• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1É você, nova Ford Ranger? Picape misteriosa surge com visual de F-150
Testes
2Ka, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivos
Notícias
3Ford Fiesta dá adeus: em 24 anos, hatch foi espanhol, chorão e gatinho
Testes
4Exclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020
Volkswagen Golf VariantNotícias
5Lançamento do VW T-Cross sela o fim da perua Golf Variant no Brasil
Notícias
6Segredo: picape "anti-Fiat Toro" da Ford será derivada da Volkswagen Tarok
Testes

BMW X1: cresca e apareça

Agora um SUV de verdade, BMW X1 rompe com antigas tradições para conquistar novos clientes

Por Vitor Matsubara
access_time 23 nov 2016, 21h01 - Publicado em 10 maio 2016, 12h34
chat_bubble_outline more_horiz
BMW X1 Novo X1 dicou mais alto e largo, mas com menor comprimento

Novo X1 dicou mais alto e largo, mas com menor comprimento  (/)

Dizem que o mundo está ficando chato. Em meio a tantas polêmicas por aí, sobrou até para a BMW. Foi só a marca alemã anunciar o fim da tração traseira em alguns modelos que vários fãs inundaram as redes sociais de reclamações. Se você faz parte desse grupo, tenho uma má notícia: o segundo BMW com tração dianteira acaba de chegar ao mercado brasileiro. Mas, no caso do X1, essa mudança pode não ser tão ruim assim. Logo você entenderá por quê.

BMW X1 O X1 será feito no Brasil ainda este ano

O X1 será feito no Brasil ainda este ano  (/)

Antes disso, puxe pela memória a imagem do antigo X1. As diferenças de design são gigantescas. Se antes o visual era de perua, agora não há dúvidas de que ele é um SUV. Reforça essa impressão o aumento de 5,3 cm para cima e 2,3 cm para os lados, embora o comprimento tenha diminuído 1,5 cm. Mesmo assim, o espaço interno traseiro cresceu 7,4 cm e o porta-malas saltou de 420 para 505 litros. Ainda não é suficiente para levar três adultos atrás, mas dois não passam tanto aperto como antes. Ironicamente, o crescimento interno só ocorreu graças à adoção da tração dianteira, permitindo posicionar o motor na transversal e abrindo espaço nos bancos dianteiros.

BMW X1 Abertura elétrica da tampa facilita acesso ao porta-malas de 505 litros

Abertura elétrica da tampa facilita acesso ao porta-malas de 505 litros  (/)

A sensação de qualidade a bordo também melhorou. No lugar dos plásticos duros e dos instrumentos caretas, o X1 traz acabamento mais esmerado, reduzindo a lacuna até o Série 3. Só uma deficiência ainda resiste: a usabilidade do sistema de entretenimento. Ok, a tela ficou maior e o menu principal está mais objetivo, mas quem não é cliente da marca sofre até para mudar a estação do rádio.

BMW X1 Cabine agrada pela ergonomia exemplar e bom acabamento, mas quadro de instrumentos ainda é conservador

Cabine agrada pela ergonomia exemplar e bom acabamento, mas quadro de instrumentos ainda é conservador  (/)

Enquanto não começa a ser fabricado na unidade de Araquari (SC), o que deve acontecer a partir do segundo trimestre, o utilitário esportivo vem da Alemanha. São duas opções de motor: 2.0 turbo a gasolina, 20i (196 cv) e 2.5i (231 cv).

BMW X1 Motor 2.0 turbo tem desempenho vigoroso

Motor 2.0 turbo tem desempenho vigoroso  (/)

No nosso teste da 2.5i, bastou uma leve acelerada para o SUV embalar, especialmente no modo Sport. Os méritos são compartilhados com o eficiente câmbio de oito marchas, com opção de trocas sequenciais. Para deleite dos fãs da marca, a posição de dirigir esportiva foi preservada, mesmo com o aumento de 4 cm na altura do banco do motorista. Mas nem tudo são flores, já que a calibragem dura da suspensão penaliza o conforto em piso irregular.

