e um ventilador de teto na versão de sete lugares) e apoio de braço comum. Ele também fica devendo o ar-condicionado automático.

Citroen C3-2025
(Divulgação/Citroën)

Já o hatch C3 também ganhou opção de ar-condicionado automático e seis airbags (enquanto carro brasileiro só tem dois airbags). Mas o mais importante é que o modelo indiano agora tem quadro de instrumentos digital de 7’’, assim como o Aircross e o Basalt. No Brasil, usa um simplório quadro de instrumentos, que apesar de ser digital, não tem conta-giros.

Citroen C3-2025
(Divulgação/Citroën)

Para não ser injusto, recentemente ele ganhou sim algumas melhorias. Entre elas, todas as versões agora têm chave canivete, e a mais básica ganhou desembaçador, lavador e limpador traseiro e rádio com Bluetooth.

Apesar de serem o mesmo carro, a motorização é bem diferente. Na Índia, o C3 está disponível com o motor 1.2 a gasolina aspirado ou turbo. A primeira desenvolve 82 cv, enquanto o turbinado entrega 110 cv. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Citroen C3-2025
(Divulgação/Citroën)

Já o Aircross indiano tem como opção apenas o motor 1.2 turbo, mas acoplado a um câmbio manual de seis marchas. O carro brasileiro é mais potente, com um 1.0 turbo flex com até 130 cv e câmbio automático CVT.

O Citroën C3 brasileiro acaba de perder o motor 1.6, ficando apenas com o 1.0 de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas. Porém, uma versão de com o mesmo conjunto mecânico do Aircross está no forno e será lançada ainda em agosto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.