PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chevrolet Cobalt Graphite

Série especial tem visual diferenciado - mas duvidoso

Por Marcio Ishikawa
Atualizado em 9 nov 2016, 14h33 - Publicado em 19 jun 2015, 19h50
impressoes

A série especial limitada Graphite é a mais nova cartada da Chevrolet para tentar turbinar as vendas do Cobalt, lançada no início do mês de junho, com a anunciada proposta de oferecer “sofisticação com um acabamento mais sóbrio e elegante”. Vendido por R$ 61 150 se equipado com câmbio manual de cinco velocidades e R$ 64 690 caso a opção seja a transmissão automática de seis marchas, ele está posicionado no topo da gama, acima da LTZ, vendida a partir de R$ 58 850.

Chevrolet Cobalt Graphite

Recebemos o Cobalt Graphite agora para avaliação, equipado com câmbio automático. Como ele é equipado com o motor 1.8 de 108/106 cavalos de potência disponível para as versões regulares LT e LTZ, não realizamos avaliação em pista, já que esse conjunto mecânico já foi anteriormente testado em pista, no final de 2013. Seu desempenho foi regular, com 11,7 segundos para chegar a 100 km/h, partindo da imobilidade, enquanto nas provas de consumo ele cravou 6,9 e 9,5 km/l nos ciclos urbano e rodoviário, respectivamente.

Os R$ 2 300 adicionais em relação à LTZ se traduzem, basicamente, a itens estéticos. E o resultado final é um tanto quanto duvidoso. Por fora, a grade do radiador é pintada em preto “carbon flash”, os faróis tem máscaras escurecidas e os frisos de proteção das portas são pintados na cor da carroceria, enquanto as rodas de 15 polegadas tem superfície usinada. Há ainda um inusitado aerofólio na tampa do porta-malas, que destoa totalmente do design do veículo e, principalmente, da proposta de sobriedade.

Continua após a publicidade
Chevrolet Cobalt Graphite

Por dentro a principal novidade está nos revestimentos dos bancos, que a Chevrolet diz ser de um material “premium” e que tem costura prespontada – que também aparece no volante – e traz o nome da versão bordado. “Não gostei desse acabamento, prefiro os bancos das versões originais”, cravou meu colega de redação, o editor Ulisses Cavalcante, após passar um dia com o carro. Concordo com ele e, pessoalmente, creio que a moldura em black Piano no painel central destoa do restante do interior e não condiz com a proposta apresentada pela própria marca e parece um item colocado aleatoriamente.

Em relação aos equipamentos, a Graphite traz o piloto automático como item de série, que é vendido como opcional na LTZ, dentro de um pacote que custa R$ 3540. Sem alterações mecânicas, ele é basicamente um Cobalt maquiado e, assim sendo, sua principal qualidade está no amplo espaço interno, tanto para os passageiros como no enorme porta-malas de 563 litros.

Veredicto: O que esta edição especial entrega não condiz com a proposta apresentada pela fábrica. E, ainda que você simpatize com o Cobalt, essa edição especial vale apenas somente se você gostou muito – mas muito – do visual, já que entrega poucos equipamentos adicionais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.