LEIA MAIS:

>> Teste: Mercedes-Benz GLC 250 e GLE 400 Coupé

>> Teste: BMW Série 1, nem parece um nacional

>> Impressões: Range Rover Evoque 2016, o SUV que não parece um SUV

No Brasil, haverá três versões. A sDrive20i, de R$ 166.950, traz ar digital, start-stop, controles de estabilidade e de tração e central multimídia com o ConnectedDrive, que tem informações sobre o trânsito e serviço de concierge – central de atendimento que informa notícias do dia e indica pontos de interesse. Por R$ 179.950, a X-Line acrescenta teto solar, bancos elétricos e abertura elétrica do porta-malas. E a top xDrive25i (única 4×4) acrescenta rodas aro 19 e sistema de som de alta fidelidade por R$ 199.950. Nenhuma delas, porém, traz uma simples câmera de ré.

BMW X1 Gostou do logo no chão? É só pagar R$ 655,90 pelo acessório

Gostou do logo no chão? É só pagar R$ 655,90 pelo acessório  (/)

A falta de tração traseira pode fazer o X1 não ser tão BMW quanto os outros. Mas agora que ele se tornou um legítimo SUV, a mudança faz sentido. Primeiro porque o maior rival, o Audi Q3 (R$ 142.990 a R$ 153.990) também tem tração dianteira. Depois porque, assim como a minivan Série 2 Active Tourer (que tem a mesma base), o novo X1 não nasceu para agradar o purista e, sim, quem nunca pensou em ter um BMW antes.

 

VEREDICTO

Maior por fora e mais requintado por dentro, o X1 se aproxima do X3, tanto no conteúdo quanto no desempenho – e no preço também.

Teste de Pista (com gasolina)
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 7,6 s
de 0 a 1.000 m: 28,2 s – 188,4 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 235 km/h (dado de fábrica)
RETOMADA
de 40 a 80 km/h: 3,3 s
de 60 a 100 km/h: 4 s
de 80 a 120 km/h: 5 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,4 / 27,4 / 66 m
CONSUMO
Urbano: 11,1 km/l
Rodoviário: 14,3 km/l
Ficha Técnica – BMW X1 xDrive25i
Preço: R$ 199,950
Motor: gas. diant., transv., 4 cil., 1.998 cm3; 16V, 231 cv a 5.000 rpm, 35,7 mkgf entre 1.250 e 4.500 rpm
Câmbio: automática, 8 marchas, tração integral
Suspensão: McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
Direção: elétrica, 11,4 m (diâmetro de giro)
Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R19
Dimensões: comprimento, 445,4 cm; altura, 159,8 cm; largura, 182,1 cm; entre-eixos, 267 cm; peso, 1.540 kg; tanque, 61 l
Equipamentos de série: oito airbags, ESP, controle de tração, teto solar
Tudo sobre SUVsSUVs de luxoteste
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Últimas
  • Comparativos hatches compactos
    TestesKa, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivosquery_builder 21 fev 2019, 11h58
  • Mitsubishi L200 GLS Premium 4
    TestesExclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020query_builder 20 fev 2019, 11h22
  • Lexus NX 300H
    TestesTeste: Lexus NX 300h usa visual estiloso e motor híbrido para não defasarquery_builder 18 fev 2019, 11h58
  • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
    TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
  • Caoa Chery Tiggo 7
    TestesCaoa Chery Tiggo 7: SUV chinês chega com porte de Compass e preço de HR-Vquery_builder 13 fev 2019, 20h07
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
Mais vistas
Notícias
1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
2Ka, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivos
Notícias
3Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Testes
4Exclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020
Testes
5Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Longa Duração - Ford KaNotícias
6Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Notícias
7É você, nova Ford Ranger? Picape misteriosa surge com visual de F-150
Auto-serviço
8Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Notícias
9Quiz QUATRO RODAS: você consegue diferenciar esses carros quase iguais?
Notícias
10VW T-Cross terá quatro versões e custará entre R$ 84.990 e R$ 109.990
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
Assine
Superinteressante
Superinteressante
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
Assine
Exame
Exame
Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
Assine
Você S/A
Você S/A
Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
Assine
Veja
Veja
Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP