Caterpillar 745: andamos no caminhão articulado que mede duas Ram 3500
Articulado e usado na mineração, ele é capaz de superar rampas de 30° de inclinação mesmo carregado com 41 toneladas
Máquinas fascinam pessoas de todas as idades, sejam elas pequenos brinquedos ou grandes caminhões usados na mineração. É o caso do Caterpillar 745 que apresentamos neste vídeo, um caminhão articulado com o tamanho de quase duas Ram 3500 e que custa R$ 7 milhões.
O 745 é equipado com um motor diesel de seis cilindros e 18 litros, de 511 cv de potência e 260,9 kgfm de torque – estes disponíveis a meros 1.200 rpm. O câmbio é automático de 9 marchas e a tração é integral 6×6 sob demanda, com diferencial blocante. Segundo a fábrica, ele pode superar uma rampa com 30° de inclinação, mesmo carregado com 41 toneladas. Nas dimensões, são 11,5 metros de comprimento, 3,5 metros de altura e 3,8 metros de largura.
Mais do que a motorização e a tração, o caminhão busca chegar onde nenhum outro chega com sua grande capacidade de articulação, que reduz o diâmetro de giro, além do grande ângulo de ataque da dianteira, que tem ainda um generoso balanço. A força e a capacidade são tamanhas que, também segundo a Caterpillar, ele pode se movimentar mesmo com lama até a metade das rodas.
Entre as curiosidades do Cat 745 estão o êmbolo que movimenta a caçamba (são 12 segundo para abrir e 10 segundos para fechar) e o sistema de escape duplo. 60% dos gases são captados por um dos tubos que, por sua vez, passa sob a caçamba com a função de esquentá-la para que resíduos não fiquem colados no fundo da caçamba. Isso evita que este excesso de material “colado” reduza a capacidade volumétrica e aumente o peso do veículo.
Por dentro, tudo foi pensado para que a operação fosse a mais simples e confortável possível. Há boa ergonomia, vidros anti-UV, anti-reflexo e com bom isolamento acústico, tela sensível ao toque, ar-condicionado, bluetooth e chaves com iluminação em led. A alavanca de câmbio é junto ao joystick de operação, para que o controlador tenha menos elementos para operar.
Outras características incluem a posição central do motorista, como em um McLaren F-1, um compartimento refrigerado, banco com amortecedor e auto-hold.
Em movimento, chassi articulado é bem estranho. No início, a intuição é de se fazer as curvas abertas, como em um caminhão comum deste porte, mas ele esterça muito. A sensação de ver a traseira escorregando não é muito confortável. A visibilidade é boa e a direção é leve. Tem pedal de acelerador e freio como um caminhão comum, além de freio motor.