Citroën Aircross: urbano e inteligente
Aircross ganha duas novas versões de entrada, que aposentam o C3 Picasso. Ambas têm motor 1.5 e guardam o estepe no lugar certo: dentro do porta-malas
A relação dos brasileiros com o estepe é curiosa: por aqui, todo carro é obrigado a carregar um. E o pesado objeto é frequentemente alvo de roubos e furtos, fomentando um mercado de rodas e pneus sobressalentes. Além disso, o trambolho aumenta a massa suspensa do carro e consome um espaço que poderia ser usado para carregar coisas. Nós deveríamos odiar o estepe.
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Mas estranhamente a gente gosta dele. Tanto que o pneu extra pendurado na traseira virou moda, um símbolo de aventura. Em 2003, com a estreia do EcoSport, carregar um estepe atrás passou a ser a referência do segmento. E com o Aircross, a Citroën aderiu à mania nacional, bolando um mecanismo para permitir a abertura do porta-malas e o transporte da quinta roda do lado de fora.
O problema da engenhoca, assim como ocorre no CrossFox, é a dificuldade de usar. São quatro etapas só para abrir o bagageiro. E o seguro fica mais caro, pois a estrutura de aço complica e encarece os reparos.
Felizmente, moda é passageira. E a Citroën é a primeira marca a abolir o estepe do lado de fora em seu modelo pseudoaventureiro – pelo menos de forma parcial. As novas versões de entrada do Aircross (Start e Live) vêm com o estepe guardado no lugar adequado: dentro do porta-malas.As duas novas configurações básicas também passam a vir com o motor 1.5 e menos equipamentos. Essas providências diminuíram o preço do carro e tiraram de linha o C3 Picasso. Mais barato, o Aircross parte de R$ 49.990 (Start), mas chega a R$ 53.990 na versão Live manual.
Em nosso teste, o modelo equipado com propulsor 1.5 (93/89 cv e 14,2/13,5 mkgf) mostrou boas qualidades no uso urbano. A direção elétrica é leve nas manobras e o tamanho comedido (409,7 cm de comprimento e 176,7 de largura) mostra-se adequado na cidade.
Outra vantagem é a altura (169,4 cm). Motorista e passageiros sentam-se em posição elevada e contam com uma generosa área envidraçada. Na cabine, os viajantes só vão sentir falta de nichos para objetos, pois os compartimentos do console e do painel são insuficientes e pouco práticos. O porta-malas é espaçoso (403 litros), comparável ao de um sedã de porte semelhante, e conta com o rebatimento bipartido dos bancos traseiros, recurso que aumenta o volume do bagageiro para 1.500 litros.
Já a suspensão elevada e os pneus de uso misto Pirelli Scorpion (195/55 R16) tornam o Citroën quase imune a valetas e imperfeições do asfalto. Mas não se engane: essa combinação não credencia o franco-brasileiro a enfrentar terrenos muito acidentados. E só a versão Live tem rodas de liga – a Start utiliza rodas de aço e calotas.
De série, o Aircross Live vem com ar-condicionado manual, travas e vidros elétricos, liga leve de 16 polegadas, rádio com Bluetooth e USB, luzes diurnas de led e computador de bordo. O modelo igual ao das fotos custa RS 56.780, pois inclui os dois opcionais possíveis: pintura metálica (R$ 1.390) e sistema multimídia com tela touch de 7 polegadas (R$ 1.400).
Também é possível optar pelo câmbio automático com trocas de marcha atrás do volante, por R$ 3.600 adicionais. Porém, essa transmissão só pode ser combinada com o propulsor de 1,6 litro (122/115 cv). As versões mais baratas do Aircross são as melhores opções de compra do modelo. Bons exemplos de uma velha crença: menos é mais.
VEREDICTO
As versões Star e Live têm pacote de equipamentos e preços coerentes com a proposta do carro. É um bom veículo familiar.
Preço | R$ 53.990 |
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Motor | flex, diant., transv., 4 cil., 1.449 cm3, 8V, 93/89 cv a 5.500 rpm, 14,2/13,5 mkgf a 3000 rpm |
Câmbio | manual, cinco marchas, tração dianteira |
Suspensão | independente McPherson (diant.), eixo de torção (tras.) |
Freios | disco vent. (diant.], tambor [tras.) |
Rodas e pneus | liga leve, 195/55 R16 |
Dimensões | comprimento 409,7 cm; altura 169,4 cm; largura 176,7 cm; entre-eixos 254,2 cm; peso, 1.229 kg; porta-malas 403 l; tanque 55 l |