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Teste: Chevrolet Onix Joy é básico, mas as aparências enganam

Por baixo da velha carroceria do Onix, a recém-lançada versão Joy entrega as melhorias das opções mais caras a um preço mais acessível

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 4 jan 2024, 18h18 - Publicado em 28 out 2016, 11h12
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  • Onix Joy - 2

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    Grandes cadeias de fast-food lançam novas opções no cardápio aproveitando ingredientes presentes em pratos já existentes no menu. A Chevrolet fez algo parecido com o Onix Joy, empregando várias das melhorias mecânicas adotadas na linha 2017 do hatch. E não é que a receita ficou boa?

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    A nova versão de entrada preenche a lacuna deixada pelo extinto Celta, mas nem por isso é excessivamente despojada. Se o design é o mesmo pré-reestilização, o coração do Onix é o mesmo das versões mais caras. O veterano motor 1.0 SPE/4 (de 80 cv e torque máximo de 9,8 mkgf com etanol) ganhou novos pistões, bielas e anéis, além de uma central eletrônica recalibrada.

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    Onix Joy - 5

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    A troca da direção hidráulica pela elétrica reduziu o esforço nas manobras e o câmbio de seis marchas com engates suaves ajuda a diminuir o consumo de combustível. Abastecido com etanol, o Onix faz 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, sendo que, com gasolina, os números são de 12,9 km/l e 15,3 km/l, segundo números do programa de etiquetagem do Inmetro.

    A engenharia da GM também recalibrou a suspensão, melhorando a estabilidade nas curvas. Em compensação, o veículo ficou um pouco desconfortável ao passar por buracos, especialmente no banco de trás.

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    Sem luxos, o interior perdeu o acabamento cromado nas maçanetas e em volta dos comandos de climatização. Os plásticos, pelo menos, são bem encaixados e o padrão de qualidade não é inferior ao da concorrência.

    Onix Joy

    Assim como nas demais versões, os painéis de porta foram redesenhados, mas inexplicavelmente os botões dos vidros elétricos dianteiros – que equipam o modelo como sendo de série – foram posicionados entre os bancos da frente, como era no antigo Peugeot 206.

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    Onix Joy - 3

    Embora saia de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, painel digital (bastante parecido com os dos antigos Chevrolet dos anos 80 e 90), vidros elétricos e o serviço OnStar (com rastreamento e funções de diagnóstico e segurança comandadas via smartphone), o Onix Joy não vem com travas elétricas, oferecidas em um pacote opcional de R$ 4.190, que inclui alarme, adesivo preto para as colunas B, alto-falantes e uma central multimídia mais simples do que a MyLink.

    Onix Joy - 4

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    Outro problema é a falta de regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, podendo incomodar motoristas mais altos, já que a posição de dirigir do modelo é mais elevada do que nos outros hatches.

    Mesmo com alguns deslizes, o Onix Joy estreia com uma das melhores relações custo-benefício de sua categoria. Partindo de R$ 38.990, o modelo tem como principais rivais Renault Sandero Authentique 1.0 (R$ 41.100), Hyundai HB20 1.0 Comfort (R$ 41.655) e Ford Ka SE 1.0 (R$ 42.590). Se você gostou do Onix Joy, mas precisa de mais porta-malas, pode se animar: o Prisma também tem uma versão Joy, oferecida por R$ 42.990.

    Os números de venda mostram que a versão caiu no gosto do público. Só no mês de setembro o Joy vendeu 3.860 unidades, mais que todas as versões de concorrentes como Fox, Mobi e Up. Sozinha, ela já representa mais de um quarto das vendas de Onix – que continua liderando com folga o ranking de emplacamentos no Brasil em 2016.

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    Veredicto

    O Onix Joy compensa o visual defasado com conteúdo e as melhorias das versões mais sofisticadas do hatch, tornando-se uma das compras mais atraentes do segmento.

    Teste de pista (com gasolina)
    Aceleração de 0 a 100 km/h 14,6 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 14,1 s – 143 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) 8,5 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) 14,1 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) 26,9 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,3 / 27,9 / 65,8 m
    Consumo urbano não aferido (12,9 km/l pelo Inmetro)
    Consumo rodoviário não aferido (15,3 km/l pelo Inmetro)
    Ficha técnica
    Motor flex, diant., transv., 4 cil., 999 cm3, 8V, 80/78 cv a 6.400 rpm, 9,8/9,5 mkgf a 5.200 rpm
    Câmbio manual, 6 marchas, tração dianteira
    Suspensão McPherson (diant.)/eixo de torção (tras.)
    Freios discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
    Direção elétrica
    Pneus 185/70 R14
    Dimensões compr., 393 cm; altura, 147,4 cm; largura, 170,5 cm; entre-eixos, 252,8 cm; peso, 1.011 kg; tanque, 54 l ; porta-malas, 289 l
    Equipamentos de série indicador de troca de marcha, limpador tras., OnStar, rodas aro 14 com calotas
    Preço R$ 38.990
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